TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Meio Ambiente & Preservação

Projeto Preserve o Rio Sepotuba, do Rotary Centro, terá recursos de emenda da Câmara

Publicado em

A 18ª edição do projeto ‘Preserve o Rio Sepotuba’, organizado pelo Rotary Club Tangará da Serra Centro para o dia 26 de maio, contará com apoio da Câmara Municipal de Tangará da Serra através de emenda de bancada.

O aporte financeiro foi aprovado através do projeto de lei 108/2024, de autoria do Executivo Municipal, que abre crédito especial de R$ 60 mil através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também apoia a iniciativa. A propositura foi apreciada em discussão única e aprovada por unanimidade, seguindo para sanção do Executivo.

O recurso destinado à já tradicional ação rotariana será proveniente de emenda de bancada dos vereadores Eduardo Sanches, Dona Neide, Nivaldo Leiteiro, Horácio Pereira, Elaine Antunes e Sandra Garcia. Cada um desses vereadores participará com R$ 10 mil de suas verbas para emendas.

Ação no Sepotuba contará com plantio de mudas e soltura de balões com sementes, entre outras ações.

Na justificativa do projeto, o Legislativo cita a importância da conservação do rio Sepotuba, que em breve será fornecedor de água bruta para tratamento e abastecimento da cidade.

Além da limpeza das margens do rio, com recolhimento de resíduos (lixo e entulhos em geral), a ação contará com plantio de mudas de espécies nativas, soltura de balões biodegradáveis (plantio eólico) e lançamento de bolotas de argila com sementes.

Projeto rotariano resultou, ano passado, em duas toneladas de lixo e entulhos retiradas das margens do rio.

Ano passado, a edição de número 17 do projeto Preserve o Rio Sepotuba resultou no recolhimento de 2.080 quilos de lixo/entulho das margens do principal tributário da bacia do Pantanal, na região do planalto.

A operação do ano passado envolveu 45 barcos e cerca de 200 pessoas, com apoios das esferas municipal e estadual do poder público, órgãos de segurança pública, empresas, entidades e representes da comunidade em geral.

Para esse ano, a meta é contar com ao menos 50 barcos. O trajeto será de aproximadamente 25 quilômetros, desde o encontro do Sepotuba com o rio Formoso até o Rancho Azul, proximidades da ponte de madeira, na Escola Marechal Rondon, no Assentamento.

Comentários Facebook
Advertisement

Meio Ambiente & Preservação

Cultivando Água Boa: Nascente recebe 1.500 mudas e dispositivos de infiltração

Published

on

A nascente 060 da bacia do rio Queima Pé, na zona rural de Tangará da Serra (área vizinha ao Clube de Caça e Tiro), foi palco na manhã desta terça (19) para o lançamento do projeto Cultivando Água Boa, realizado em parceria entre Instituto Pantanal Amazônia de Conservação e o Rotary Club Tangará da Serra Cidade Alta.

O objetivo do projeto é reabilitar as nascentes degradadas das bacias dos rios Queima Pé e Ararão e, também, assegurar a conservação das mesmas. Vale lembrar que os dois rios são fundamentais para abastecimento de água do aglomerado urbano de Tangará da Serra (no caso específico do Queima Pé) e para recepção da água residual do tratamento de efluentes da cidade, no caso do rio Ararão.

Educação ambiental na base: alunos e rotarianos interagiram em trabalhos de preservação e conservação de nascente.

O evento contou com a presença de alunos do ensino fundamental das escolas Décio Burali, Fábio Diniz Junqueira e Avance. Compondo o conjunto de autoridades, marcaram presença o prefeito Vander Masson, o governador do Distrito 4440 do Rotary International, Jânio Bonfochi, e o governador assistente para a região 05 do Distrito, Fernando Lamonier Paim. O vereador Professor Sebastian representou a Câmara Municipal.

Projeto e ações

O projeto Cultivando Água Boa foi idealizado em Tangará da Serra pelo Rotary Club Tangará da Serra Cidade Alta, em parceria com o Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC). Conta com o apoio do poder público municipal (Prefeitura e Câmara), Sema-MT, Ministério Público, além da iniciativa privada e dos Rotary Águas do Sepotuba, Tangará da Serra e Centro.

Governador do Distrito 4440 do Rotary, Jânio Bonfochi, fala sobre preservação ambiental em contato direto com alunos.

Para recuperar e conservar a nascente 060, os trabalhos incluem a alteração do traçado da estrada que passa na localidade, abrindo espaço para a área de domínio do manancial, num raio de 50 metros. Toda a área receberá 1.500 mudas de espécies nativas, já havendo plantio de parte delas pelos alunos presentes no evento, na manhã desta terça. Os alunos também receberam orientações sobre a importância da preservação dos corpos d’água.

Além do plantio de mudas de árvores, foram abertas junto às margens da estrada várias caixas de contenção de águas pluviais, que por sua vez receberam dispositivos denominados intensificadores de recargas, que permitem a infiltração da água das chuvas no lençol freático.

As ações são coordenadas pelo presidente do Rotary Club Cidade Alta, Vitor Azarias Campos, com participação de representantes do IPAC e das secretarias municipais de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, além do Serviço Autônomo municipal de Água e Esgoto (Samae).

O projeto Cultivando Água Boa já catalogou cerca de 130 nascentes das bacias dos rios Queima Pé e Ararão, a grande maioria com índices acima de 70% de degradação. Todas estas nascentes estão incluídas na agenda de trabalhos do programa.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana