TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

O PL da Reciprocidade, o clichê do Imazon, notícias comentadas e entrevistas são destaques

Publicado em

A reação do Brasil à polêmica dos tarifaços e a imposição de outras barreiras às exportações brasileiras por países como os Estados Unidos e a União Europeia, o recente estudo do IMAZON que classifica a pecuária brasileira como “ineficaz”, notícias comentadas e entrevistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado (22).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Reciprocidade

A Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou na última terça-feira (18) o Projeto de Lei 2.088/2023, de autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS). A matéria, uma vez sancionada, permitirá ao Brasil responder com sanções comerciais aos países que não mantenham uma relação de isonomia econômica.

Senadora Tereza Cristina (PP-MS), autora do PL da Reciprocidade.

O chamado PL da Reciprocidade, originalmente, tratava de equiparar exigências de controle ambiental, mas também cria barreiras econômicas para outros países ou blocos que afetem a competitividade brasileira no exterior.

Com a aprovação na Comissão de Meio Ambiente, a matéria deve avançar para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Caso não exista contestação pelo plenário da Casa, o PL vai para a Câmara.

O texto ganhou força em resposta ao chamado “tarifaço” imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e às restrições impostas pelo mercado europeu à proteína bovina brasileira e à soja produzida em áreas desmatadas.

Clichê

Outra pauta do Momento Agrícola deste sábado é o velho e surrado discurso de que a pecuária brasileira é improdutiva e incentiva o desmatamento para que a produção seja ampliada.

A afirmação – um verdadeiro “clichê” do ativismo (este geralmente alimentado por recursos estrangeiros) – é usada pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (IMAZON) em recente estudo, apregoando que, mesmo tendo melhorado, a pecuária brasileira segue “ineficiente” e ocupa 64% das terras usadas pelo agro no Brasil, gerando apenas 17% do valor bruto do setor.

Outras

O programa traz, ainda, uma série de notícias comentadas e blocos com entrevistas com os temas “A Vida nos EUA”, com Robson Magnani; “As mudanças no Manual de Crédito Rural”, com Guilherme Rios, da CNA, e “O Armazenamento na Fazenda”, com Paulo César Corrêa, do Centreinar.

Para ouvir o Momento Agrícola deste sábado na íntegra, clique no podcast abaixo.

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

Valor Bruto de Produção, tarifaço, mercado do algodão e entrevistas são os destaques

Published

on

VBP de Mato Grosso, o mercado do algodão, o tarifaço e entrevistas compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado de Páscoa, dia 19 de abril.

O assunto de abertura desta edição do programa é o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária de Mato Grosso, que deve alcançar R$ 199,79 bilhões em 2025. A estimativa foi divulgada na última segunda-feira (14) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA) e representa um crescimento de 7,3% em relação à previsão anterior e um avanço de 14,98% sobre o registrado em 2024.

Ricardo Arioli comenta a respeito e faz uma correlação com o cenário internacional do mercado de commodities.

Algodão em alta

Outra abordagem de Ricardo Arioli no Momento Agrícola deste sábado é sobre o algodão. Em 2025, a tendência é que os preços do algodão se mantenham altos, principalmente devido à baixa oferta e à forte demanda externa. A combinação de uma safra brasileira que pode não ser tão abundante e uma alta demanda, especialmente de países como Paquistão, Turquia e Bangladesh, impulsiona os preços.

Outras

Outras pautas abordadas por Ricardo Arioli no Momento Agrícola é a safra de arroz expressa em relatório da CONAB. Os dados mostram que a produção de arroz em casca, nesta safra 2024-25, pode chegar a 12 milhões de toneladas.

Além de uma série de notícias comentadas, o Momento Agrícola traz uma interessante reflexão sobre “O Tarifaço pelo mundo”, além de entrevistas sobre os temas “O Novo Presidente do Comitê Estratégico da Soja”, com Daniel Glatt, e “O Dia Nacional da Conservação do Solo”, com Leandro Wildner, da Epagri.

Para ouvir o Momento Agrícola deste sábado na íntegra, clique no podcast abaixo.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana