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Infraestrutura & Logística

Pavimentação da BR-163 repercute na mídia internacional

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A pavimentação da BR-163/PA, inaugurada na semana passada, foi tema de artigo publicado no site norte-americano Farm Progress, veículo especializado em agricultura e pecuária. No artigo, o colunista James Thompson destaca o avanço logístico proporcionado pela entrega da rodovia e o aumento da competitividade brasileira na exportação de grãos.

Confira o artigo no link: https://www.farmprogress.com/commentary/brazilians-complete-paving-project-soybean-highway

Artigo traduzido

Brasileiros concluem projeto de pavimentação para ‘rodovia da soja’

Há menos uma estrada lamacenta para caminhões carregados de soja e os custos de transporte podem cair 20%.

(*) Veja vídeo com matéria produzida logo na inauguração:

Você sabe como qualquer discussão sobre concorrência entre os EUA e o Brasil envolve falta de infraestrutura na América do Sul? Como todas essas estradas de terra da América do Sul não puderam competir com nossos dutos de rodovias, trens e hidrovias?

Isso está prestes a mudar.

Os brasileiros podem não ter lhe enviado um cartão de dia dos namorados este ano, mas provavelmente estavam pensando em você em 14 de fevereiro. Foi quando o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, voou para o estado do Pará para comemorar a conclusão de um trabalho de pavimentação que poderia mudar o campo da competitividade para os mercados de grãos. Os brasileiros terminaram de pavimentar uma estrada que até agora era mais uma armadilha de lama que engolia caminhões a caminho do estado de Mato Grosso, produtor de soja, para portos no Rio Tapajós, um afluente da Amazônia.

Inauguração histórica: BR-163 irá proporcionar custos de transporte mais baratos entre os produtores de soja de Sinop, Mato Grosso, e o porto exportador de Itaituba.

A rodovia BR-163 irá proporcionar custos de transporte mais baratos entre os produtores de soja de Sinop, Mato Grosso, e o porto exportador de Itaituba.

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Você deve ter visto fotos famosas de caminhões de grãos sendo engolidos na lama profunda, enquanto lutam para ir para o Norte das áreas de produção para os rios ao longo da rodovia federal conhecida como BR-163. Caminhões retidos acumularam milhares em perdas para os comerciantes de grãos.

Alguns produtores aguentam isto porque os portos do Tapajós ficam a apenas cerca de 965 km ao norte de Sinop, Mato Grosso, uma grande área produtora de soja. Mas é mais do que o dobro do grande porto sul de Santos, nos arredores de São Paulo.

Uma caminhonete se aproximando da obra da rodovia Transamazônica (BR-230) perto de Rurópolis, estado do Pará, Brasil. A BR-230 e a BR-163 são as principais rotas de transporte no Brasil.

Grande parte da pavimentação da BR-163 já havia acontecido nos quase 60 anos desde o início da estrada de terra de Cuiabá, Mato Grosso, até os portos do Rio Tapajós. Mas houve esse trecho persistente de 48 km que tem sido o destaque. E com razão, alguns dizem.

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Eles apontam que já é ruim o suficiente que a velha estrada de terra BR-163 atravesse um parque nacional e saia muito perto das reservas indígenas. Mas aqueles contra a pavimentação do resto da rodovia federal temem que o desenvolvimento não pare por aí. Com o aumento do tráfego de caminhões, provavelmente viriam serviços de reparo de pneus, paradas de caminhões, hotéis e assim por diante para esta área intocada.

Mas o atual governo, desinteressado em tais coisas, terminou o último trecho da BR-163, mobilizando um grupo de engenheiros do Exército Brasileiro para finalizar as coisas.

Batalhões brasileiros de engenharia celebram a conclusão das operações de pavimentação da rodovia BR-163. A finalização da estrada pode diminuir os custos de transporte de 15% a 20% e dobrar as exportações de milho/soja do Mato Grosso dentro de 5 anos.

Preços mais baixos, mais soja e milho

A associação brasileira de britadores de oleaginosas estima que a conclusão da última estrada de terra de 48 km entre a capital do Mato Grosso e o porto de Itaituba dobrará as exportações de milho e soja do Mato Grosso para os portos do Rio Tapajós dentro de cinco anos – isso acontecerá porque os custos de transporte rodoviário devem cair 20% devido a tempos de trânsito mais rápidos, menos atrasos e assim por diante.

De acordo com os britadores, isso significaria que a BR-163 passaria de 10 milhões de toneladas de milho e soja para 20 milhões de toneladas até 2025.

Sua “vantagem competitiva” está prestes a diminuir.

(Redação EB, com Assessoria DNIT)

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Infraestrutura & Logística

MT-240: rescisão com empreiteira é publicada pelo governo no diário oficial do estado

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O governo estadual – através da Secretaria de Estado de infraestrutura (SINFRA-MT) – formalizou o rompimento do contrato com a Construtora Centro Leste S/A, que era responsável pelas obras de pavimentação da rodovia MT-240, entre Tangará da Serra e Santo Afonso.

O rompimento foi oficializado na edição de ontem (quinta, 20), com publicação do extrato de rescisão unilateral do contrato 023/2021/06/01/SINFRA no Diário Oficial do Estado (imagem acima).

Segundo Edilson Sampaio, que coordena as obras pela Associação dos Produtores da MT-240, o contrato foi rescindido por problemas técnicos na execução dos trabalhos. “Houve duas notificações para que a empresa regularizasse suas operações, mas o governo e a associação optaram pela substituição. Temos uma responsabilidade muito grande com os produtores e os cidadãos que vivem naquela região”, esclareceu.

Anseio antigo

Sampaio destaca que a pavimentação da MT-240 é um anseio antigo dos municípios de Tangará da Serra e Santo Afonso. “A produção agropecuária daquela região tem apresentado índice elevado de crescimento. São mais de 15 mil hectares cultivados de soja e milho, mais a pecuária de corte, e a tendência é de um crescimento ainda maior… Então, a responsabilidade é muito grande e por isso foi tomada esta providência”, disse.

Edílson: “A responsabilidade é muito grande e por isso foi tomada esta providência”.

Edilson citou, ainda, que a região também conta com o assentamento Nossa Senhora Aparecida, que reúne cerca de 70 famílias de pequenos agricultores que produzem hortifrutigranjeiros, lavoura branca, além de frangos, leite e pequenos animais.

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Consórcio

A rescisão do contrato com a Centro Leste, na prática, já ocorreu em dezembro. Com isto, a SINFRA-MT prepara a documentação do consórcio ENPA/LCM, que deverá assumir nos próximos dias as obras de pavimentação da MT-240. A nova empresa é a terceira colocada no certame licitatório realizado pelo Estado para execução dos trabalhos.

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