TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Empresas & Produtos

E-commerce aposta em etiquetas inteligentes para ampliar eficiência e segurança

Publicado em

O comércio eletrônico é um mercado cada vez mais competitivo, onde o preço, rapidez e precisão nas entregas são fatores decisivos para a escolha final dos consumidores. Com a crescente importância de investir em processos logísticos que agreguem também rastreabilidade, uma característica que faz toda a diferença em datas como o Natal e Black Friday, o uso de etiquetas inteligentes, como o RFID, têm permitido que diferentes negócios agreguem ainda mais eficiência operacional e segurança em seus processos de vendas online.

É o que explica Alexsandro Franco, especialista de desenvolvimento de novos negócios para etiquetas inteligentes (RFID) da Avery Dennison. De acordo com o executivo da companhia, a rastreabilidade e a gestão precisa dos estoques estão entre os principais ganhos oferecidos pela adoção de tecnologias como RFID (identificação por radiofrequência).

“A aplicação de RFID nas embalagens dos produtos, oferecidos pelos mais variados segmentos de e-commerce, permite que cada item tenha uma identidade digital exclusiva. Por meio dessa estratégia, é possível agregar transparência ao longo de todo o processo de compra e venda, desde o estoque e seu gerenciamento até o acompanhamento em tempo real e entrega do produto ao consumidor final. As compras se tornam mais seguras e os negócios mais eficientes”, destaca o executivo.

Ainda de acordo com Franco, o uso de etiquetas inteligentes com RFID auxilia, sobretudo, nos processos de inventário realizados pelas empresas que efetuam vendas online, já que facilitam a automação e a precisão deste processo, reduzindo a necessidade de contagem manual e minimizando os erros humanos.

Leia mais:  Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

“Com essas etiquetas reunindo informações únicas sobre cada produto, os leitores de RFID captam automaticamente esses dados e os transmitem para o sistema de gestão de estoque. A partir desse ponto, é possível fazer uma rápida comparação entre eles e os registros de movimentação do sistema, ajustar o que for necessário e obter os valores reais de contagem dos itens”, aponta.

Soluções eficientes e sustentáveis para o e-commerce

Alinhando eficiência e sustentabilidade às operações do e-commerce, Keyse Ramalho, gerente de desenvolvimento de negócios da Avery Dennison, destaca a demanda das empresas pela adesão de soluções eficientes e sustentáveis, que agilizam a identificação de produtos e que também tragam as premissas da economia circular.

Nesse sentido, a nova solução autoadesiva Linerless, que dispensa o uso de liner – os protetores das etiquetas – se destaca por oferecer alta eficiência e produtividade, além de reduzir o desperdício e o descarte de materiais durante o processo de etiquetagem, em ambientes logísticos variados.

“Nesse contexto em que o comércio eletrônico está em constante crescimento, os autoadesivos linerless são uma resposta à necessidade de reduzir os resíduos dessas operações. Com essas características, essas soluções também diminuem a pegada de carbono e de água, utilizada na produção das embalagens, e mitigam a sobrecarga dos aterros. O produto ainda garante a melhoria de produtividade a muitas indústrias que utilizam etiquetas com informação variável e que demandam nitidez para a leitura correta, especialmente o código de barras, algo bastante comum na vertente do e-commerce” conclui Keyse.

Leia mais:  Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

Identificação digital

A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência de materiais e soluções de identificação digital que fornece uma ampla gama de soluções de marcação e informação que otimizam a eficiência da mão de obra e da cadeia de abastecimento, reduzem o desperdício, promovem a sustentabilidade, circularidade e transparência, e conectam as marcas e os consumidores. Seus produtos e soluções incluem materiais de rotulagem e funcionais, inlays e tags de identificação por radiofrequência (RFID), aplicativos de software que conectam o físico e o digital, e uma variedade de produtos e soluções que melhoram a embalagem da marca e carregam ou exibem informações que melhoram a experiência do cliente. Atendendo a uma variedade de indústrias em todo o mundo — incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, varejo em geral, comércio eletrônico, logística, alimentos e mercearias, farmacêutica e automotiva — a companhia emprega aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. Suas vendas relatadas em 2023 foram de US$ 8,4 bilhões. Saiba mais em www.averydennison.com

Comentários Facebook
Advertisement

Empresas & Produtos

Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

Published

on

Iniciativas de economia circular, inclusão e capacitação da cadeia recicladora, apoio a comunidades e instituições, além de campanhas internas de DE&I, estão entre as ações e os programas desenvolvidos pela companhia em 2024.

São Paulo, maio de 2025 – A empresa global de ciência de materiais e de soluções para identificação digital, Avery Dennison, divulga o balanço de suas ações socioambientais realizadas na América Latina ao longo de 2024. Entre os destaques dessa agenda de impactos positivos, a companhia traz resultados tangíveis, viabilizados por meio de iniciativas como as de economia circular, inclusão, educação e capacitação da cadeia recicladora, o apoio a diferentes programas e instituições, assim como o desenvolvimento de campanhas internas, por meio de ERGs (Employee Resource Group, ou Grupo de Recursos para Colaboradores).

Segundo a gerente de sustentabilidade da empresa para a América Latina, Cecília Mazza, a companhia segue se empenhando para cumprir diferentes metas de sustentabilidade até 2030, dentre as quais estão o desenvolvimento de um portfólio de soluções sustentáveis, no qual 100% de nossos produtos standard terão conteúdo reciclável ou renovável, a redução das emissões de carbono – alcançando o net zero até 2050 -, reciclar minimamente 80% dos resíduos gerados e evitar que 95% dos descartes cheguem aos aterros, assim como alcançar 85% de taxa de inclusão e mais 82% de engajamento de seus colaboradores em ações de cunho social e comunitário.

“As diferentes iniciativas com as quais nos comprometemos e lideramos, refletem diretamente os nossos valores. É preciso coragem para fazer diferente e entregar com excelência todas as nossas contribuições ao setor, à sociedade e ao planeta. O que nos traz a certeza de estarmos fazendo a coisa certa, é o apoio que temos recebido, tanto por parte dos nossos colaboradores cada vez mais engajados, quanto o de muitas companhias, dentre fornecedores e clientes, que já entenderam a importância dessa união ao longo de uma jornada limpa, transparente e possível”, declara a gerente.

Economia circular

O AD Circular é uma iniciativa da  Avery Dennison, voltada à reciclagem e transformação dos resíduos gerados na conversão e aplicação de suas soluções autoadesivas. Ele nasceu da necessidade de criar uma conexão entre  toda a cadeia para aumentar o volume de resíduos corretamente destinados e reciclados, repensar o descarte e removê-los de aterros sanitários para, assim, dar uma nova vida a esses materiais.

De acordo com o último levantamento da Avery Dennison, desde o seu lançamento no Brasil, há seis anos, a iniciativa já transformou milhares de toneladas de liners – parte descartada da solução autoadesiva no momento da etiquetagem – em novos produtos. Entre o final de 2024 e o começo de 2025 o AD Circular passou a contar com uma plataforma digital, a fim de otimizar e expandir a participação das empresas na iniciativa. O programa traz agora um mapa interativo, que permite ao usuário encontrar o reciclador mais próximo, com base nos resíduos gerados no processo de rotulagem que possui e na sua localização.

Leia mais:  Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

Formação e capacitação da cadeia recicladora

Realizado em parceria com outras empresas, instituições de ensino e cooperativas que atuam no segmento, o AD Coopera é um projeto da Avery Dennison que tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da cadeia recicladora no âmbito socioambiental, capacitando os colaboradores que atuam no dia a dia das cooperativas de reciclagem. A proposta é fomentar iniciativas de impacto socioambiental por meio de programas de educação, empreendedorismo e aprimoramento da infraestrutura

Em 2024, no Brasil, entre os meses de abril e outubro, por meio de uma parceria com a Coopercaps e a Rede Sul, uma turma de 10 pessoas, entre catadores e funcionários da cooperativa, tiveram seu processo de alfabetização concluído. No mesmo ano, entre os meses de setembro e outubro, uma outra turma participou de um Curso Profissionalizante de Catadores, e foi capacitada em temas como formalização e abertura de MEI e técnicas de separação de materiais, além de habilidades de apresentação e vendas.

Com abrangência latino-americana, o AD Coopera também esteve presente no México em 2024, na região de Dolores Hidalgo, Guanajuato. Em parceria com a Fundação Avina – uma organização global que promove iniciativas sustentáveis e colaborativas – e apoio da AD Foundation, foi desenvolvido um programa que capacitou 20 catadores para atuação na reciclagem urbana, deixando de trabalhar em um aterro a céu aberto. Junto aos dois ecopontos instalados em locais estratégicos da região, de modo a estimular a participação da população local nessa jornada, a iniciativa possibilitou a recuperação de mais de 50 toneladas de materiais recicláveis.

Fundos sociais – Quem é a AD Foundation

Com atividades no Brasil desde 2010 e com impacto superior a US$480 mil, a Avery Dennison Foundation, iniciativa global da empresa, tem como propósito ajudar no desenvolvimento de comunidades e ONGs locais, em diferentes aspectos. Ao longo desse período, dezenas de instituições já foram beneficiadas por meio da compra de materiais, doações em geral e pelo voluntariado dos colaboradores da companhia. Além disso, seu impacto se estende a cenários globais críticos, como catástrofes e conflitos, oferecendo suporte e oportunidades para a reconstrução de um mundo mais sustentável e inclusivo.

Entre as instituições que contam com o apoio da AD Foundation no Brasil está a ABID, uma organização sem fins lucrativos, que possui projetos voltados à proteção integral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em 2024, celebrando cinco anos de parceria, a associação recebeu um investimento de USD 150.000,00, revertido para um projeto que beneficia mais de 200 pessoas, amparadas pela instituição.

Leia mais:  Avery Dennison divulga agenda positiva de impactos socioambientais na América Latina

ERGs e as campanhas internas

Considerando as práticas de DE&I – Diversidade, Equidade e Inclusão –  não apenas como uma meta, mas como um caminho inteligente para o fomento da inovação, a Avery Dennison mantém diferentes ERGs – Employee Resource Groups, ou Grupos de Recursos para Colaboradores – que hoje representam 6 causas na América Latina. Tais grupos têm como objetivo impulsionar a inclusão e a equidade, possibilitando ações e conversas genuínas sobre temáticas da comunidade LGBTQIA+, empoderamento feminino, etnias diversas, engajamento e retenção de jovens talentos, e questões parentais.

A exemplo das ações desenvolvidas por esses comitês em 2024, uma campanha interna de incentivo à doação de sangue, promovida pelo ERG GerAD Brasil – grupo que lidera discussões sobre questões étnico-raciais dentro da Avery Dennison – mobilizou 35 colaboradores, além de familiares e amigos, que se uniram a essa causa solidária. Com essas doações, foi possível impactar positivamente a vida de 140 pessoas, reafirmando o compromisso da companhia em promover ações que transformam vidas e fortalecem a solidariedade.

“Na Avery Dennison, acreditamos que um futuro sustentável exige ações concretas e nosso compromisso vai além dos negócios, abrangendo pessoas e o planeta. Portanto, deixo aqui um convite a todas as organizações que se sentirem mobilizadas e prontas para se unirem a nós nessa jornada. São muitas as oportunidades para expandir impactos tão positivos”, conclui Cecília.

O relatório completo pode ser acessado através do site label.averydennison.com.

Sobre a Avery Dennison

A Avery Dennison Corporation (NYSE: AVY) é uma empresa global de ciência de materiais e soluções de identificação digital. Através da tagline, Making Possible™, desenvolvemos produtos e soluções que impulsionam os setores em que atuamos, oferecendo soluções de branding e informação que otimizam a eficiência da mão de obra e da cadeia de suprimentos, reduzem os desperdícios e promovem a sustentabilidade, circularidade e transparência, e criam uma melhor conexão entre marcas e consumidores.Projetamos e desenvolvemos materiais para rótulos e aplicações funcionais, inlays e tags de identificação por radiofrequência (RFID), softwares que conectam o físico ao digital e soluções que aprimoram embalagens de marca e exibem informações que melhoram a experiência do cliente. Atendemos diversos setores em todo o mundo, incluindo cuidados pessoais e domésticos, vestuário, varejo, e-commerce, logística, alimentos e supermercados, farmacêutico e automotivo. Contamos com aproximadamente 35.000 funcionários em mais de 50 países. Em 2024, nossas vendas reportadas foram de US$ 8,8 bilhões. Saiba mais em www.averydennison.com

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana