TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Políticos

Chico Guarnieri destaca importância do MT Produtivo para fortalecer a agricultura familiar

Publicado em

Deputado estadual participou do lançamento do programa em Cuiabá e defendeu que os investimentos cheguem diretamente às famílias rurais e comunidades tradicionais

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) participou do lançamento do projeto MT Produtivo – Desenvolvimento e Sustentabilidade, iniciativa do Governo de Mato Grosso que prevê US$ 100 milhões em investimentos para impulsionar a agricultura familiar no estado. O programa será executado entre 2025 e 2030 e deve beneficiar cerca de 15 mil famílias em 61 municípios, com foco na geração de renda, inclusão social e sustentabilidade.

Chico Guarnieri destacou a importância do projeto para fortalecer a produção rural e ampliar as oportunidades de desenvolvimento econômico nas comunidades. Segundo ele, o incentivo à agricultura familiar contribui diretamente para o crescimento regional e para a fixação das famílias no campo, além de promover práticas sustentáveis.

“Esse projeto representa um avanço importante para a agricultura familiar de Mato Grosso. São investimentos que vão fortalecer quem produz, gerar renda no campo e garantir mais oportunidades para milhares de famílias que vivem da terra”, afirmou o parlamentar, no evento realizado nessa quinta-feira (06.11), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O governador Mauro Mendes ressaltou que o equilíbrio fiscal alcançado desde 2019 permite ao Estado investir com responsabilidade em políticas públicas que transformam a vida das pessoas.

“ Esse projeto simboliza o nosso compromisso com quem produz, acredita e trabalha neste Estado. É mais uma demonstração de que governar com responsabilidade dá resultados”, afirmou o governador.

O vice-governador Otaviano Pivetta e a secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, também enfatizaram o impacto do programa na melhoria da infraestrutura e na valorização dos produtores rurais.

“Nós, do Banco Mundial, trazemos tanto conhecimento global quanto local em tecnologia e acesso a mercados, voltado especialmente para a agricultura familiar. O projeto integra as políticas do Estado em temas como regularização ambiental, acesso à terra e crédito, e busca estimular cadeias de valor sustentáveis”, explicou Diego Arias, gerente de Agricultura e Alimentos do Banco Mundial.

O MT Produtivo contará com o apoio do Banco Mundial (BIRD) e de órgãos estaduais como a Sema, Intermat, Empaer e Sefaz, para fortalecer as cadeias produtivas, regularizar propriedades e incentivar práticas agrícolas sustentáveis.

“O Governo do Estado está dando um passo firme ao investir na base produtiva e sustentável do nosso interior. Vamos acompanhar de perto a execução desse programa para que cada recurso chegue realmente a quem precisa e traga resultados concretos para as comunidades rurais”, completou Chico Guarnieri.

(Assessoria, com foto de Mayke Toscano/Secom)

Comentários Facebook
Advertisement

Política & Políticos

Proposta na ALMT visa abrir diálogo para estadualização do Hospital de Câncer

Published

on

A Assembleia Legislativa aprovou, em votação única durante sessão ordinária, requerimento de autoria do deputado estadual Dr. João (MDB) que solicita a realização de audiência pública para debater a estadualização do Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCan).

O encontro está marcado para o dia 11 de novembro, às 14h, no auditório Milton Figueiredo, e reunirá representantes do poder público, entidades médicas, órgãos de controle e a direção do hospital.

Iniciativa do deputado Dr. João visa buscar soluções concretas para garantir o pleno funcionamento do hospital.

Entre os convidados estão o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Diogo Leite Sampaio, o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Marco Antônio Norberto Felipe, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo, além da equipe gestora do Hospital de Câncer.

Segundo o deputado Dr. João, que integra a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o objetivo da audiência é buscar soluções concretas para garantir o pleno funcionamento do hospital, que enfrenta dificuldades estruturais e financeiras, mesmo após o aumento do repasse estadual anunciado no ano passado.

O parlamentar já havia cobrado providências da Secretaria de Estado de Saúde durante reunião da Comissão de Saúde, destacando que muitos compromissos assumidos com a unidade ainda não foram cumpridos, como a ampliação do pronto atendimento, a modernização dos serviços e a regularização dos repasses.

Dr. João reforçou que o compromisso é com a vida e o direito à saúde, e defendeu ações imediatas para que o Hospital de Câncer volte a atender a população mato-grossense com dignidade, qualidade e eficiência.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana