TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

CIB-MT define distribuição de 181 mil doses, com 8.522 destinadas ao ERS de Tangará da Serra

Publicado em

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou a Resolução Nº 76, que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 181.130 doses de vacina contra a Covid-19 enviadas nesta terça (27.07) e quarta-feira (28.07) pelo Ministério da Saúde, sendo 89.700 doses da Astrazeneca, 57.500 doses da Coronavac e 33.930 da Pfizer.

Destas, 8.522 são destinadas, a partir desta quinta-feira (29), ao Escritório Regional de Saúde de Tangará da Serra, que abrange 10 municípios. A distribuição consistirá, conforme a Resolução 76, em 1.640 da Coronavac, 6.420 da Astrazeneca e 462 da Pfizer. Veja tabela de distribuição a seguir.

Conforme a Resolução Nº 76, tanto a Astrazeneca como a Pfizer devem ser aplicadas como segunda dose em pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente grave. Os imunizantes Pfizer também contemplarão com a primeira dose pessoas de 45 a 49 anos e com a segunda dose gestantes e puérperas sem e com comorbidades, desde que apresentem recomendação médica.

As pessoas de 45 a 49 anos ainda poderão ser vacinadas com a primeira e segunda dose do imunizante Coronavac. Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias. Já o prazo da segunda dose da Coronavac varia entre 14 e 28 dias. A administração da segunda dose da Pfizer deve ser feita em até 12 semanas.

Leia mais:  Dengue: Vacinação será em duas doses; Imunizantes chegam na quinta em Tangará e região

O colegiado pontuou na Resolução que os municípios que já completaram a vacinação das pessoas de 45 a 49 anos devem seguir para a próxima faixa etária (ano a ano) em ordem decrescente de prioridade.

Ainda foi acordado a distribuição de um remanescente de 615 doses da Astrazeneca e 260 doses da Coronavac que estavam armazenadas na Rede de Frio Estadual como estoque estratégico.

Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.

Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.

A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde. Até o momento, Mato Grosso já recebeu 2.619.470 doses de imunizantes contra a Covid-19.

Confira em anexo a resolução:

http://www.mt.gov.br/documents/21013/0/Resolu%C3%A7%C3%A3o+CIB+76/6ec2ecda-1122-2ee7-72d8-513dd9b30222

 

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Com 900 exames em abril, fila de espera de mamografia é zerada em Tangará da Serra

Published

on

A Secretaria de Saúde zerou neste mês a fila de espera de exames de mamografia em Tangará da Serra. Ao todo, de janeiro a abril de 2024, foram realizados 900 exames no mamógrafo Aurora, que foi adquirido ao final de 2023. O novo equipamento, que custou R$ 469 mil aos cofres do município, possui alta resolução de imagem, segurança e produtividade. Ele permite a execução de 520 exames por mês no Centro de Especialidades (antigo Posto Central).

A Coordenação do Centro de Saúde explica que devido a Campanha Outubro Rosa – que é o maior mês de procura pelas mulheres para exames preventivos, como Papanicolau e mamografia – é comum no início do ano seguinte, haver mulheres aguardando agendamento. Contudo, o equipamento novo proporcionou maior agilidade entre as mamografias, aumentando a quantidade de mulheres atendidas na mesma semana.

“É uma ótima notícia para nossa comunidade de Tangará da Serra. A nossa gestão adquiriu o mamógrafo digital com foco em zerar a fila e chegamos a essa conquista nesse mês de abril. Estamos zerando todas as filas de exames, cirurgias, é um compromisso nosso com a saúde da população”, disse o prefeito Vander Masson.

Leia mais:  Com 900 exames em abril, fila de espera de mamografia é zerada em Tangará da Serra

“Dentro do propósito do que a gestão do Prefeito Vander tem solicitado em relação a Secretaria de Saúde, nós fizemos o investimento necessário na troca do mamógrafo, que agora é digital… Tínhamos, antes, um mamógrafo ultrapassado. Saímos da capacidade de 250 exames/mês para 520 exames/mês. É um grande ganho para o município, que presta serviço de qualidade, e para a população usuária.” completa Wellington Bezerra, secretário municipal de Saúde.

De acordo com o Sistema de Informações de Câncer (SISCAN) do Ministério da Saúde, foram realizadas 2.023 mamografias no ano de 2023 em Tangará da Serra.

(Texto e fotos: Assessoria de Imprensa)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana