conecte-se conosco

Cidades & Geral

Prefeitura anuncia medidas para disponibilização de vagas para sepultamento no Cemitério Municipal

Publicado

Com a capacidade de sepultamentos chegando ao limite, a prefeitura de Tangará da Serra anunciou medida para abertura de novas vagas no Cemitério Municipal através de exumações de restos mortais de túmulos/jazigos sem identificação, em situação de abandono e sem visitação de familiares dos corpos sepultados. Os restos mortais exumados serão transferidos para ossário localizado no próprio Cemitério Municipal.

A medida foi anunciada hoje (segunda, 05) pela manhã em entrevista coletiva concedida pelo Executivo Municipal, que prevê esgotamento das vagas para sepultamento no próximo mês de maio. A entrevista foi conduzida pelo prefeito Vander Masson (PSDB), acompanhado pelo coordenador do Cemitério, Luiz Marcos Nogueira de Oliveira, e pelo procurador do município, advogado Rui Ferreira.

Durante a entrevista, Vander Masson mencionou casos de túmulos em situação de abandono no Cemitério Municipal.

O teor da medida consta em dois editais de chamamento, um deles de número 001/2021 e outro sem numeração – embasados na lei municipal 1.434/1998, que menciona os conceitos de “decência, segurança e salubridade” como princípios para o zelo dos túmulos e jazigos.

Leia mais:  Comitê Interdisciplinar define planejamento para enfrentar crise hídrica a partir de janeiro

No de nº 001, o chamamento é direcionado a familiares cujos entes se encontram sepultados em carneiras, túmulos e jazigos enquadrados em situação de abandono (segundo levantamento realizado pela concessionária), somando cerca de 200 unidades. A medida também vale para vagas reservadas, mas não ocupadas.

Os familiares e/ou responsáveis pelos túmulos identificados pela concessionária (segundo edital) tem prazo de 90 dias (até 23 de junho), a contar da publicação do edital (25/03/2021), para contestar a transferência dos restos mortais.

Segundo o prefeito Vander Masson, a medida se faz necessária em razão da necessidade de novas vagas no Cemitério, considerando a média mensal entre 70 e 80 novos sepultamentos na cidade. “A pandemia representou um aumento nos sepultamentos”, disse o gestor, mencionando polêmica nas redes sociais após publicação do edital.

Na sequência, link do edital de chamamento:

https://tangaradaserra.mt.gov.br/site/wp-content/uploads/2021/01/edital-cemiterio.pdf

 

publicidade

Cidades & Geral

Semec esclarece que aulas da rede municipal de ensino não terão retorno na segunda

Publicado

Mesmo com autorização de retorno constando em decreto (177/2021) a partir de segunda-feira (19), as aulas da rede pública municipal não retomarão suas atividades presenciais imediatamente.

Comunicado divulgado no início da tarde pela assessoria da prefeitura informa que o retorno das aulas acontecerá de acordo com o cronograma (datas e formato) estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec).

(*) Ao final do texto, íntegra do comunicado da Semec.

Segundo esclarece o secretário municipal de Educação, Vagner Constantino Guimarães, não há como retomar integralmente as atividades presenciais na rede escolar municipal porque não há recursos humanos suficientes para tal. “Precisamos, antes, fazer o processo seletivo para contratação de profissionais”, disse.

O processo seletivo programado pela Semec foi suspenso a pedido do ministério público para readequações relacionadas à pandemia Covid-19 e, por isso, terá de ser refeito, o que levará cerca de 30 dias. “Não há condições de retornar na segunda-feira. Não temos profissionais para isso”, disse Constantino.

O secretário admite, porém, que deverá haver o retorno das atividades presenciais em alguns setores e turmas, como na educação infantil e parcialmente, nas primeiras séries do ensino fundamental. “Sabemos das necessidades que envolvem o aspecto social, a merenda escolar, e estamos definindo isso”, considerou.

Leia mais:  Comitê Interdisciplinar define planejamento para enfrentar crise hídrica a partir de janeiro

 

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana