Mercado mais forte, custos menores e expansão nas vendas de sistemas fotovoltaicos. Esta é a previsão da Chico Energia, empresa especializada em energia solar em Tangará da Serra e referência no mercado local e regional.
A Chico Energia é uma das empresas que patrocinaram, em modalidade “Master”, a Campanha Natal Premiado CDL, que terá neste sábado, dia 18, o seu desfecho com o sorteio de uma Chevrolet Montana novinha em folha e quase R$ 20 mil reais em vales-compra.
O patrocínio da empresa na campanha é um indicativo do otimismo que cerca do setor de geração de energia solar para esse novo ano.
O otimismo ocorre em nível nacional. O mercado de energia solar no Brasil está se preparando para um crescimento significativo em 2025, com projeções que indicam um aumento de mais de 25% na capacidade instalada, alcançando cerca de 64,7 gigawatts (GW). “É um setor que está se preparando para uma nova fase, já que energia é um insumo cujo consumo só tende a crescer no segmento residencial, no empresarial e, com muita força, no agro”, observa o diretor proprietário da Chico Energia, Francisco Leandro Sampaio.
Hoje, a energia solar fotovoltaica beneficia mais de 4,3 milhões de consumidores no Brasil, com 3 milhões de instalações em empresas e residências que representam mais de 34 GW de potência operacional. O uso da energia solar avança para o campo, com propriedades investindo em energia fotovoltaica para sistemas de irrigação e outras atividades inerentes à produção. A motivação é simples: a produção da própria eletricidade cria condições de economizar em até 90% na conta de luz.
A empresa ressalta, porém, que o setor de geração de energia solar vai precisar de um posicionamento mais favorável do governo. “Não é só na nossa atividade, mas em todos setores. O segmento empresarial precisa do amparo do governo, com políticas públicas assertivas para que as empresas sigam gerando emprego e renda e, também, investindo em desenvolvimento”, observa Francisco Leandro Sampaio.
O empresário relembra decisões governamentais ainda de 2024. Segundo estimativas da consultoria Greener, o aumento de impostos sobre placas solares pode resultar em aumento de 13% no valor de sistemas de energia solar no Brasil. O cálculo leva em conta o incremento da alíquota de importação de 9,6% para 25% e a decisão do governo da China de reduzir de 13% para 9% do benefício fiscal para exportação de painéis solares.
Além de uma política tributária mais favorável, outra necessidade do setor está relacionada à mão de obra. “Os governos federal e estadual precisam olhar com mais atenção essa demanda de mão de obra, com uma política mais eficiente de capacitação de profissionais”, acrescenta Francisco.
Mas há, nisso tudo, um fator compensatório. Os preços dos sistemas de energia solar passaram por uma forte redução nos últimos dois anos, com o payback sendo reduzido em 22,5% entre junho de 2023 e junho de 2024, saindo de 3,4 para 3 anos.
Apesar do cenário de altos e baixos na economia como um todo, a Chico Energia tem motivos para projetar o ano de 2025 com otimismo. Somando essa postura positiva à seriedade característica empregada em suas operações, a Chico Energia se prepara para iniciar em 2025 uma nova fase de expansão das suas atividades.
A Empresa
A Chico Energia é uma empresa tradicional em Tangará da Serra, sendo referência na modalidade de investimentos que envolve a geração de energia solar.
A empresa se responsabiliza por todo o processo junto à concessionaria para que o cliente tenha somente a preocupação do investimento inicial. “Em média, de 90 a 120 dias já pode se fazem perceber os benefícios com os ganhos do seu gerador”, afirma Francisco Leandro Sampaio.
A Chico Energia é a única que dá garantia de cinco anos na instalação do sistema. “Temos compromisso com a qualidade dos serviços e dos produtos que comercializamos.
Para mais informações sobre investimentos em Energia Solar: Chico Energia – telefone/WhatsApp: +55 65 3326-7227.