TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Momento Agrícola

Carne suína para coreanos, o arroz no Rio Grande e entrevistas são destaques da edição

Publicado em

O assunto de abertura do Momento Agrícola deste sábado (10) é sobre o início desse mês, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciou que a Coreia do Sul isentou a tarifa de importação sobre uma cota de 10 mil toneladas de carne suína congelada do Brasil — com exceção do corte “barriga”. Até então, o produto brasileiro era taxado em 25%.

O MAPA considerou a medida um avanço nas tratativas bilaterais e fortalece o acesso da carne suína nacional a um dos mercados mais relevantes da Ásia. A decisão coreana motivou comemorações no setor produtivo brasileiro.

E não é para menos, afinal, a Coréia do Sul é o quarto importador mundial de carne suína. Ano passado os sul-coreanos importaram 785 mil toneladas. Média de consumo per capita dos coreanos é de 29 kg/ano da proteína.

Arioli comenta sobre esse negócio, que indica um incremento importante nas relações comerciais entre Brasil e o rico país asiático.

Arroz no RS

O Momento Agrícola traz, também, informações sobre um produto essencial na mesa dos brasileiros. A colheita do arroz no Rio Grande do Sul atingiu 97% da área semeada para a safra 2024/25.. A informação é do Instituto Rio-grandense do Arroz (IRGA).

Leia mais:  Nobel da Agricultura, trégua entre China e EUA no tarifaço e entrevistas são destaques

Outras

Além de outras notícias comentadas, o Momento Agrícola traz os blocos de entrevistas, com os temas “O Congresso da ABRAMILHO”, com Glauber Silveira; e “A Geopolítica e a Agricultura Tropical”, com Sueme Mori, da CNA.

Comentários Facebook
Advertisement

Momento Agrícola

Nobel da Agricultura, trégua entre China e EUA no tarifaço e entrevistas são destaques

Published

on

O prêmio World Food Prize conquistado por uma brasileira que compõe os quadros da Embrapa, os entendimentos entre Estados Unidos e China sobre as tarifas recíprocas, notícias comentadas e entrevistas são os destaques do Momento Agrícola deste sábado (17.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Nobel da Agricultura

O prêmio World Food Prize é uma premiação concedida a pessoas que contribuíram significativamente para melhorar a qualidade, a quantidade ou a disponibilidade de alimentos no mundo.

Mariangela Hungria (foto acima) é a primeira brasileira a receber o “Nobel” da Agricultura. Com uma pesquisa sobre insumos biológicos que revolucionam a agricultura, a engenheira agrônoma da Embrapa Soja entrou para a história ao ser anunciada como vencedora do Prêmio Mundial da Alimentação (World Food Prize), considerado o “Nobel da Agricultura”.

Leia mais:  Nobel da Agricultura, trégua entre China e EUA no tarifaço e entrevistas são destaques

Há mais de três décadas, ela pesquisa formas de substituir fertilizantes químicos por alternativas sustentáveis, como os inoculantes, produtos com microrganismos benéficos que ajudam as plantas a absorver nutrientes. Estima-se que suas soluções estejam presentes em mais de 40 milhões de hectares cultivados no Brasil, gerando uma economia anual de até US$ 25 bilhões para os agricultores e evitando a emissão de mais de 230 milhões de toneladas de CO₂ equivalente.

Outras

Outras pautas do Momento Agrícola no primeiro bloco, de notícias comentadas, inclui o entendimento entre os Estados Unidos e a China para reduzir temporariamente as chamadas “tarifas recíprocas” (tarifaço) entre os dois países durante 90 dias.

Nos blocos de entrevistas, o Momento Agrícola traz os temas “A Comunicação do Agro”, com João Batista Olivi; “O Futuro do Milho”, com Paulo Bertolini, presidente da Abramilho; “O Brasil Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”, com João Paulo Franco, da CNA, além de “faixa bônus”, com Dra. Mariângela Hungria, vencedora do World Food Prize.

Leia mais:  Nobel da Agricultura, trégua entre China e EUA no tarifaço e entrevistas são destaques

Para ouvir o Momento Agrícola deste sábado na íntegra, clique no podcast abaixo.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana