TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Agronegócio & Produção

Agricultura familiar: Sustentabilidade e comercialização serão temas de minicurso virtual promovido pela Unemat

Publicado em

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) campus de Tangará da Serra promove nesta sexta-feira (26.06) o minicurso “Agricultura Familiar e Sustentabilidade: Desafios e Possibilidades da Comercialização”, em parceria com o projeto de extensão “Formação de Jovens Lideranças para a Sustentabilidade Socioambiental”, mantido pela instituição.

O minicurso será transmitido pela plataforma Youtube a partir das 19hs de sexta-feira. A atividade terá as participações do professor Dr. José Jaconias da Silva, do Departamento de Administração da UFMT, campus de Cuiabá; do professor Dr. Anderson Gehler Froehlich, do Departamento de Administração do Campus de Tangará da Serra, e do agricultor e apicultor Saguio Moreira Santos, de Pontes e Lacerda. A mediação será da estudante de Direito da Unemat, Natalia Cantini.

Serão avaliados aspectos de ordem social, econômica e ambiental relacionados às práticas dos agricultores familiares em Mato Grosso que comercializam semanalmente sua produção nas feiras e outros opções de mercado no setor de alimentos. A partir destes aspectos, os participantes partirão para outra linha de análise: o desenvolvimento sustentável da agricultura de base familiar.

Os interessados poderão se inscrever pelo link https://forms.gle/WNKaFrKZnHLLNJJ2A. Será fornecido certificado de 05 horas/aula aos participantes.

Comentários Facebook
Advertisement

Agronegócio & Produção

Dr. João quer linha de crédito para elevar padrão genético do gado de pequenos produtores

Published

on

O deputado estadual e primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, Doutor João, do MDB, apresentou, recentemente, um projeto de lei que cria uma linha de crédito específica para impulsionar a melhoria genética da bovinocultura no estado.

A proposta, resultado dos debates da Câmara Setorial Temática dos Zebuínos, instalada na Casa de Leis por iniciativa do próprio parlamentar em 31 de março último, altera a Lei que define as diretrizes para o orçamento de 2025, incluindo um inciso que prevê recursos para aquisição de touros de seleção, custeio de insumos, treinamentos e assistência técnica.

A medida visa modernizar a pecuária mato-grossense, com foco nos pequenos e médios produtores, e reforça o compromisso do parlamentar com o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário.

Dr. João: “Cerca de 56% das propriedades rurais de Mato Grosso tem até 100 cabeças de gado”.

O projeto estabelece que os touros adquiridos com a linha de crédito devem ser avaliados por entidades ou associações de melhoramento genético oficialmente reconhecidas, com certificação de desempenho e conformação genética.

A iniciativa busca garantir que os reprodutores utilizados elevem a qualidade do rebanho, promovendo maior produtividade e rentabilidade.

De acordo com o deputado, cerca de 56% das propriedades rurais de Mato Grosso tem até 100 cabeças de gado.

Ele lembrou que esses pequenos e médios produtores muitas vezes utilizam touros sem avaliação genética, o que limita o potencial econômico do rebanho.

A proposta nasceu de discussões técnicas que reuniram representantes de entidades de classe, órgãos públicos e especialistas na Câmara Setorial.

Durante os debates, foi apontado que aproximadamente cinco milhões de fêmeas no estado são cobertas por touros sem procedência genética, resultando em perdas de oportunidade produtiva.

Doutor João disse ainda que a utilização de touros melhoradores pode gerar um ganho de até 400 reais por animal, além de elevar o padrão de qualidade do rebanho.

(Redação EB, com Sapicuá RN)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana