TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

O plano da China, empregos do Agro, tilápias, tarifaço e entrevistas são destaques

Publicado em

O assunto de abertura do Momento Agrícola deste sábado se refere a uma estratégia chinesa para segurança alimentar. A China anunciou no mês passado um plano para desenvolver 90 milhões de hectares de terras agrícolas de alto padrão até 2030.

A medida, claramente relacionada à segurança alimentar do gigante asiático, faz parte dos esforços daquele país para ampliar a produção nacional de grãos e reduzir sua dependência de importações.

Outros

Outros assuntos do Momento Agrícola, em meio às notícias comentadas por Ricardo Arioli, são os empregos gerados pelo Agro no Brasil, as exportações de tilápia (que só aumentam), e o tarifaço sobre navios chineses que traz preocupação a produtores americanos.

Arioli também comenta sobre os relatórios de safra da Conab, que prevê recorde de produção.

Entrevistas

Nos blocos de entrevistas, o Momento Agrícola traz abordagens sobre “A Extração de Nutrientes em Altas Produtividades”, com Dr. Adilson de Oliveira, da Embrapa, e “Impactos do Tarifaço”, com Fernando Pimentel, da Agrosecurity.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no podcast abaixo:

(*) Crédito da foto do topo: Ministério das Comunicações

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

Valor Bruto de Produção, tarifaço, mercado do algodão e entrevistas são os destaques

Published

on

VBP de Mato Grosso, o mercado do algodão, o tarifaço e entrevistas compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado de Páscoa, dia 19 de abril.

O assunto de abertura desta edição do programa é o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária de Mato Grosso, que deve alcançar R$ 199,79 bilhões em 2025. A estimativa foi divulgada na última segunda-feira (14) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e representa um crescimento de 7,3% em relação à previsão anterior e um avanço de 14,98% sobre o registrado em 2024.

Ricardo Arioli comenta a respeito e faz uma correlação com o cenário internacional do mercado de commodities.

Algodão em alta

Outra abordagem de Ricardo Arioli no Momento Agrícola deste sábado é sobre o algodão. Em 2025, a tendência é que os preços do algodão se mantenham altos, principalmente devido à baixa oferta e à forte demanda externa. A combinação de uma safra brasileira que pode não ser tão abundante e uma alta demanda, especialmente de países como Paquistão, Turquia e Bangladesh, impulsiona os preços.

Outras

Outras pautas abordadas por Ricardo Arioli no Momento Agrícola é a safra de arroz expressa em relatório da CONAB. Os dados mostram que a produção de arroz em casca, nesta safra 2024-25, pode chegar a 12 milhões de toneladas.

Além de uma série de notícias comentadas, o Momento Agrícola traz uma interessante reflexão sobre “O Tarifaço pelo mundo”, além de entrevistas sobre os temas “O Novo Presidente do Comitê Estratégico da Soja”, com Daniel Glatt, e “O Dia Nacional da Conservação do Solo”, com Leandro Wildner, da Epagri.

Para ouvir o Momento Agrícola deste sábado na íntegra, clique no podcast abaixo.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana