TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

PERSONALIDADES

Após anúncio de aposentadoria, Valter Locatelli se prepara para receber título de cidadão

Publicado em

Mais de 600 júris durante 45 anos de advocacia, 39 deles exercidos em Tangará da Serra. Estas são as credenciais do advogado criminalista Valter Caetano Locatelli, gaúcho de Passo Fundo radicado em Tangará da Serra desde 1986.

Valter anunciou sua aposentadoria na noite de ontem (quinta, 15), em noite festiva que reuniu mais de 200 pessoas – entre autoridades, colegas de advocacia, familiares e amigos – na sede da 10 Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Tangará da Serra.

Auditório da 10ª subseção da OAB, em Tangará da Serra, ficou lotado para o evento festivo.

O evento festivo na OAB reuniu personalidades e autoridades como o prefeito Vander Masson, a presidente da Seccional OAB-MT Gisela Cardoso (juntamente com sua diretoria, entre eles o tangaraense Josemar Carmerino dos Santos, secretário-geral da entidade); a presidente local da OAB Wanessa Franchini; representantes da sociedade civil organizada e familiares como as filhas de Valter, Camila e Bruna Locatelli, com suas respectivas famílias. A noiva de Valter, Adriana Guimarães, veio de Florianópolis (SC), onde reside, para acompanhar a festiva.

Cidadão

Pois, na noite desta sexta-feira (16), a partir das 19h, a Câmara Municipal de Tangará da Serra realizará sua tradicional sessão solene em homenagem ao aniversário do município. No anfiteatro do Centro Cultural, a solenidade alusiva aos 49 anos de emancipação reunirá 42 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município.

Câmara homenageará Valter e outras 41 personalidades na noite desta sexta-feira.

Serão concedidos títulos de Cidadão Honorário e Cidadão Benemérito, às personalidades que contribuíram de forma significativa à sociedade tangaraense em áreas como educação, saúde, cultura, empreendedorismo, serviço público, entre outras.

Valter Caetano Locatelli estará entre eles, por indicação da vereadora Dona Neide (UNIÃO), para receber o título de Cidadão Benemérito. Será mais uma homenagem, entre dezenas já recebidas ao longo de sua trajetória.

Trajetória e pioneirismo

O pioneiro Valter Caetano Locatelli é um ícone da advocacia em Tangará da Serra e região. É Reconhecido em todo o Mato Grosso e em outros estados do Brasil pelos trabalhos emblemáticos que exerceu (e exerce) na advocacia.

Nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, numa família numerosa de 10 filhos e 03 filhas de “Seo” Orestes e Dona Verônica.

Era a década de 1960. O primeiro trabalho de Valter foi de engraxate. Ainda menino, entrou para um seminário. Queria ser padre! Depois, estudou para ser Técnico em Contabilidade.

Mas a vida sempre reserva muitas surpresas. Valter foi no cinema assistir a um filme em que uma das principais cenas incluía um júri, num impressionante embate entre um advogado e um promotor. Foi um estalo! E Valter resolveu estudar Direito.

Matriculou-se na Faculdade de Direito de Cruz Alta, cidade do noroeste gaúcho, terra do célebre escritor modernista Érico Veríssimo. Colou grau em 1979 e exerceu os primeiros anos de advocacia na cidade de Seberi, também no Rio Grande do Sul.

Jovem irrequieto, Valter queria andar. Pensava numa cidade nova, para crescer junto. E foi assim que, em maio de 1985, aceitou um convite de um amigo para conhecer Tangará da Serra. Assim, em janeiro de 1986, já se instalava na cidade do alto da Serra de Tapirapuã.

Mantém, desde aquela época, seu escritório na Avenida Brasil, no prédio de número 144, proximidades do Correios.

De lá para cá, Valter Locatelli transitou pela advocacia acumulando mais de 600 juris, em casos que o levou a atuar na maioria das comarcas de Mato Grosso e em outros sete estados da Federação.

Comentários Facebook
Advertisement

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana