“Se você tinha alguma esperança de viver num país livre de corrupção, com políticos honestos dando exemplo para o povo e preocupados com o bem-estar comum e com o desenvolvimento do País, a pá de cal foi jogada em seu sonho nessa semana”. Essa foi a expressão de abertura da edição do Momento Agrícola deste sábado (25.05).
De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro – entre elas a Enfoque Rádio Web – e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana. O programa é reprisado aos domingos, a partir das 07h00, pela Enfoque Rádio Web.
Sonho frustrado
Logo no início do primeiro bloco do Momento Agrícola, Ricardo Arioli destacou que “o sonho (de um País livre da corrupção) acabou com as decisões da nossa corte suprema… uma das decisões determinou a extinção da condenação do José Dirceu (líder do PT) por corrupção passiva numa ação da Lava Jato”, disse.
Só para relembrar, a Lava Jato foi um conjunto de investigações realizadas pela Polícia Federal do Brasil que cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, de prisões temporárias e preventivas e de condução coercitiva. O objetivo foi apurar um esquema (denominado “Petrolão”) de lavagem de dinheiro que movimentou bilhões de reais em propina e que teve forte repercussão em nível internacional.
Momento da Lava Jato em 2019: Luta contra a corrupção no País leva sucessivos revezes com decisões favoráveis a corruptos.
Arioli segue em desabafo acrescentando que “outra decisão anulou todos os atos da Lava-Jato contra o Marcelo Odebrecht (lembra dele?), réu confesso, delator premiado e que até devolveu dinheiro da corrupção”.
O apresentador prossegue. “Outra decisão fatal foi o arquivamento das investigações dessa mesma Lava Jato sobre os políticos Renan Calheiros e Romero Jucá”, citou, referindo-se a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
Arioli tece fortes comentários sobre esses assuntos e cita, também, o oportunismo de políticos e o descaso de sucessivas gestões que claramente contribuiu para a catástrofe no Rio Grande do Sul. Também há menções sobre os nocivos ativistas, os chamados ‘ecochatos’, apoiados por políticos que se aproveitam da “onda verde” para fazer politicagem.
Um exemplo de ativismo irresponsável foram os movimentos contrários às dragagens de rios na região da grande Porto Alegre que poderiam ter, ao menos, evitado perdas humanas e minimizado o desastre que atingiu grande parte do território gaúcho.
Outras
O Momento Agrícola traz outras notícias comentadas no primeiro bloco. Nos outros três blocos, o programa traz entrevistas com os seguintes temas: “O Sucesso da Pecuária na Acricorte”, com Oswaldo Ribeiro, da Acrimat; “O Leão quer te pegar”, com Maria Angélica Feijó, da CNA, e “A Feira de sementes Febrasem”, com Nélson Croda, da Aprosmat.
Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no podcast abaixo ou acesse a Enfoque Rádio Web, na parte superior da página deste site. O programa vai ao ar aos sábados, a partir das 07h00, com reprise aos domingos, no mesmo horário.