conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Palestra: A importância do bom manejo, da silagem e da higienização na produção de leite

Publicado

O 14º Torneio Leiteiro da Exposerra/2019 incluiu palestra sobre manejo, ministrada pelo técnico Fabrício Moratelli, gerente regional da Reafrio, indústria com sede em Santa Catarina que produz equipamentos de ordenha e resfriadores.

A palestra, ministrada na noite de sábado (07), teve o patrocínio da TratorTecMaq, revendedora exclusiva da Reafrio para Tangará da Serra e região sudoeste de Mato Grosso, sendo ministrada no estande da Biomatrix, empresa especializada em produtos para silagem.

Palestra teve o patrocínio da TratorTecMaq, revendedora exclusiva da Reafrio para Tangará da Serra e região sudoeste de Mato Grosso.

Segundo Fabrício, uma boa produção leiteira depende de um bom plantel e de boas práticas de manejo. Em sua palestra, ele destacou que, em Mato Grosso, onde o clima se divide em duas estações – a chuvosa e a seca –, as atenções são voltadas especialmente à prevenção de doenças e na alimentação. “A silagem é importantíssima e tem baixo custo”, disse, acrescentando a importância da oferta de suplementos alimentares ao plantel.

Uma das principais doenças que acomete os bovinos leiteiros é a mastite, inflamação da glândula mamária que causa queda na produção, perda na qualidade do leite, maior custo de produção e descarte prematuro de vacas por perda de um ou mais quartos mamários, que se tornam fibrosos e improdutivos.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

(*) No áudio a seguir, Fabrício Moratelli fala sobre a palestra ministrada na noite de sábado.

Fabrício Moratelli: Manejo correto, alimentação e boas práticas refletem diretamente na produção.

De acordo com Fabrício a interação entre os microrganismos, as vacas e o ambiente, somada à ação do homem e possíveis erros de manejo, criam condições favoráveis à contaminação da glândula mamária e o desenvolvimento das mastites. “A higienização dos equipamentos com os produtos adequados, do ambiente da ordenha e o trato com os animais são fundamentais para a prevenção e a sanidade do rebanho”, orientou.

O palestrante chamou atenção, ainda, sobre as vantagens da proximidade da revenda dos equipamentos. “Quando o produtor tem próximo de si uma empresa como a TratorTecMaq, que presta assistência ao produtor, a vantagem desse detalhe reflete na própria produção”, concluiu Moratelli.

No link abaixo, galeria de fotos da palestra e do 14º Torneio Leiteiro.

Fotos do 14º Torneio Leiteiro da Exposerra/2019

(*) Texto e fotos: Amanda Reichert e Sergio Roberto

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana