TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

GRIPE: Com casos graves, município alerta para riscos e convoca população a se vacinar

Publicado em

Entre os incontáveis pacientes acometidos de arboviroses (dengue, chikungunya e zika), o sistema público de saúde agora convive com grande número de pacientes que contraíram influenza (gripe), incluindo alguns casos graves, com pacientes internados em UTI. Este é o quadro atual da saúde em Tangará da Serra.

A crise sanitária motivou coletiva de imprensa realizada na tarde de ontem (quarta, 24), na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito, autoridades municipais destacaram a preocupação com três casos graves suspeitos de influenza na cidade. O prefeito Vander Masson, acompanhado do Secretário de Saúde, Wellington Bezerra, e da Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, alertaram sobre a importância da vacinação para conter a propagação da doença.

Os pacientes afetados, todos adultos, encontram-se atualmente em leitos de UTI, ressaltando a gravidade da situação. Apesar disso, a adesão à vacina tem sido muito inferior ao esperado. Juliana Herrero informou que durante o Dia D de vacinação, no último sábado, apenas 900 pessoas receberam a vacina, um número consideravelmente menor em comparação aos anos anteriores, onde aproximadamente 6 mil indivíduos eram imunizados. “A vacina contra a gripe está disponível em todas as unidades de saúde da família, de forma gratuita, e é crucial para preservar vidas”, destacou Juliana Herrero.

Leia mais:  Com 900 exames em abril, fila de espera de mamografia é zerada em Tangará da Serra

As vacinas estão sendo oferecidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30, em todas as Unidades de Saúde de Tangará da Serra. Diante da gravidade dos casos registrados e da necessidade de prevenção, a Prefeitura reforça o apelo para que a população compareça para receber a vacina, contribuindo assim para a proteção de toda a comunidade contra a influenza.

O prefeito Vander Masson enfatizou a importância da conscientização coletiva, encorajando aqueles que não fazem parte dos grupos prioritários a informar e incentivar seus familiares e amigos a se vacinarem.

(Texto e imagens: Assessoria de Comunicação)

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Com 900 exames em abril, fila de espera de mamografia é zerada em Tangará da Serra

Published

on

A Secretaria de Saúde zerou neste mês a fila de espera de exames de mamografia em Tangará da Serra. Ao todo, de janeiro a abril de 2024, foram realizados 900 exames no mamógrafo Aurora, que foi adquirido ao final de 2023. O novo equipamento, que custou R$ 469 mil aos cofres do município, possui alta resolução de imagem, segurança e produtividade. Ele permite a execução de 520 exames por mês no Centro de Especialidades (antigo Posto Central).

A Coordenação do Centro de Saúde explica que devido a Campanha Outubro Rosa – que é o maior mês de procura pelas mulheres para exames preventivos, como Papanicolau e mamografia – é comum no início do ano seguinte, haver mulheres aguardando agendamento. Contudo, o equipamento novo proporcionou maior agilidade entre as mamografias, aumentando a quantidade de mulheres atendidas na mesma semana.

“É uma ótima notícia para nossa comunidade de Tangará da Serra. A nossa gestão adquiriu o mamógrafo digital com foco em zerar a fila e chegamos a essa conquista nesse mês de abril. Estamos zerando todas as filas de exames, cirurgias, é um compromisso nosso com a saúde da população”, disse o prefeito Vander Masson.

Leia mais:  Com 900 exames em abril, fila de espera de mamografia é zerada em Tangará da Serra

“Dentro do propósito do que a gestão do Prefeito Vander tem solicitado em relação a Secretaria de Saúde, nós fizemos o investimento necessário na troca do mamógrafo, que agora é digital… Tínhamos, antes, um mamógrafo ultrapassado. Saímos da capacidade de 250 exames/mês para 520 exames/mês. É um grande ganho para o município, que presta serviço de qualidade, e para a população usuária.” completa Wellington Bezerra, secretário municipal de Saúde.

De acordo com o Sistema de Informações de Câncer (SISCAN) do Ministério da Saúde, foram realizadas 2.023 mamografias no ano de 2023 em Tangará da Serra.

(Texto e fotos: Assessoria de Imprensa)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana