TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Maio Amarelo: Município realiza ações de conscientização para o alto índice de acidentes de trânsito

Publicado em

A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Transportes Aéreos e Viários (DETRAV) e parceiros, desenvolve neste sábado, 15/05, ações do “Movimento Maio Amarelo” na avenida Brasil, via com o trânsito mais intenso de Tangará da Serra. A proposta é chamar a atenção da população tangaraense para o alto índice de mortes e de pessoas feridas no trânsito, não apenas em nossa cidade, mas em todo o Brasil e o mundo.

De acordo com o coordenador de Transportes do Município, Wilker Corrêa, as ações do Maio Amarelo neste sábado se concentrarão na faixa de pedestres em frente a Praça da Bíblia. Agentes de trânsito, voluntários e representantes do clube de serviço Rotaract participarão do movimento, que terá distribuição de panfletos com mensagens de conscientização para um trânsito melhor e mais seguro.

Cuidados com o excesso de velocidade, bebida alcoólica no volante, uso de celular e respeito ao sinal vermelho são alguns dos focos da mobilização, que perdurará por todo o mês de maio. “O maior número de infrações registradas em Tangará são de motoristas furando o sinal de trânsito”, relata Wilker.

Leia mais:  Tangará da Serra: Secretaria de Planejamento contará com departamento de Habitação

A intenção do Movimento Maio Amarelo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Município ampliará quadro de médicos veterinários para inspeção sanitária em frigoríficos

Published

on

A aprovação do projeto de lei complementar nº 004/2024 pela Câmara Municipal, por unanimidade entre os vereadores, permitirá a contratação de quatro médicos veterinários para atendimento de inspeção sanitária de quatro frigoríficos de Tangará da Serra.

Segundo o texto da propositura de autoria do Executivo Municipal, a medida “está intrinsecamente ligada ao Projeto de Lei Ordinária 096/2024, que autoriza a contratação temporária de médicos veterinários para a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, atendendo às demandas decorrentes de um acordo de cooperação técnica (ACT) entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o município de Tangará da Serra.

O Executivo justifica a propositura pelo impacto direto nas atividades de inspeção (…) nos frigoríficos locais com a escassez de médicos veterinários. “Sem um número suficiente de profissionais para realizar essas inspeções pelo MAPA, os frigoríficos enfrentam limitações no aumento de abates ou na criação de novos turnos. Isso, por sua vez, afeta não apenas a capacidade de produção dos frigoríficos, mas também o crescimento econômico do município, incluindo a criação de empregos diretos e indiretos”, consta no texto do PLC.

Leia mais:  Mato Grosso pode ter queda suave de temperatura no Sul e no Oeste nessa semana

Porém, a contratação dos médicos veterinários implica no aumento da taxa de abate para bovinos (de e,015 para 0,025 UPM) e suínos (de 0,001 para 0,004 UPM). O valor da UPM é de R$ 55,98.

Com a majoração da taxa de abate, o município gera receitas adicionais que serão direcionadas para custear a contratação desses profissionais para atender às demandas de inspeção nos frigoríficos. Os médicos serão cedidos ao MAPA e por ele fiscalizados, o que garantirá o cumprimento das obrigações legais em termos de inspeção sanitária, além de atender o ACT firmado ainda 2020.

Os profissionais a serem contratados, em processo seletivo, atenderão aos frigoríficos Marfrig, Seara (JBS), Pork Foods e EP Frig, cuja produção é destinada aos mercados local e, também, para exportação.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana