TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Política & Políticos

Chico Guarnieri destaca importância do MT Produtivo para fortalecer a agricultura familiar

Publicado em

Deputado estadual participou do lançamento do programa em Cuiabá e defendeu que os investimentos cheguem diretamente às famílias rurais e comunidades tradicionais

O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) participou do lançamento do projeto MT Produtivo – Desenvolvimento e Sustentabilidade, iniciativa do Governo de Mato Grosso que prevê US$ 100 milhões em investimentos para impulsionar a agricultura familiar no estado. O programa será executado entre 2025 e 2030 e deve beneficiar cerca de 15 mil famílias em 61 municípios, com foco na geração de renda, inclusão social e sustentabilidade.

Chico Guarnieri destacou a importância do projeto para fortalecer a produção rural e ampliar as oportunidades de desenvolvimento econômico nas comunidades. Segundo ele, o incentivo à agricultura familiar contribui diretamente para o crescimento regional e para a fixação das famílias no campo, além de promover práticas sustentáveis.

“Esse projeto representa um avanço importante para a agricultura familiar de Mato Grosso. São investimentos que vão fortalecer quem produz, gerar renda no campo e garantir mais oportunidades para milhares de famílias que vivem da terra”, afirmou o parlamentar, no evento realizado nessa quinta-feira (06.11), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Leia mais:  Taques critica STF, fala em “bandalheira” na corte e questiona relação com Senado

O governador Mauro Mendes ressaltou que o equilíbrio fiscal alcançado desde 2019 permite ao Estado investir com responsabilidade em políticas públicas que transformam a vida das pessoas.

“ Esse projeto simboliza o nosso compromisso com quem produz, acredita e trabalha neste Estado. É mais uma demonstração de que governar com responsabilidade dá resultados”, afirmou o governador.

O vice-governador Otaviano Pivetta e a secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, também enfatizaram o impacto do programa na melhoria da infraestrutura e na valorização dos produtores rurais.

“Nós, do Banco Mundial, trazemos tanto conhecimento global quanto local em tecnologia e acesso a mercados, voltado especialmente para a agricultura familiar. O projeto integra as políticas do Estado em temas como regularização ambiental, acesso à terra e crédito, e busca estimular cadeias de valor sustentáveis”, explicou Diego Arias, gerente de Agricultura e Alimentos do Banco Mundial.

O MT Produtivo contará com o apoio do Banco Mundial (BIRD) e de órgãos estaduais como a Sema, Intermat, Empaer e Sefaz, para fortalecer as cadeias produtivas, regularizar propriedades e incentivar práticas agrícolas sustentáveis.

Leia mais:  Taques critica STF, fala em “bandalheira” na corte e questiona relação com Senado

“O Governo do Estado está dando um passo firme ao investir na base produtiva e sustentável do nosso interior. Vamos acompanhar de perto a execução desse programa para que cada recurso chegue realmente a quem precisa e traga resultados concretos para as comunidades rurais”, completou Chico Guarnieri.

(Assessoria, com foto de Mayke Toscano/Secom)

Comentários Facebook
Advertisement

Política & Políticos

Taques critica STF, fala em “bandalheira” na corte e questiona relação com Senado

Published

on

Candidato ao Senado (foto acima) afirma que ministros deveriam ter mandato, defende fim de decisões monocráticas e critica presidente do Senado por não dar andamento a pedidos de impeachment

A crise institucional vivenciada pelo Brasil com os episódios envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal tem sido terreno fértil neste pleito eleitoral. É nesse ambiente que o ex-senador e ex-governador Pedro Taques (PSB), candidato ao Senado por Mato Grosso, fez críticas incisivas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), durante entrevista concedida à Serra FM na manhã desta terça-feira (22).

Taques iniciou afirmando que considera a corrupção e a atuação das facções criminosas dois dos principais problemas enfrentados atualmente pelo país. Ao tratar da primeira questão, direcionou parte significativa da entrevista ao funcionamento do STF e à relação entre a Corte e o Senado Federal.

Proposta de mudanças

Uma das mudanças defendidas pelo candidato é a instituição de mandato para ministros do Supremo. Segundo Taques, os ministros deveriam permanecer no cargo por 12 anos, e a idade mínima para ingresso na Corte deveria passar dos atuais 35 para 60 anos. Ele afirmou ter uma proposta de emenda nesse sentido.

Outra alteração defendida por Taques é a proibição das decisões monocráticas no Supremo. Para ele, decisões dessa natureza permitem que um único ministro suspenda ou altere decisões tomadas pelo Congresso. “Eu defendo que supremo deva ser o tribunal, não o ministro A, B ou C”, afirmou. Na avaliação apresentada pelo candidato, as decisões monocráticas não seriam adequadas ao funcionamento democrático.

Leia mais:  Taques critica STF, fala em “bandalheira” na corte e questiona relação com Senado

Relação STF/Senado

Taques também defendeu que deputados e senadores deixem de ser julgados pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, a mudança seria necessária para reduzir uma relação que classificou como de proximidade entre integrantes dos dois Poderes.

“Eu defendo que a sabatina seja mais valorizada”, afirmou. O ex-senador lembrou sua passagem pelo Senado e citou as sabatinas dos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Também disse ter apresentado projeto para permitir a participação da população nas sabatinas por meio da internet, inclusive com o envio de denúncias sobre os indicados.

Taques descartou, por outro lado, a eleição direta para ministros do STF. Segundo ele, esse modelo poderia ampliar a influência econômica sobre a composição da Corte.

“Bandalheira” e Alcolumbre

Na sequência, fez uma das críticas mais duras da entrevista. Disse que há uma “bandalheira” no Supremo e citou o banqueiro Daniel Vorcaro e o Banco Master ao fazer acusações sobre supostas relações financeiras e pessoais envolvendo integrantes da Corte. Essas afirmações foram apresentadas pelo candidato durante a entrevista e não são tratadas aqui como fatos comprovados.

Ao abordar os pedidos de impeachment de ministros do Supremo, Taques criticou diretamente o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

Segundo o candidato, Alcolumbre teria condições de deixar os pedidos sem apreciação e estaria mantendo as representações paradas. Taques defendeu uma mudança no procedimento: caso o presidente do Senado não colocasse o pedido em votação no prazo de 30 dias, toda a Casa ficaria paralisada até que a matéria fosse apreciada.

Leia mais:  Taques critica STF, fala em “bandalheira” na corte e questiona relação com Senado

O número citado por Taques na entrevista foi de 102 pedidos. Entretanto, o número de representações contra ministros do STF mudou ao longo de setembro. Em 1º de setembro, Alcolumbre afirmou publicamente que havia 109 pedidos de impeachment contra os dez ministros da Corte.

As declarações de Taques ocorrem em um momento de forte discussão política sobre a relação entre o Senado e o Supremo. Em setembro, novos pedidos de impeachment foram protocolados contra ministros da Corte, enquanto Alcolumbre passou a ser pressionado por parlamentares para dar andamento às representações.

Segurança pública

A entrevista também tratou de segurança pública. Taques defendeu a criação de uma lei de responsabilidade da segurança pública que estabeleça um piso mínimo obrigatório de investimentos para o setor, a exemplo do que ocorre, segundo ele, com saúde e educação.

O candidato afirmou ainda que as Forças Armadas deveriam concentrar sua atuação na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, como forma de dificultar a entrada de drogas e, consequentemente, o abastecimento financeiro das organizações criminosas.

Taques também afirmou que pretende combater as lideranças das facções criminosas e mencionou ações realizadas durante sua trajetória política e jurídica. Ao falar de Mato Grosso, citou o caso de João Arcanjo Ribeiro e afirmou que sua atuação contribuiu para a sua prisão.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana