TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Tangará da Serra

Serviços de energia elétrica, pedágio e transporte rodoviário serão tema de audiência pública

Publicado em

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER-MT) e a Câmara Municipal de Tangará da Serra promoverão na próxima quarta-feira, dia 18, audiência pública para discutir a qualidade dos serviços públicos regulados no Estado. A audiência ocorrerá no plenário do Legislativo, a partir das 09h00, e é aberta ao público.

Estarão em pauta temas de interesse difuso, como o fornecimento de energia elétrica, os serviços de transporte rodoviário intermunicipal e os contratos de pedágio que atendem a região. O objetivo é ouvir o cidadão, esclarecer dúvidas e acolher sugestões sobre a atuação das empresas concessionárias e a qualidade desses serviços públicos regulados pelo Estado de Mato Grosso.

Câmara atuará na audiência pública como elo entre a comunidade e o Estado, promovendo um espaço aberto ao diálogo e à participação popular.

A AGER-MT esclarece que a audiência da próxima quarta-feira integra uma agenda de encontros regionais da autarquia, valendo como instrumento essencial de cidadania que permite à população contribuir diretamente para o aperfeiçoamento dos serviços prestados, além de garantir a transparência desses serviços. “Queremos colocar o usuário no centro da discussão. É ouvindo quem utiliza os serviços que conseguimos identificar falhas e buscar soluções concretas, com base na realidade de cada região”, afirma a autarquia, em nota.

Pedágio será um dos serviços em debate na audiência da próxima quarta-feira.

A Câmara Municipal, por sua vez, atuará na audiência pública como elo entre a comunidade e o Estado, promovendo um espaço aberto ao diálogo e à participação popular. O evento público terá representantes das empresas concessionárias, usuários, lideranças políticas e comunitárias, representantes da sociedade civil organizada, entre outros.

Tangará da Serra é a quarta cidade a sediar a reunião, numa agenda de oito audiências previstas nas diferentes regiões do Estado.

(Redação EB, com informações de Câmara Municipal)

#audiência pública; #energisa; #pedágio; #transporte intermunicipal

Comentários Facebook
Advertisement

Tangará da Serra

Saúde em emergência e falhas recorrentes em serviços levam gestão a anunciar medidas

Published

on

Em entrevista coletiva concedida nesta quinta-feira (16), o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (União), acompanhado de secretários municipais, prestou esclarecimentos sobre os problemas enfrentados pelo município nas áreas de saúde, coleta de lixo e infraestrutura urbana. (No topo, foto da coletiva)

O principal gargalo está na saúde pública, com aumento expressivo na demanda por atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em decorrência de um surto de Influenza “A” registrado no município.

Segundo Vander Masson (foto acima), a média diária varia entre 650 e 700 atendimentos de pacientes com sintomas gripais. A sobrecarga tem provocado demora nos atendimentos e impactado inclusive os estoques de medicamentos. Diante do cenário, o município decretou situação de emergência na saúde pública por 180 dias, autorizando medidas como contratação emergencial de profissionais, aquisição de insumos e locação de equipamentos e leitos na rede privada.

Surto de gripe gera entre 650 e 700 atendimentos diários na UPA de Tangará da Serra.

Entre as ações adotadas, está a ampliação do horário de atendimento até às 23h, de segunda a sexta-feira, no Posto Central, e até às 21h nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Cohab Tarumã e Jardim Presidente.

A implementação das medidas dependeu de autorização da Câmara Municipal para a contratação de médicos. Para isso, o Executivo encaminhou os projetos de lei nº 105 e 106, que tratam de contratações emergenciais e da abertura de crédito especial de R$ 2,45 milhões para custeio das ações. As propostas foram aprovadas em sessão extraordinária na última segunda-feira (13).

Também foi anunciada a ampliação dos leitos hospitalares contratados junto à rede privada, passando de 20 para 28 vagas disponíveis nos dois hospitais particulares do município.

Crise na coleta de lixo

As falhas recorrentes na coleta de lixo domiciliar têm gerado reclamações de moradores em diversos bairros. A empresa responsável pelo serviço enfrenta limitações técnicas, resultando em atrasos e acúmulo de resíduos em frente às residências, com potenciais riscos sanitários.

Empresa contratada tem cometido falhas na coleta de resíduos desde o início das suas operações no município.

De acordo com o prefeito, a empresa já foi notificada ao menos seis vezes e multada, com autos de infração que ultrapassam R$ 50 mil. Diante da situação, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), responsável pelo contrato, instaurou procedimento administrativo que pode culminar na rescisão contratual.

Questionado sobre a capacidade técnica da empresa no processo licitatório, o diretor do Samae, Marcos Scolari (foto do topo), afirmou que todas as exigências legais foram cumpridas e que o certame priorizou o menor preço. No entanto, após o início das operações, a empresa apresentou falhas recorrentes. “Haverá medidas e, em breve, teremos a solução desses problemas”, declarou.

Problemas na infraestrutura

As dificuldades com empresas contratadas também se estendem às obras de infraestrutura urbana. No bairro Jardim Acapulco, intervenções que incluem a instalação de galerias de águas pluviais, rede de esgoto e pavimentação têm provocado transtornos aos moradores.

Moradores da Vila Goiás e Jardim Acapulco relatam transtornos com o atraso na reposição do asfalto.

Além de atrasos, a empresa responsável não realizou adequadamente a recomposição asfáltica após a instalação das redes. Diante da situação, o município suprimiu essa etapa do contrato e assumiu os serviços de forma emergencial.

As falhas já resultaram em notificações à empresa. Segundo o Executivo, os trabalhos seguem agora em ritmo de normalização, com previsão de conclusão durante o período de estiagem, quando as condições climáticas são mais favoráveis.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana