TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Potássio na Amazônia, recuperação judicial e entrevistas são destaques

Publicado em

A edição desta semana do Momento Agrícola traz uma gama de assuntos de grande relevância para o Agro.

O programa tem autoria e apresentação de Ricardo Arioli, produtor rural, engenheiro agrônomo e consultor. É veiculado pela rede de rádios do Agro e repercutido aos finais de semana pelo Enfoque Business.

Reserva de potássio

O Momento Agrícola comenta nesta edição uma notícia que indica novos tempos para a agricultura brasileira. O Serviço Geológico do Brasil, empresa pública ligada ao Ministério de Minas e Energia, identificou na Bacia do Amazonas novas ocorrências e ampliou em 70% a potencialidade sobre depósitos de sais de potássio, ou silvinita, como é denominado o mineral cloreto de potássio, do qual se extrai o potássio (K).

O potássio é um dos minérios mais importantes para a indústria de fertilizantes, sendo essencial para qualquer tipo de cultivo. O mineral é largamente utilizado para aumentar a produtividade no campo e, juntamente com o nitrogênio e o fósforo, forma a tríade presente nas formulações NPK.

A descoberta da reserva tem importância estratégica e, obviamente, econômica para o Brasil. Arioli destaca que o país importa atualmente 96,5% do potássio utilizado na agricultura. Ele comenta o assunto logo no primeiro bloco do programa.

Recuperação Judicial

Outro assunto abordado pelo Momento Agrícola está relacionado a um caso de recuperação judicial, com uma análise precisa por Ricardo Arioli.

A justiça autorizou neste mês de janeiro o processamento de recuperação judicial do Grupo Mafini, no mercado agropecuário desde 1984, com atuação nas últimas décadas em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.

A história do grupo começa em 1984, quando Aquiles Mafini compra a Fazenda Continental em Campo Novo do Parecis (MT), com 1.347 hectares agriculturável. Até o ano de 2021, a empresa passou a atuar também no ramo de transporte e empreendimentos imobiliários. Segundo o processo de recuperação judicial, o passivo atual está na casa dos R$ 200 milhões e em 60 dias a empresa deve apresentar um plano de pagamento a seus credores, um grupo formado por instituições financeiras, empresas privadas e poder público.

Segundo os advogados do Grupo Mafini, o principal objetivo da recuperação judicial é manter o emprego das pessoas que prestam serviços para a empresa e garantir que uma atividade tenha prosseguimento, gerando renda e tributos para a região.

Outras

O Momento Agrícola traz outras abordagens na edição desta semana, entre elas o cancelamento de feiras importantes do Agro, como a Parecis SuperAgro, em Campo Novo do Parecis; o Show Safra, de Lucas do Rio Verde, e a Norte Show, de Sinop. Estas feiras foram canceladas em razão da pandemia do novo coronavírus, sendo postergadas para 2022.

Além das notícias comentadas, abordagens e análises, o Momento Agrícola traz nesta edição entrevistas sobre ‘Os Novos Financiamentos Verdes do Agro’, com Bernardo Moscardini, da Terra Magna; ‘Os Portos do Arco Norte’, com Edeon Vaz Ferreira, Executivo do Movimento Pró- Logística; e ‘A Ferrovia em Cuiabá: Por que Não?’ Com Francisco Vuolo, Secretário de Desenvolvimento de Cuiabá.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Comentários Facebook
Advertisement

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: A boa avicultura, a safra, a crise do leite e entrevistas são destaques

Published

on

Os principais acontecimentos, as decisões governamentais, as conjunturas envolvendo o Agro formam o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado, 20 de abril.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro – entre elas a Enfoque Rádio Web – e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

No primeiro bloco do programa, Ricardo Arioli comenta as principais notícias da semana ligadas ao Agro. A sustentabilidade crescente das empresas de avicultura do Brasil. A safra, a industrialização e as exportações recordes de soja em 2023 e as previsões da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) para 2024.
Estados se posicionam para ajudar o setor leiteiro a vencer a crise.

Nova liderança na CNA

André Dobashi assume importante função na CNA.

O produtor André Dobashi é o novo presidente da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA. Ele fala dos desafios de representar os produtores de diversas cadeias de produção, e suas interações com o Governo, como presidente também da Câmara Setorial da Soja do Ministério da Agricultura.

Sementes piratas

O Dr. Silmar Peske, uma das maiores autoridades do setor sementeiro do Brasil, analisa a ameaça das sementes piratas ao sistema de produção brasileiro.
E fala sobre a necessidade de remuneração das empresas que desenvolvem novas variedades mais produtivas, mesmo pelos produtores que salvam sua própria semente.

Ameaças da “Reforma”

O advogado Albenir Querubini analisa o novo Decreto para promover a Reforma Agrária no Brasil, e alerta sobre as ameaças que o texto traz para os produtores rurais brasileiros.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no podcast abaixo ou acesse a Enfoque Rádio Web, na parte superior da página deste site. O programa vai ao ar aos sábados, a partir das 07h00, com reprise aos domingos, no mesmo horário.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana