conecte-se conosco


Cidades & Geral

FEIRA do CENTRO oferece a exótica e benéfica PITAIA; Dias 24 e 31 haverá FEIRAS EXTRAS

Publicado

O consumidor que visita a Feira do Centro, em Tangará da Serra, tem percebido que em alguns boxes é oferecido um fruto diferente, colorido e chamativo. É a pitaia, também conhecida como fruta-do-dragão.

As próximas duas semanas serão ótimas oportunidades para adquirir estas frutas majestosas para incrementar as ceias natalinas e do réveillon. Nas duas próximas semanas, a Feira do Centro atenderá normalmente às quartas e domingos e, também, nas duas últimas sextas-feiras do ano (dias 24 e 31) em razão das vésperas de Natal e na virada do ano.

Curiosidades e benefícios

A pitaia (ou pitaya, que significa ‘fruta escamosa’) é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus, nativas de regiões da América Central e México e que recentemente passou a ser cultivado em escala no Brasil. Israel e China também cultivam a planta.

Em Mato Grosso, os meses finais do ano – novembro e dezembro – são os mais propícios para a produção dos frutos. A flor, que em seu habitat natural (América Central e parte do México) é polinizada por morcegos e mariposas, no Brasil ainda precisa de polinização manual. O motivo é que a flor abre à noite, o que a faz ser conhecida popularmente como ‘Dama-da-Noite”.

Leia mais:  No domingo: Feira do Centro oferece um alimento rico em vitaminas do complexo B

Como toda fruta, a pitaia pode ser consumida in natura ou na forma de sucos, oferecendo uma série de benefícios à saúde.

Por ser rica em fibras alimentares, ajuda no processo digestivo. Saborosa, possui um baixo teor calórico e, por isso, favorece o emagrecimento saudável. Também fortalece o sistema imunológico, já que é fonte de vitamina C.

Além disso, ajuda a prevenir o diabetes, na medida em que as fibras alimentares encontradas na composição da fruta auxiliam no controle dos níveis de açúcar na corrente sanguínea. De quebra, combate a anemia porque é rica em ferro.

publicidade

Cidades & Geral

Barra do Bugres: Maternidade tem recursos de R$ 500 mil, com obras previstas para março

Publicado

As obras da maternidade pública de Barra do Bugres deverão iniciar no mês de março. Ao menos é esta a expectativa após o anúncio de uma verba do Estado, no valor de R$ 500 mil, que será assegurada através de emenda parlamentar.

A emenda parlamentar foi anunciada pelo deputado estadual Paulo Araújo (PP) durante reunião no auditório da Câmara Municipal com a prefeita de Barra do Bugres, Maria Azenilda Pereira (MDB), vereadores e secretários. Também participaram da reunião o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Aurélio da Silva, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barra do Bugres (ACIBB), Iandro Almicci.

A pauta da reunião foi a construção da maternidade de Barra do Bugres. O município, que não conta com nenhum hospital público ou privado, se obriga a encaminhar gestantes para partos em maternidade no município vizinho de Arenápolis, o que significa, também, aumento de custos.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Aurélio da Silva, o projeto da obra já está em análise para que as obras tenham início o mais rápido possível, já que se trata de uma demanda urgente do município.

Leia mais:  Suspenso pela Justiça, projeto do Sistema Sepotuba terá definição em audiência no dia 16

Segundo informações do município, em se confirmando o depósito dos recursos prometidos pelo deputado, as obras terão início já em março próximo.

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana