TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Tubérculo de origem andina é fonte energética oferecida na Feira do Centro. Veja receitas

Publicado em

Ela vai muito bem cozida, assada, frita, na forma de pães, panquecas, esfirras, empadas, bolos, tortas e doces. É versátil na cozinha, sendo fonte de energia com sabor peculiar. Essa é a batata-doce, tubérculo oferecido em quantidade e qualidade na Feira do Produtor do Centro, em Tangará da Serra.

De nome científico Ipomoea batatas, a batata-doce é um alimento com forte presença em várias partes do mundo. É um tubérculo originário da Cordilheira dos Andes e era cultivado pelos indígenas muito antes da chegada dos europeus na América do Sul.

Tem grande importância tanto na alimentação quanto na agricultura familiar. É um dos tubérculos mais cultivados no país, com destaque regional, relevância nutricional e grande potencial econômico.

Se produzida em escala industrial, dela se pode produzir etanol, com subproduto (torta) para alimentação animal. Tangará da Serra produz cerca de 1.800 toneladas de batata‑doce por ano. No Assentamento Vale do Sol I, agricultores conhecem projeto para uso da batata‑doce na produção de biocombustível (etanol e biodiesel), além de amido, farinha e ração.

Tradicional feira de domingo é atração em Tangará da Serra.

O alimento pode ser encontrado em abundância e a preços baixos no setor de hortifrutis da Feira do Centro, que abre seus portões neste domingo (06) para receber consumidores de toda a região. “A batata doce é da época, por isso tem preços atrativos. Atendemos neste domingo, logo cedo, desde às 05h00”, diz o presidente da Associação dos Feirantes, Valdeci Ferraz Aquino.

Leia mais:  Temperatura volta a cair na sexta em Tangará; nova frente fria prevista para final do mês

Benefícios

A batata é um energético para quem frequenta academia e quer ganhar massa muscular. Previne doenças e combate a obesidade. Tem ótima quantidade de energia com seu alto teor de carboidratos e é rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e minerais, como o potássio e o magnésio, que ajudam na prevenção de algumas doenças, como diabetes, câncer e infarto.

É fonte de antioxidantes, como betacaroteno e antocianinas, que ajudam a proteger as células do corpo contra os efeitos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Possui baixo teor de gordura e equilibra a saúde do intestino.

Veja RECEITAS COM BATATA-DOCE.

 

 

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Temperatura volta a cair na sexta em Tangará; nova frente fria prevista para final do mês

Published

on

Os termômetros voltarão a cair a partir da madrugada entre quinta e sexta-feira próximas em Tangará da Serra e boa parte de Mato Grosso. A previsão é dos sites especializados em meteorologia, como o Climatempo.

Segundo o portal, as mínimas previstas caem de cerca de 14 °C nesta quarta-feira (16) para cerca de 12 °C na madrugada de quinta para sexta-feira. A máxima não deverá superar os 28 °C no último dia útil da semana. Essa leve friagem se estenderá no fim de semana, com mínimas na faixa dos 12 °C nas noites de quinta e sexta, e máximas diurnas entre 24 °C e 28 °C .

Queda na temperatura deverá ser observada na madrugada de quinta para sexta-feira.

Meteorologistas apontam que essa queda de temperatura é resultado da chegada de uma incursão de ar mais frio, ainda que sem a formação de uma frente fria organizada. No entanto, o padrão de friagem — característico da Amazônia e Centro‑Oeste no inverno — está em curso, influenciado por fluxos de massa polar via Bacia do Paraguai.

Leia mais:  Tangará da Serra: Dados da PM mostram queda de 15% ao ano nas ocorrências de trânsito

Nova friagem

A próxima quinta-feira marcará o início de uma fase mais fria na região de Tangará da Serra, com friagem característica do inverno regional. E os efeitos dessa fase poderão ser sentidos ao longo das próximas duas semanas.

As projeções indicam a possibilidade de uma nova frente fria, mais intensa, entre os dias 29 e 31 de julho, com chance de leve chuvisco e certa instabilidade antes da incursão do ar frio. Embora ainda sem confirmação total, essa previsão deriva de tendências observadas no modelo de 15 dias do Climatempo e corroboradas pelo AccuWeather, que indica queda gradual nas máximas após o dia 29.

Atenção necessária

  • Quinta (17/7): queda térmica já desde a madrugada, com mínimas caindo para ~12 °C e máximas entre 26–28 °C.
  • Sexta e sábado: continuidade da friagem, sem perspectiva de chuva significativa.
  • Final de julho: atenção para possível frente fria com leve instabilidade entre os dias 29 e 31, com nova queda nas temperaturas e chance de chuviscos.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana