TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Lei De Abuso de Autoridade será tema de live promovida hoje pelo MP em parceria com Sindjor-MT

Publicado em

O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor MT) e o Ministério Público realizam hoje (terça-feira, 10) live sobre a Lei de Abuso de Autoridade e suas consequências. O debate ocorre às 15h no Instagram do MP MT: @mpemt.

A live integra o projeto “MPMT e Você” e é a terceira atividade da parceria entre as duas entidades em torno da Liberdade de Expressão e da Defesa da Democracia.

A Lei de Abuso de Autoridade (13.869/2019) entrou em vigor em janeiro deste ano e será debatida pela promotora de Justiça Alessandra Gonçalves da Silva Godoi e pelo jornalista e coordenador do Núcleo do Sindjor em Tangará da Serra, Sergio Reichert.

O que é, de fato, abuso de autoridade? Como isso se manifesta no dia a dia e como a utilização da lei pode influencia-lo? Que postura o Ministério Público tem adotado diante da legislação? Cabe responsabilização aos veículos jornalísticos? Existem riscos intimidatórios à atuação de jornalistas e do MP? Esses e outros questionamentos fazem parte do debate.

“A Lei de Abuso de Autoridade incide diretamente na vida da sociedade e no trabalho dos jornalistas. Será muito importante contribuir com essa discussão”, comentou Sergio Reichert.

Leia mais:  Mendes manda apurar responsabilidades pela fuga de presos da Penitenciária Central

Até o momento a parceria entre Sindjor e MP promoveu duas lives, que podem ser conferidas no canal do Ministério no YouTube. A primeira foi no dia 28 de julho (Ameaças ao direito à informação e à liberdade de imprensa), com o presidente do Sindicato, Itamar Perenha, e o procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges: https://www.youtube.com/watch?v=37SOI7VIPKE .

A segunda ocorreu em 04 de agosto (Fake news e qualidade da informação) e contou com a contribuição da vice-presidenta do Sindjor, Magda Matos, e do procurador-regional Eleitoral, Pedro Melo Pouchain: https://www.youtube.com/watch?v=ITsTOZn0-30 .

 

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

INMET emite alerta para início de período de baixa umidade do ar em Mato Grosso

Published

on

Após um período chuvoso farto, bem acima dos 2.000 milímetros em Mato Grosso e com chuvas até junho, o estado ingressa neste sétimo mês do ano num período de baixa umidade do ar.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a baixa umidade deixa o estado, nesse momento, em grau de severidade moderada, com índices variando entre 30% e 20%. A partir de agora, já há baixo risco de incêndios florestais, enquanto a saúde começa a exigir maiores cuidados em relação à secura.

Dados históricos apontam que a umidade média é de cerca de 56% no mês de julho, sendo agosto o pico de secura (média 47%). Porém, nesta semana, o INMET emitiu um alerta com índices de umidade variando entre 12% e 30%, especialmente nas regiões norte, nordeste, noroeste e sul de MT.

Em Tangará da Serra, a umidade relativa do ar poderá descer aos 29% essa semana, na próxima sexta-feira (11.07), nas horas mais quentes do dia. À noite, os índices ainda ficam acima dos 70%. (Veja quadro acima)

Leia mais:  SESP informa redução de 87% nos crimes contra a vida nos últimos dez anos em Mato Grosso

A Defesa Civil já orientou que, em ambientes com umidade abaixo de 30%, surgem sintomas como ressecamento da pele e mucosas, irritação nos olhos e sangramento nasal.

Temperaturas

O frio que açoitou grande parte de Mato Grosso na semana passada, deu lugar a temperaturas mais elevadas, com máximas previstas acima dos 30°C para esta semana. As mínimas não baixam dos 15°C nas madrugadas, numa amplitude térmica que pode chegar aos 16°C do dia para a noite.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana