TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Infraestrutura & Logística

Pavimentação da BR-163 repercute na mídia internacional

Publicado em

A pavimentação da BR-163/PA, inaugurada na semana passada, foi tema de artigo publicado no site norte-americano Farm Progress, veículo especializado em agricultura e pecuária. No artigo, o colunista James Thompson destaca o avanço logístico proporcionado pela entrega da rodovia e o aumento da competitividade brasileira na exportação de grãos.

Confira o artigo no link: https://www.farmprogress.com/commentary/brazilians-complete-paving-project-soybean-highway

Artigo traduzido

Brasileiros concluem projeto de pavimentação para ‘rodovia da soja’

Há menos uma estrada lamacenta para caminhões carregados de soja e os custos de transporte podem cair 20%.

(*) Veja vídeo com matéria produzida logo na inauguração:

Você sabe como qualquer discussão sobre concorrência entre os EUA e o Brasil envolve falta de infraestrutura na América do Sul? Como todas essas estradas de terra da América do Sul não puderam competir com nossos dutos de rodovias, trens e hidrovias?

Isso está prestes a mudar.

Os brasileiros podem não ter lhe enviado um cartão de dia dos namorados este ano, mas provavelmente estavam pensando em você em 14 de fevereiro. Foi quando o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, voou para o estado do Pará para comemorar a conclusão de um trabalho de pavimentação que poderia mudar o campo da competitividade para os mercados de grãos. Os brasileiros terminaram de pavimentar uma estrada que até agora era mais uma armadilha de lama que engolia caminhões a caminho do estado de Mato Grosso, produtor de soja, para portos no Rio Tapajós, um afluente da Amazônia.

Inauguração histórica: BR-163 irá proporcionar custos de transporte mais baratos entre os produtores de soja de Sinop, Mato Grosso, e o porto exportador de Itaituba.

A rodovia BR-163 irá proporcionar custos de transporte mais baratos entre os produtores de soja de Sinop, Mato Grosso, e o porto exportador de Itaituba.

Você deve ter visto fotos famosas de caminhões de grãos sendo engolidos na lama profunda, enquanto lutam para ir para o Norte das áreas de produção para os rios ao longo da rodovia federal conhecida como BR-163. Caminhões retidos acumularam milhares em perdas para os comerciantes de grãos.

Alguns produtores aguentam isto porque os portos do Tapajós ficam a apenas cerca de 965 km ao norte de Sinop, Mato Grosso, uma grande área produtora de soja. Mas é mais do que o dobro do grande porto sul de Santos, nos arredores de São Paulo.

Uma caminhonete se aproximando da obra da rodovia Transamazônica (BR-230) perto de Rurópolis, estado do Pará, Brasil. A BR-230 e a BR-163 são as principais rotas de transporte no Brasil.

Grande parte da pavimentação da BR-163 já havia acontecido nos quase 60 anos desde o início da estrada de terra de Cuiabá, Mato Grosso, até os portos do Rio Tapajós. Mas houve esse trecho persistente de 48 km que tem sido o destaque. E com razão, alguns dizem.

Eles apontam que já é ruim o suficiente que a velha estrada de terra BR-163 atravesse um parque nacional e saia muito perto das reservas indígenas. Mas aqueles contra a pavimentação do resto da rodovia federal temem que o desenvolvimento não pare por aí. Com o aumento do tráfego de caminhões, provavelmente viriam serviços de reparo de pneus, paradas de caminhões, hotéis e assim por diante para esta área intocada.

Mas o atual governo, desinteressado em tais coisas, terminou o último trecho da BR-163, mobilizando um grupo de engenheiros do Exército Brasileiro para finalizar as coisas.

Batalhões brasileiros de engenharia celebram a conclusão das operações de pavimentação da rodovia BR-163. A finalização da estrada pode diminuir os custos de transporte de 15% a 20% e dobrar as exportações de milho/soja do Mato Grosso dentro de 5 anos.

Preços mais baixos, mais soja e milho

A associação brasileira de britadores de oleaginosas estima que a conclusão da última estrada de terra de 48 km entre a capital do Mato Grosso e o porto de Itaituba dobrará as exportações de milho e soja do Mato Grosso para os portos do Rio Tapajós dentro de cinco anos – isso acontecerá porque os custos de transporte rodoviário devem cair 20% devido a tempos de trânsito mais rápidos, menos atrasos e assim por diante.

De acordo com os britadores, isso significaria que a BR-163 passaria de 10 milhões de toneladas de milho e soja para 20 milhões de toneladas até 2025.

Sua “vantagem competitiva” está prestes a diminuir.

(Redação EB, com Assessoria DNIT)

Comentários Facebook
Advertisement

Infraestrutura & Logística

Para o governador, internacionalização de aeroporto refletirá no desenvolvimento regional

Published

on

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, na manhã desta segunda-feira (02.12), com a publicação da portaria n°15.900.

O documento designa “como internacional o Aeroporto de Cuiabá/Várzea Grande – Marechal Rondon (SBCY) para operações de serviços aéreos regulares e não regulares, neles compreendidos os públicos de passageiros, charter de passageiros, de carga e mala postal, bem como serviços de táxi-aéreo, aviação geral e privados”.

O governador Mauro Mendes destacou que a operacionalização internacional do principal aeroporto de Mato Grosso vai impulsionar o desenvolvimento regional.

“Mais um passo importante para trazer mais negócios e turismo ao nosso Mato Grosso. O Estado está há anos cobrando e fornecendo todo o apoio para que essa conquista pudesse virar realidade. É um ganho extraordinário”, afirmou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou que o aval da Anac dá início a um novo marco para Mato Grosso.

“Esta decisão fará com que Mato Grosso cresça ainda mais. É o início de uma nova era para o Estado. Estamos abrindo novas possibilidades para o turismo, comércio e transporte internacional. Da parte do Governo do Estado, já criamos o programa Voe MT, o qual serve para estimular que as companhias tenham interesse na operação de voos internacionais com a mudança”, destacou o secretário.

A expectativa é que, com a internacionalização, o aeroporto se torne um hub logístico de importância para a região Centro-Oeste, ampliando as conexões aéreas e proporcionando um ambiente propício para novos negócios e parcerias internacionais.

Voe MT

As empresas que se encaixam nos benefícios do programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico têm desconto de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição de querosene de aviação e isenção do ICMS nas saídas de combustível e lubrificantes para o abastecimento de aeronaves com destino ao exterior.

Para serem beneficiárias do VoeMT, as empresas devem operar rotas aéreas de forma regular em dois ou mais municípios do Estado.

(Redação EB, com Secom-MT)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana