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Processo eleitoral da Aprosoja tem início; Divergências internas e ação do MP embasam acirramento

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As eleições para escolha da nova diretoria da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), que acontecerão em novembro, deverão ser as mais acirradas da história da entidade no estado.

O descontentamento de boa parte dos associados com a atual diretoria – que tem à frente o produtor rural Antônio Galvan, da região de Sinop – já polariza o pleito.

A Comissão Eleitoral que organizará as eleições iniciou os trabalhos na última terça-feira (08.09). Detalhes do pleito foram discutidos entre o presidente da Comissão Eleitoral, Glauber Silveira da Silva, o vice-presidente José Rogério Salles e o secretário Cristóvão Afonso da Silva, juntamente com os setores administrativo, jurídico e comunicação da entidade.

O processo eleitoral de 2020 elegerá delegados e a nova diretoria para o triênio 2021-2023. A eleição será realizada no dia 09 de novembro, das 7h às 17h (horário de Mato Grosso). Os 25 núcleos da Aprosoja se tornarão local de votação, bem como a sede da entidade, em Cuiabá.

Candidaturas

Antônio Galvan não pode pleitear a permanência no cargo porque o estatuto da entidade veta a reeleição. Porém, o atual grupo dirigente da Aprosoja espera se manter através da chapa situacionista composta por Fernando Cadore e Lucas Costa Beber.

Pelo lado da oposição, a chapa Marcos da Rosa e Ricardo Arioli já trabalha para conquistar os votos dos associados.

Multa bilionária e insatisfação

A Aprosoja-MT responde ação movida pelo Ministério Público por plantio experimental sem amparo legal e científico e sem cumprimento de protocolos sanitários em pleno mês de fevereiro.

O experimento teria, segundo o MP, aberto uma porta para disseminação da ferrugem asiática no estado. O resultado: O MP quer que a Aprosoja-MT pague uma multa superior a R$ 3 bilhões.

A ação movida pelo MP e o alto valor da multa deixam a Aprosoja-MT em cheque. Como se já não bastassem os riscos jurídico e financeiro, a entidade ainda passa por um momento político turbulento, com parte dos associados em postura divergente em relação à atual diretoria. Muitos associados defendem uma profunda reforma administrativa e, também, a contratação pela Aprosoja de uma consultoria isenta e independente para avaliar o risco do processo ao qual responderá a entidade.

A atual diretoria, por sua vez, afirma que se baseia num parecer jurídico que estaria atribuindo, ao menos parcialmente, a responsabilidade do experimento ilegal ao estado.

O fato é que a ação do MP, a multa bilionária e as divergências entre boa parte dos associados com a diretoria liderada por Antônio Galvan será a tônica dos enfrentamentos entre as duas chapas que disputarão o pleito.

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Cedelistas veem maior otimismo no Comércio e apostam em bom incremento nas vendas

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O crescimento da campanha Natal Premiado CDL em relação aos anos anteriores é um dos efeitos da recuperação da economia no pós-pandemia Covid-19. Embora lenta e gradual, essa recuperação vem refletindo numa maior confiança do empresariado e numa presença mais frequente do consumidor nos estabelecimentos.

Segundo a própria FCDL, a confiança do consumidor pode ser percebido nas prestações de compras no cartão de crédito, cartão de lojas, crediário ou cheque pré-datado. Segundo pesquisa do setor, no Brasil são 71,1 milhões de consumidores com contas parceladas, com média de 5,6 parcelas de compras no crédito, o que representa uma prestação a mais ante 2022.

Para o presidente da CDL Tangará da Serra, Alessandro Rodrigues Chaves (foto a seguir), o aumento no número de patrocinadores master – de 32 para 38 – atesta esse maior otimismo do comércio local e garantirá o volume esperado da promoção. “A entidade sempre esteve comprometida em fomentar o comércio e isso nós conseguimos fazer muito bem com a parceria dos nossos comerciantes, que entendem a importância de ser associado à CDL, contando com todo o suporte, com o maior banco de dados da América Latina e assessoria jurídica… Por isso, nossa campanha é a maior da região e vai trazer uma grande movimentação e boas vendas”, disse.

Já para o presidente da FCDL, David Pintor (foto do topo), o comércio de Tangará da Serra tem uma participação muito forte no segmento lojista mato-grossense. O dirigente destaca que a CDL de Tangará da Serra, em razão dessa participação, acaba sendo referência nacional no sistema pelos serviços prestados para os associados e empresários, não apenas do município, mas da região. “Teremos uma campanha muito forte aqui em Tangará da Serra e estamos aqui para ver essa campanha acontecer, presenciar o lançamento e prestigiar. Entendemos que a CDL de Tangará da Serra tem grande importância no movimento cedelista (…). Então, nada mais justo que nós, como Federação, participarmos desse momento histórico e de grande importância para o comércio desse município”, observou.

David também destacou o otimismo em relação ao resultado da campanha, cuja estimativa é movimentar um volume financeiro na ordem de R$ 30 milhões durante os 107 dias de duração. “Ano passado a campanha movimentou pouco mais de R$ 20 milhões e para esse ano certamente veremos esse incremento no período em que a campanha estiver em vigor”, concluiu o dirigente lojista.

(Assessoria Especial)

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