TANGARÁ DA SERRA

Agro News

Mais de 300 agricultores participam de cursos do Soja Plus no 1º semestre de 2018

Publicado em

Cursos tiveram foco na Norma Regulamentadora 31, sobre qualidade de vida no trabalho

Durante o primeiro semestre de 2018, 333 agricultores de Mato Grosso receberam cursos do Soja Plus. O programa, criado em 2011 pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), orienta sobre a melhoria contínua das propriedades rurais do Estado na área ambiental, trabalhista e social.
No curso, realizado até este momento em 22 municípios mato-grossenses, o tema principal é a Norma Regulamentadora 31 (NR31), que trata sobre qualidade de vida no trabalho, com regras e adequações tanto por parte do empregador rural como do empregado.
O treinamento, que tem duração de dois dias e é ministrado por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), é o primeiro passo para produtores rurais de Mato Grosso que desejem aderir ao Soja Plus. Após a participação, os supervisores de projetos da Aprosoja, localizados em todas as regiões produtoras de Mato Grosso, se dirigem às propriedades rurais de cada participante.
“Na fazenda, o supervisor fará um check list das adequações socioambientais que serão necessárias àquela propriedade. Essas adequações são baseadas em leis trabalhistas, ambientais e sociais focadas na zona rural. Nós também fornecemos, por exemplo, manuais de construções rurais”, explica o segundo vice-presidente Norte e coordenador da Comissão de Pesquisa e Gestão de Propriedades, Gilberto Eberhardt.
Números – Atualmente, o Soja Plus está em 1.033 propriedades. Uma meta da atual diretoria é dobrar o número de adesões do programa até o final e 2020. “De janeiro até o momento foram 83 novas adesões. Com isso, já passamos de 950 fazendas para estas 1.033”, ressalta Gilberto Eberhardt.
Para tanto, continua Gilberto, um dos passos fundamentais é a realização de mais cursos da Norma Regulamentadora 31. “No primeiro semestre, além dos 21 municípios que receberam o curso mais uma vez, Nova Canaã do Norte recebeu pela primeira vez o treinamento. Para o segundo semestre, prevemos mais quatro cidades. Vale lembrar que o Soja Plus promove melhorias contínuas na gestão da fazenda, o que reflete na rentabilidade do negócio e na qualidade de vida dos trabalhadores”, afirma.
Novos cursos – Para o mês de julho, Porto dos Gaúchos recebe o treinamento nos dias 03 e 04 de julho. Em setembro será a vez de Primavera do Leste (04 e 05), Paranatinga (11 e 12) e Pontes e Lacerda (13 e 14).
Confira os municípios que já tiveram cursos do Soja Plus neste ano: Sapezal, Campos de Júlio, Sinop, Sorriso, Nova Canaã do Norte, Matupá, Cláudia, Nova Mutum, Campo Verde, Diamantino, Canarana, Tapurah, Nova Xavantina, Água Boa, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Gaúcha do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Itiquira, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.

 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de ComunicaçãoContatos: Telefone: 65 3644-4215

Email: [email protected]

 

Comentários Facebook
Advertisement

Agro News

Cursos de boas práticas em aplicação aérea e terrestre iniciam na próxima semana

Published

on

Doze municípios de Mato Grosso recebem o treinamento entre 02 e 11 de julho

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) realiza, de 02 a 11 de julho, o treinamento “Tecnologia de Aplicação Aérea e Terrestre”, em 12 municípios de Mato Grosso. O curso é uma parceria com a Syngenta e será ministrado pelo professor Ulisses Guimarães, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), campus Botucatu.
Os municípios que receberão o treinamento são: Tangará da Serra (02/07), Campos de Júlio (03/07), Sapezal (03/07), Campo Novo do Parecis (04/07), Diamantino (04/07), Tapurah (05/07), Sorriso (05/07), Cláudia (06/07), Alto Garças (09/07), Itiquira (10/07), Jaciara (11/07) e Primavera do Leste (11/07).
O treinamento teórico terá uma hora e abordará tanto aplicação aérea como terrestre. Os temas serão: boas práticas, geração de gotas, cobertura e deposição, risco de deriva e interferências das caldas no desempenho da tecnologia da aplicação.
No caso da parte prática, cada região escolheu previamente se o curso seria focado na aplicação terrestre ou aérea. A duração é de duas horas. No caso da aplicação aérea, os alunos aprenderão sobre calibração da aeronave, ajustes dos parâmetros da pulverização e o risco de deriva. Já na aplicação terrestre, a abordagem será sobre regulagem de bico e barra e risco de deriva.
“O objetivo do treinamento é ensinar e difundir práticas para aperfeiçoar os recursos e reduzir impactos em sistemas de produção agrícola. Poderão participar produtores rurais, aplicadores e pessoas ligadas ao agronegócio”, explica a gerente de Pesquisa e Gestão de Propriedades da Aprosoja, Cristiane Sassagima.
Mais informações – Os interessados poderão tirar dúvidas com os supervisores de projeto de cada região, na sede da Aprosoja em Cuiabá e com os representantes técnicos de vendas da Syngenta nas regiões. O treinamento é gratuito e não é necessário fazer inscrição antecipada.
Locais dos cursos:

 

Data

Horário

Municípios

Aula teórica

Aula prática

02/07

14h às 17h

Tangará da Serra

Hangar da Fazenda Jatobá

Faz. Jatobá

03/07

8h às 12h

Campos de Júlio

Faz. Simarelli – Grupo Bom Futuro

Faz. Simarelli – Grupo Bom Futuro

14h às 17h

Sapezal

Faz. Encantado I

Faz.  Encantado I

04/07

8h às 12h

Campo Novo do Parecis

Sindicato Rural

Faz.  Nossa Senhora Aparecida

14h às 17h

Diamantino

Faz. Hervalense

Faz.  Hervalense

05/07

8h às 12h

Tapurah

Sindicato Rural

Faz.  Verde Vale

14h às 17h

Sorriso

Sindicato Rural

Faz.  Bela Vista I

06/07

8h às 12h

Cláudia

NAC (Núcleo Avançado de Capacitação)

Parque de Exposição

09/07

14h às 17h

Alto Garças

Faz. Prata II

Faz.  Prata II

10/07

8h às 12h

Itiquira

Faz. Esperança

Faz.  Esperança

11/07

8h às 12h

Jaciara

Faz. Entre Rios

Faz.  Entre Rios

14h às 17h

Primavera do Leste

À definir

À definir

 

Fonte: Ascom Aprosoja

Assessoria de ComunicaçãoContatos: Telefone: 65 3644-4215

Email: [email protected]

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana