TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

O imbróglio da moratória, etanol de milho, abelhas com soja e entrevistas são destaques

Publicado em

Os inevitáveis desdobramentos da polêmica em torno da moratória da soja, um estudo do JP Morgan sobre a produção do etanol de milho, uma cartilha sobre a integração da produção de soja com a apicultura, blocos com entrevistas e reflexões são o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado, 30 de agosto.

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Imbróglio

O Momento Agrícola começa abordando um assunto que dominou as pautas do agro ao longo da semana. A manutenção da moratória da soja após recente decisão judicial indica que a polêmica se estenderá indeterminadamente.

Autor do Momento Agrícola, Arioli destaca a polêmica em torno da Moratória da Soja.

A moratória continua em vigor, ao menos até o julgamento do recurso. Arioli destaca que a reação das empresas signatárias já era prevista. “Tem muito mais em jogo que apenas o acordo entre as empresas que combinaram não comprar soja oriunda de desmatamentos no bioma Amazônia, mesmo aqueles permitidos por lei”, observou Arioli.

No entanto, se houver um entendimento de que houve formação de cartel entre as empresas signatárias, a tendência é que sejam impetradas ações de perdas e danos contra elas. Ricardo Arioli aborda o assunto de maneiro pontual, logo no início do primeiro bloco da edição.

Outros assuntos abordados no Momento Agrícola referem-se ao etanol de milho no Brasil e nos Estados Unidos e uma cartilha produzida através de parceria entre Embrapa Soja, Senar e BASF sobre a integração da soja com a apicultura.

Há, ainda, os blocos de entrevistas, com os seguintes temas: “Um Novo Pará depois da COP 30”, com Beth Grunwald; “Em Logística, Pensar Grande!”, com Antônio Gorski; “O Agro do Paraguai nos Estados Unidos”, com Miro Peters.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Stream Momento Agrícola | Ouça a 30 de Agosto/2025playlist gratuitamente online no SoundCloud

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

Por segurança alimentar, China quer reduzir dependência da importação de alimentos

Published

on

O Momento Agrícola deste sábado traz uma análise profunda sobre as relações comerciais entre Brasil e China, com um alerta do consultor Ricardo Arioli sobre a estratégia chinesa de reduzir importações de alimentos. A edição também percorre as feiras de sementes em Mato Grosso, a presença chinesa no Pará e traz entrevistas exclusivas sobre a valorização da carne mato-grossense e a crise de rentabilidade na suinocultura.

Produzido e apresentado pelo engenheiro agrônomo e consultor Ricardo Arioli, de Tangará da Serra, o programa é referência para o setor e repercutido pelo portal Enfoque Business, unindo informação técnica e reflexões estratégicas sobre o agronegócio.

O alerta chinês

A China, principal parceiro comercial do agronegócio brasileiro, está em plena execução de um plano estruturado para diminuir sua dependência de importações de alimentos. Como parte do seu 15º Plano Quinquenal (2026-2030), o país asiático prioriza a segurança alimentar nacional, investindo em tecnologia e produtividade interna para reduzir a necessidade de compras externas de commodities como soja e milho.

Demanda chinesa por milho é impulsionada, principalmente, pela expansão de sua indústria de ração animal e, em menor escala, pelo processamento industrial.

Ricardo Arioli destaca que, enquanto a China se movimenta com clareza estratégica, o Brasil carece de um plano correspondente. “A China trabalha para diminuir suas importações de alimentos. Será possível? Enquanto isso, não temos um Plano no Brasil para dependermos menos da China”, provoca o consultor. A reflexão aponta para a necessidade urgente de diversificação de mercados e de uma política de Estado que proteja o produtor brasileiro de eventuais retrações na demanda chinesa.

Movimentações no Campo

O programa também destaca a intensa agenda de eventos no Mato Grosso, com foco na Feira de Sementes, que reforça o estado como polo de inovação genética. Paralelamente, Arioli comenta a crescente presença de investidores chineses no Pará, sinalizando que a estratégia de Pequim também passa pelo controle de infraestrutura e produção em solo brasileiro.

Entrevistas

O Momento Agrícola deste sábado apresenta três blocos de entrevistas essenciais para entender o mercado atual.

No primeiro bloco, Caio Penido, presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC), detalha as ações de promoção da carne de Mato Grosso. O foco está na sustentabilidade e na certificação, buscando agregar valor ao produto em mercados exigentes que priorizam a baixa emissão de carbono e o monitoramento socioambiental.

Na sequência, o tema é a crise na suinocultura. Frederico Tannure Filho, presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), revela um cenário paradoxal: apesar dos recordes de exportação da carne suína brasileira, o produtor enfrenta prejuízos severos. A combinação de custos de produção elevados — impulsionados pelo preço do milho e farelo de soja — e preços pagos ao produtor que não cobrem as despesas operacionais coloca a atividade em um momento de extrema fragilidade.

Por fim, o programa traz reflexões sobre o impacto da tecnologia e os desafios logísticos que continuam a testar a resiliência do produtor mato-grossense.

Clique abaixo e ouça na íntegra o Momento Agrícola deste sábado.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana