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Infraestrutura & Logística

MT-240: Sinfra e municípios promovem parceria para pavimentação da estrada Tangará-Santo Afonso

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Os municípios de Tangará da Serra e Santo Afonso participarão das obras de para pavimentação da MT-240 através de parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA-MT).

A parceria consiste em termo de cooperação, através do qual os municípios participarão com equipes para trabalhos de preparação da sub-base, destoca, remoção de cercas, entre outros. Já o estado, através da SINFRA-MT, promoverá a licitação para execução da base e da pavimentação.

O processo licitatório acontecerá ainda este ano, com as obras acontecendo na sequência. O trecho a ser pavimentado compreende 38 quilômetros, entre Bar do Bigode, na MT 358, na Serra Tapirapuã, até o Município de Santo Afonso. Já a manutenção do pavimento deverá ficar por conta da associação de produtores, no sistema de parceria público-privada (PPP).

Fábio Junqueira: “Estrada interligará a região”.

De acordo com o prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, que na manhã da última terça-feira (07), esteve no local da obra juntamente com representantes do município vizinho, produtores rurais e governo do estado, os dois municípios atuarão como auxiliares na obra. “Esses 38 km interligam a região, aproximando os municípios de Tangará da Serra, Santo Afonso, Nova Marilândia, Arenápolis e Nortelândia”, afirmou o Gestor.

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A ação coletiva também envolve os produtores rurais, que serão beneficiados com a pavimentação asfáltica, favorecendo o escoamento da safra e o transporte de insumos.

Região

Segundo o governo do estado, outros trabalhos de restauração de estradas são realizadas na região, em especial nas rodovias MT-235 e MT-358, em Campo Novo do Parecis e Tangará da Serra. O governo informa que em Campo Novo do Parecis já foram restaurados 59,7 quilômetros da MT-235, no trecho que vai do entroncamento da MT-249 até o município.

Já em Tangará da Serra foram restaurados 22 quilômetros da MT-358, no trecho que liga o município até Itanorte. Ao todo devem ser restaurados 96 quilômetros nesse trecho da rodovia.

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Infraestrutura & Logística

Agenda Cáceres: Com requerimento já protocolado na Marinha, porto deverá entrar em operação a partir de dezembro

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A APH – Associação Pró-Hidrovia – protocolou na última terça-feira (04), na Marinha do Brasil, o Requerimento de Autorização de Instalação do Terminal Portuário de Cáceres. O documento foi protocolado, na própria cidade de Cáceres, pelo gerente administrativo da empresa responsável pela unidade, Djalma Diomedes de Freitas, junto à Agência Fluvial da Marinha.

O documento foi recebido pelo comando local da Marinha, através do Capitão Tenente Estanislau Geraldo de Carvalho e o Tenente Luiz Carlos Cavalante Neto. O protocolo foi acompanhado pelos integrantes da expedição Agenda Cáceres e pelo diretor do Conselho de Desenvolvimento da FIEMT, Júlio Parreira.

Momento do protocolo do requerimento junto à Agência Fluvial de Cáceres, na última terça-feira.

Com o requerimento – demanda administrativa condicionante para a entrada em operação da unidade portuária – a Marinha irá analisar estudos anexados ao requerimento (em especial as medições de batimetria) e estabelecer regras para as manobras das embarcações que atracarão no terminal portuário para carga e descarga, no rio Paraguai.

A partir do documento protocolado, a Marinha também determinará as regras de segurança e outras normas relacionadas à atividade portuária – incluindo circulação de embarcações voltadas ao turismo (chalanas) e de porte pequeno – e no entorno da área de manobras.

APH investiu cerca de R$ milhões na restauração e melhoramentos da estrutura portuária.

Uma vez autorizadas as operações do Terminal Portuário de Cáceres, terá início uma movimentação considerável para carga e descarga de grãos e cargas gerais. A unidade portuária de Mato Grosso será o ponto mais extremo ao norte da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP).

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Os produtos que predominarão nos embarques serão soja, milho e madeira, enquanto que a descarga terá por destaque a ureia, principal fonte de nitrogênio para a agricultura que virá principalmente da Bolívia, além de outros produtos como trigo, máquinas, equipamentos, peças e outros bens duráveis.

Segundo a gerência administrativa da APH, a previsão de início das atividades do Terminal Portuário de Cáceres é para o mês de dezembro. Desativada desde o início da década passada, a Estação de Transbordo de Cargas (ETC) tem recebido pesados investimentos em sua recuperação. Sob direção do empresário rural Vanderlei Rick Junior, de Tangará d Serra, a APH já investiu cerca de R$ 5 milhões na restauração e melhoramentos do complexo, da estrutura física à parte lógica.

Assim que entrar em operação, o terminal portuário terá capacidade de embarcar 600 toneladas/hora e desembarcar quantidade similar de cargas em bags, através de guindaste. Somente em grãos, a capacidade de movimentação de cargas será de 1 milhão de toneladas/ano.

Instalada numa área de 02 hectares, a estrutura conta com moega com tombador de caminhões e respectiva sala de comando, sala de análise de umidade de grãos, dois silos e quatro esteiras para carga de grãos, um grande armazém formado por três estruturas metálicas cobertas, um guindaste, além de áreas destinadas à administração e à Receita Federal.

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Além do terminal da APH, o rio Paraguai deverá ter, na região de Cáceres, outros dois portos fluviais. Os grupos Centro-Oeste, com sede em Corumbá (MS) e Panchita, do Paraguai, trabalham respectivamente na obtenção dos licenciamentos para instalação dos terminais portuários de Paratudal e Barranco Vermelho. Ambos terão capacidade de movimentação de, ao menos, 5 mil toneladas anuais de grãos.

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