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Infraestrutura & Logística

Documento com 5,7 mil assinaturas pede construção de ciclovias em três trechos do perímetro urbano

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O Movimento “Pedale com Segurança” e Sindicato e Associação dos Caminhoneiros formalizaram na tarde da última sexta-feira (15), no auditório da UNEMAT, reivindicação de construção de ciclovia em três trechos do perímetro urbano de Tangará da Serra. A mobilização contou com apoio integral da comunidade acadêmica da UNEMAT e teve apoio empresários e de representantes da sociedade civil organizada e do poder público local.

A reivindicação consta em abaixo assinado com 5.700 assinaturas e pede construção de ciclovia nos trechos entre a Vila Goiás e Unemat (Avenida Inácio Bittencourt), entre o campus da universidade e o distrito de Progresso (MT-358) e, também, no Anel Viário, entre o ‘Trevo da Melancia’ e o Parque de Exposições.

O documento, na forma de ofício e em formato eletrônico (DVD), é assinado pelo coordenador político Político-Pedagógico e Financeiro do campus da UNEMAT em Tangará da Serra, Magno Alves Ribeiro; pela coordenadora do Movimento Pedale com Segurança, Luciane Sávio; a diretora administrativa da UNEMAT, Carolina Tito Camarço; e pelo presidente do Sindicato e Associação dos Caminhoneiros, Edgar Laurini. Receberam o documento o representante do Executivo Municipal e secretário interino de Infraestrutura Wesley Lopes Torres, o presidente da Câmara Municipal vereador Ronaldo Quintão, o deputado estadual João José de Matos e o representante e assessor especial do deputado estadual Paulo Araújo, ex-vereador Amauri Paulo Cervo.

Grande fluxo nos trechos e segurança de transeuntes e ciclistas são justificativa para a reivindicação.

O pedido de construção das ciclovias leva em conta o grande fluxo nos trajetos, que incluem, além dos próprios ciclistas, intenso tráfego de veículos de carga e particulares. “O fluxo de pessoas circulando diariamente nestes trechos é bem considerável, pois além da UNEMAT (2.500 acadêmicos e 320 servidores e professores) temos dois grandes frigoríficos e várias empresas que empregam uma quantia muito significativa de trabalhadores”, diz no documento. O mesmo documento cita, ainda, o grande fluxo nos três trechos oriundo de bairros como Alto da Boa Vista, Jardim dos Ipês, Vila Nazaré, Cidade Alta 3, Grande Esmeralda, além dos distritos de Progresso e Joaquim do Boche.

As ciclovias nos três trechos são, em tese, responsabilidade do governo do Estado, uma vez que envolvem trajetos de jurisdição estadual. O custo ainda está em levantamento e deverá ser informado à esfera estadual par que possa ser incluído da Lei do Orçamento Anual (LOA) do governo. O projeto da LOA/2020 ainda está para votação na Assembleia Legislativa, mas não tempo hábil para inclusão. Assim, o projeto das ciclovias deverá ser inserido no orçamento do Estado para 2021.

As ciclovias nos três trechos são, em tese, responsabilidade do governo do Estado, uma vez que envolvem trajetos de jurisdição estadual.

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Infraestrutura & Logística

Tangará da Serra pode integrar rota de expansão de rede ferroviária em Mato Grosso

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Tangará da Serra pode ser parte, em futuro próximo, de trajetos de ferrovias. A informação foi repassada na manhã desta segunda-feira (17) pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio José Sommavilla, durante comentário no programa Primeira Hora, na rádio Serra FM.

Segundo Sommavilla, a possibilidade foi externada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres e pelo Ministério dos Transportes, cujos representantes estiveram em Cuiabá na última sexta-feira (14), em audiência pública sobre o tema.

Segundo os órgãos federais, Tangará da Serra poderá estar na rota tanto para o trecho entre Lucas do Rio Verde e Vilhena, como no trecho desde Cuiabá até a já citada cidade rondoniense, dentro do contexto das ferrovias de Integração do Centro-Oeste (FICO) e de Integração Oeste-Leste (FIOL). “Nos deram essa esperança, na expansão da rede de ferrovias”, disse o secretário.

Representando o prefeito Vander Masson, Sommavilla fez uso da palavra, na última sexta-feira, na audiência pública (foto acima), em Cuiabá, defendendo a inclusão de Tangará da Serra nos projetos de expansão ferroviária.

Sommavilla: “Vai depender da nossa articulação política (…), de ficarmos atentos e participar das audiências públicas sobre as expansões e colocar esse pleito nas concessões”.

Os trilhos passariam pelo Chapadão dos Parecis, na área de domínio da BR-364, a cerca de 60 quilômetros do perímetro urbano de Tangará da Serra.

Porém, para viabilizar a conquista dessa logística, seria necessário mobilização especial. “Vai depender da nossa articulação política (…), de ficarmos atentos e participar das audiências públicas sobre as expansões e colocar esse pleito nas concessões”, observou Sommavilla.

Ele informa que uma audiência envolvendo essa expansão acontecerá em Cuiabá, no final de maio, possivelmente nos dias 26 e 27.

Por ser um projeto de execução a longo prazo, a chegada dos trilhos ainda é um sonho distante, mas realizável. “Pode demorar, mas vamos deixar um legado para as próximas gerações”, acrescentou o secretário.

Multimodalidade

A multimodalidade consiste na integração dos modais rodoviário, ferroviário e hidroviário.

A chegada dos trilhos representaria um grande avanço para a região no que se refere a logística de transportes. Com ferrovias passando pelo Chapadão dos Parecis, a região alcançaria a multimodalidade, já que a hidrovia do rio Paraguai, a partir de Cáceres, já é um pleito regional, já com unidades portuárias prontas para operar (caso do Terminal da APH) e licenciadas para construção (Paratudal e Barranco Vermelho), todas em Cáceres.

Outro aspecto a ser considerado e o porto seco que deverá ser implantado em Tangará da Serra, provavelmente na região próxima ao Jardim Industriário e bairro Alto da Boa Vista, às margens do Anel Viário.

Além da competividade proporcionada pela redução do custo do frete, a multimodalidade seria fundamental para reduzir o engargalamento sistêmico hoje verificado nas proximidades do porto de Miritituba, no Pará, em decorrência da grande produção de grãos e colheitas de enormes volumes na mesma época. Também será uma solução para outro problema sério enfrentado pela produção de grãos, que é a limitação da capacidade de armazenamento.

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