TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Tangará da Serra

Usinas hidrelétricas apresentam planos de segurança e emergência com ação simulada

Publicado em

Os planos relacionados à segurança de barragens e as ações programadas em caso de emergência foram o conteúdo de palestra e objeto de simulação na semana passada (quinta, 17), na sede da Usina Hidrelétrica Juba I, em Tangará da Serra.

A simulação e as apresentações do Plano de Segurança de Barragem (PSB) e do Plano de Ação de Emergência (PAE) integram o contexto do Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), conforme prevê a legislação vigente (Lei 12.334/2010 – Política Nacional de Segurança de Barragens) e, também, pela Resolução Normativa 1.064/2023, que estabelece critérios e ações de segurança de barragens associadas a usinas hidrelétricas fiscalizadas pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.

Programação do evento incluiu apresentações teóricas dos planos de segurança e de emergência.

As apresentações dos planos de segurança e de ação emergencial e, também, o simulado, foram atividades promovidas pela direção da UHE Juba I e das PCHs Graça Brennand e Pampeana, cujas áreas de impacto se situam nos municípios de Tangará da Serra e Barra do Bugres.

Trabalhos foram conduzidos pelo diretor Brennand Investimentos, Valfrido Bezerra.

Os trabalhos foram conduzidos pelo diretor de Meio Ambiente e Segurança de Ativos da empresa responsável pelos empreendimentos – Brennand Investimentos -, Valfrido Bezerra, com apoio do gerente regional de Operações, Fábio de Castro e Souza. As apresentações e o simulado tiveram a participação da 3ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar, das unidades de Defesa Civil dos municípios de Tangará da Serra e Barra do Bugres, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tangará da Serra, além do quadro de colaboradores das usinas e de moradores vizinhos ao complexo hidrelétrico.

Leia mais:  SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

Após as apresentações das partes teóricas do PSB e PAE, houve uma visitação (foto acima e as duas na sequência) às instalações da UHE Juba I e, após o almoço servido pela empresa, um simulado onde foram testados o acionamento das sirenes de emergência e conferidas as ações das partes envolvidas. A atividade seguiu o disposto no Plano de Ação de Emergência, observando o tempo cronometrado para os procedimentos destacados para as chamadas Zonas de Auto Salvamento (ZAS).

Estruturas

Oficialmente classificadas como de risco baixo, as usinas Juba I, Graça Brennand e Pampeana apresentam condições de segurança, tanto na planificação como na questão física das barragens, sendo estas consideradas de dimensionamento adequado, com projetos bem executados quando da construção.

Segundo o diretor Valfrido Bezerra, há um cronograma de monitoramento que inclui inspeções mensais de rotina, verificações regulares de segurança e treinamento constante da equipe das usinas. “Para reforçar, trazemos de fora, anualmente, uma equipe de profissionais para realizar inspeções de segurança. É importante essa visão diferenciada para confrontar com as vistorias realizadas pela equipe local”, observou o representante da Brennand Investimentos.

Leia mais:  SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

A segurança dos empreendimentos e a preservação ambiental verificada nas suas áreas, asseguram às usinas as condições de normalidade desde que entraram em operação. “A empresa apresenta as condições seguras para a comunidade, em especial a quem se localiza à jusante das barragens… o local está absolutamente seguro e o que ocorreu aqui foi um conhecimento do plano de segurança e um simulado para uma eventualidade, o que é previsto em lei”, disse o Tenente Jamil Nobres, do Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra.

Tenente Jamil, do Corpo de Bombeiros:: “O local está absolutamente seguro e o que ocorreu aqui foi um conhecimento do plano de segurança e um simulado para uma eventualidade, o que é previsto em lei”.

Já o coordenador da Defesa Civil de Tangará da Serra, Paulo de Jesus, destacou a importância do treinamento e da apresentação do PSB e do PAE pelas usinas. “Muitas vezes ouvimos equívocos a respeito de empreendimentos como essas usinas… somente um evento como esse que tivemos aqui esclarece qualquer dúvida e podemos afirmar que as medidas de segurança aqui adotadas são absolutamente corretas, garantindo toda a segurança que se espera desses empreendimentos”, observou o agente.

Complexo Juba permanece em situação de normalidade desde sua construção há 40 anos.

No caso do Plano de Segurança de Barragem, cada uma das usinas – UHE Juba I, PCH Graça Brennand e PCH Pampeana – possui os seus próprios arcabouços e acervos de Informações Gerais, Documentação Técnica, Planos & Procedimentos, Registros & Controles, e Revisão Periódica de Segurança.

Os planos de Segurança de Barragem e de Ação de Emergência das hidrelétricas estão protocolados junto às prefeituras de Tangará da Serra e Barra do Bugres, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar e, também, na Defesa Civil Estadual.

 

Comentários Facebook
Advertisement

Tangará da Serra

SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

Published

on

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) leva nesta semana o Prepara Varejo 2025 para Tangará da Serra. O objetivo é preparar empresários, gestores e trabalhadores do comércio varejista da região.

A programação é pensada nas datas comerciais do segundo semestre do ano, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, as quais movimentam o setor.

Com o apoio do Sindicato do Comércio Varejistas de Tangará da Serra (Sincovatan-MT), no dia 25 de setembro, o destaque será a palestra “Pare de Vender Assim”, conduzida por Fred Alecrim, consultor e palestrante reconhecido pela abordagem inovadora no relacionamento com clientes e no fortalecimento de negócios varejistas.

Sede da 10ª Subseção da OAB receberá evento Prepara Varejo, nesta quinta.

Além da palestra, os encontros contarão com o ‘Painel do Varejo’, momento em que os empresários e lideranças locais discutirão oportunidades, desafios e as novidades do setor no cenário atual.

O diretor Regional, Edson Dahmer, explica que o Senac-MT leva conhecimento prático criando oportunidades para empresários e profissionais do setor.  “Nossa missão é levar conhecimento prático e atualizado, que possa ser aplicado de imediato nas empresas e refletir em resultados concretos para o setor. Quando aproximamos especialistas, lideranças e profissionais em um mesmo espaço de aprendizado, criamos oportunidades de crescimento coletivo que impulsionam a economia das cidades e de todo o estado”, afirma o diretor.

Leia mais:  SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

Prepara Varejo  

O Prepara Varejo 2025 integra a agenda de capacitações do Senac-MT para o setor de comércio de bens, serviços e turismo, alinhado às demandas do mercado e ao propósito da instituição de promover educação profissional de qualidade, conectada com a realidade de cada região.

O Senac intensificou sua agenda nesse período e está ofertando mais de 200 cursos, sendo mais de 25 mil vagas gratuitas e palestras em 12 municípios com o Prepara Varejo.

Programação e inscrições

Tangará da Serra – Data: 25/09
Palestra: Pare de Vender Assim
Palestrante: Fred Alecrim
Local: OAB Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Mato Grosso
Horário: 18h30
Inscrições AQUI

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana