O Momento Agrícola deste sábado (08.06) repercute as principais notícias da semana ligadas ao Agro – entre elas a Medida Provisória “do fim do mundo” -, a projeção de 7,39 milhões de bovinos confinados no Brasil em 2024, o Biodiesel nos Estados Unidos e a greve dos professores.
De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o Momento Agrícola é um programa veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro – entre elas a Enfoque Rádio Web – e repercutido em forma de notícias e com podcast Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.
MP do fim do mundo
Medida Provisória 1227, que limita a compensação de créditos das contribuições ao PIS/Pasep e à Cofins, paralisou as negociações de soja no mercado local na quarta-feira (05) e tem mobilizado produtores agropecuários, segmento que tem sido apontado como o mais atingido pela proposta.
Polêmica da MP 1227 deverá movimentar Brasília na próxima semana.
A MP é uma tentativa do governo de compensar o impacto fiscal da prorrogação da desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia e da contribuição previdênciária de municípios menores. Com a medida, o governo quer arrecadar cerca de 50 bilhões de reais por ano, a partir de 2025.
A Abag (Associação Brasileira do Agronegócio) destacou, em nota, o impacto nos “recursos financeiros das companhias, ampliando custos e reduzindo a rentabilidade de toda a cadeia do agro”. Além disso, as entidades tem apontado o possível impacto inflacionário da medida, com o repasse do novo custo para o preço dos produtos agrícolas.
Embora o agro seja o setor mais atingido pela proposta, a abrangência da medida preocupa o setor produtivo como um todo. O presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, interrompeu a participação na comitiva oficial do governo brasileiro em visita à Arábia Saudita e à China e antecipou a volta ao Brasil. “Chegamos ao nosso limite. Nós somos um vetor fundamental para o desenvolvimento do país e vamos às últimas consequências jurídicas e políticas para defender a indústria no Brasil”, afirmou em nota.
O Congresso cogita devolver a MP 1227 ao governo. Tudo indica que haverá embates entre governo, Congresso e setor produtivo mais intensos na próxima semana.
Confinamento maior
O negócio de Ruminantes da dsm-firmenich, detentora das marcas Tortuga de suplementos nutricionais para animais e FarmTell de softwares de gestão de fazendas, anunciou importantes dados no setor de confinamento de bovinos de corte, como o censo de intenção para 2024.
De acordo com o vice-presidente de Nutrição e Saúde Animal para a América Latina da dsm-firmenich, Luiz Magalhães, o censo de confinamento tem como objetivos identificar a tendência de confinamento no Brasil, calcular o número de bois confinados no Brasil, estabelecer um planejamento estratégico para melhorar a gestão e aumentar a segurança alimentar e a qualidade do produto.
Censo de Confinamento projeta 7,379 milhões de bovinos confinados em 2024
Outras
Ricardo Arioli comenta, ainda, algumas notícias ligadas ao meio ambiente e que foram destaque no mundo. As enchentes na Alemanha, mais petróleo no Brasil, a Olimpíada sem Carne, e o metano do boi que “agora é bom”, estão entre as abordagens no segundo bloco.
Nos dois últimos blocos há entrevistas sob os temas “De Olho no Material Escolar”, com Letícia Jacintho, e “Os riscos do transporte no Brasil”, com Bruno Batista, da CNT.
Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique no podcast abaixo ou acesse a Enfoque Rádio Web, na parte superior da página deste site. O programa vai ao ar aos sábados, a partir das 07h00, com reprise aos domingos, no mesmo horário.