TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Laudos laboratoriais falsos preocupam saúde pública; PJC abre inquérito para apurar o caso

Publicado em

Polícia Judiciária Civil e abre inquérito e investiga possível envolvimento de servidores. Município abre procedimento interno para apuração de responsabilidades

A Polícia Judiciária Civil realizou diligência na terça-feira (03) em um laboratório de análises clínicas de Tangará da Serra após denúncia de possível emissão de laudos falsos.

De acordo com o delegado Ivan Albuquerque, pacientes teriam apresentado quadro clínico incompatível com resultados dos laudos emitidos pelo estabelecimento. “Há indícios de que exames possam ser fictícios ou falsos”, afirmou.

A denúncia também aponta possível omissão de servidores municipais na fiscalização do contrato. Segundo o delegado, todos os citados serão intimados para prestar esclarecimentos. “As investigações vão apurar eventual participação ou conivência”, declarou.

Sério risco: Laudos com resultados incompatíveis com quadros clínicos podem induzir equipes médicas a erros graves, tanto no sistema público de saúde como no particular.

Após a informação de que os responsáveis poderiam deixar o município, a equipe policial foi até o local, que estava fechado. Tentativas de contato por telefone e mensagem não tiveram resposta. Diante disso, foi solicitada autorização judicial para realização de buscas.

Leia mais:  Meteorologia prevê declínio de temperatura em Mato Grosso na próxima semana

O inquérito está em fase inicial e apura possíveis crimes de falsidade material e ideológica, além de eventual responsabilidade administrativa de agentes públicos.

O caso

O caso veio a público após denúncia registrada na segunda-feira (02), que levou à atuação da Polícia Judiciária Civil. Em entrevista coletiva concedida ontem (terça, 03), o prefeito Vander Masson afirmou que o município já havia iniciado, no ano passado, fiscalização sobre dois laboratórios.

Segundo ele, houve registro de boletim de ocorrência e reunião com o Ministério Público, que mantém o caso sob sigilo. Sobre eventual participação de servidor, declarou que a apuração caberá à investigação policial.

A secretária de Saúde, Angela Belizário, informou que uma das empresas teria emitido laudos com equipamentos inoperantes. A gestão instaurou processo administrativo e suspendeu o contrato.

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Meteorologia prevê declínio de temperatura em Mato Grosso na próxima semana

Published

on

Conforme antecipado pelo Enfoque Business no início deste mês, uma nova e forte massa de ar polar deverá avançar sobre o Centro-Sul do Brasil nos próximos dias, provocando a tradicional “friagem” em Mato Grosso. As mínimas poderão chegar aos 12°C em cidades como Tangará da Serra e Cuiabá, especialmente a partir do dia 25 de junho.

Em municípios localizados em áreas mais elevadas ou de relevo favorável ao resfriamento, como Chapada dos Guimarães e Reserva do Cabaçal, os termômetros poderão registrar até 10°C, configurando uma queda significativa para os padrões climáticos do estado.

De acordo com os principais institutos e plataformas de meteorologia do país, o declínio das temperaturas deverá começar a ser sentido já neste final de semana, quando há previsão de aumento da nebulosidade e possibilidade de garoas isoladas. Na próxima semana, a ocorrência de chuvas rápidas entre terça e quarta-feira poderá favorecer o avanço da massa de ar frio, intensificando a friagem em diversas regiões mato-grossenses.

Leia mais:  Feira do Produtor inicia nova fase com assinatura da ordem de serviço para modernização

As temperaturas deverão voltar a subir gradualmente nos últimos dias de junho, mas ainda dentro de um padrão mais ameno, que poderá se estender pelos primeiros dias de julho.

Fenômeno típico

Friagens são típicas nos meses de junho e julho em Tangará da Serra.

Embora o inverno em Mato Grosso seja caracterizado predominantemente pelo tempo seco, dias ensolarados e baixa umidade relativa do ar, a estação também é marcada pela chegada periódica de massas de ar polar vindas do Sul do continente. Essas incursões de ar frio provocam as conhecidas friagens, fenômeno típico da região Centro-Oeste e que costuma provocar quedas bruscas de temperatura em intervalos curtos de tempo.

Atenção à saúde

Além do desconforto térmico, as mudanças climáticas desta época do ano exigem atenção especial à saúde. A combinação entre frio, tempo seco e maior permanência das pessoas em ambientes fechados favorece a circulação de vírus respiratórios, entre eles o da Influenza. Crianças, idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias crônicas estão entre os grupos mais vulneráveis.

Leia mais:  Meteorologia prevê declínio de temperatura em Mato Grosso na próxima semana

Especialistas recomendam reforçar a hidratação, manter ambientes ventilados, evitar exposição prolongada ao frio durante as primeiras horas da manhã e à noite, além de manter a vacinação contra a gripe em dia. Também é importante procurar atendimento médico diante de sintomas persistentes como febre, tosse intensa, falta de ar ou agravamento de doenças respiratórias já existentes.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana