TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Tecnologia na saúde: Hospital Central faz primeira cirurgia robótica pelo SUS em Mato Grosso

Publicado em

Nesta semana, outros 13 procedimentos serão realizados na unidade, entre cirurgias urológicas e pediátricas 

O Hospital Central de Alta Complexidade do Estado, unidade do Governo de Mato Grosso administrada pelo Einstein, realiza nesta quarta-feira (11.2) a primeira cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso. Além dessa, serão realizados outros 13 procedimentos cirúrgicos nesta semana, em pacientes adultos e crianças.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o ineditismo da ação. “Além de ser a primeira cirurgia robótica pelo SUS em Mato Grosso, é também uma das primeiras cirurgias deste emblemático hospital, projeto que ficou abandonado por 34 anos em Cuiabá”, avalia.

A cirurgia robótica será uma prostatectomia para remoção total da próstata, para tratamento de câncer. De acordo com o urologista e cirurgião robótico Fernando Leão, do Einstein Hospital Israelita, organização gestora do Hospital Central, esse tipo de intervenção apresenta diversos benefícios para os pacientes, assim como para os médicos.

“Usando o robô, o cirurgião atua de forma mais precisa, o que minimiza os efeitos da cirurgia para o paciente. Além disso, o médico tem seu campo de visão ampliado em até dez vezes e ganha mais amplitude de movimentos devido à pinça robótica flexível”, explica Leão, que se tornou cirurgião robótico pelo Programa de Robótica do Einstein.

Além dele, pelo menos seis outros profissionais (anestesiologistas, instrumentadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem) participam do primeiro procedimento cirúrgico a utilizar robótica no SUS de Mato Grosso.

O início das cirurgias é um importante marco na história do Hospital Central, que começou a atender em 19 de janeiro de 2026. O atendimento está sendo feito por fases, iniciando com pediatria, urologia, ortopedia e cardiologia. Gradativamente, a unidade está ampliando tanto a oferta de especialidades médicas quanto a de tipos de procedimentos.

“Agora, ampliamos o cuidado aos pacientes em todas as etapas: atendimento ambulatorial, diagnóstico e cirurgia”, explica a diretora hospitalar da unidade, Alessandra Bokor.

A previsão é de que, ainda no primeiro semestre, o hospital atinja a capacidade plena, abrangendo especialidades como cirurgia geral e do aparelho digestivo, ginecologia, mastologia, cardiologia, cirurgia vascular, neurocirurgia, onco-ortopedia e cirurgia cardiovascular.

“Estamos trazendo para Mato Grosso toda a expertise em cirurgia robótica do Einstein. Com a robótica, a prática médica ganha mais precisão nas cirurgias, porque o cirurgião tem uma visualização melhor de tecidos e mais controle dos movimentos. Com isso, diminui o risco de complicações e o paciente tem o período de recuperação reduzido”, conclui Alessandra Bokor.

(Secom-MT)

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Tangará da Serra implementa telediagnóstico para zerar fila de exames oftalmológicos

Published

on

Com tecnologia de ponta e laudos em até 72 horas, novo serviço na UBS Jardim dos Ipês agiliza combate à cegueira evitável.

A rede municipal de saúde de Tangará da Serra iniciou uma nova fase no atendimento especializado com a chegada do programa Saúde Digital. Agora, a Unidade de Saúde Jardim dos Ipês conta com um retinógrafo de última geração, permitindo a realização de exames de fundo de olho diretamente na Atenção Primária, com suporte de especialistas via telemedicina.

O agendamento será feito via telefone pela equipe da UBS Jardim dos Ipês.

O sistema de teleoftalmologia funciona de forma ágil: as imagens de alta resolução captadas localmente são enviadas para uma plataforma em nuvem. Especialistas analisam os dados e emitem laudos em menos de 72 horas. O projeto prevê, inclusive, a futura integração com Inteligência Artificial para refinar ainda mais a precisão diagnóstica.

Foco na Retinopatia e Glaucoma Operado por profissionais capacitados, como o enfermeiro Jonathan Coimbra, o equipamento é vital para identificar precocemente doenças silenciosas. “É um procedimento rápido e não invasivo. Garantimos uma imagem de extrema qualidade para o médico laudista, acelerando um processo que antes era muito moroso”, explica Coimbra.

Equipamento de última geração, retinógrafo permite realização de exames de fundo de olho diretamente na Atenção Primária.

Convocação: Atualize seu cadastro Com uma demanda represada de cerca de 150 pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta: pacientes que aguardam exames de retina devem procurar sua Unidade de Saúde de referência para atualizar os dados de contato. O agendamento será feito via telefone pela equipe da UBS Jardim dos Ipês.

Gestão e Tecnologia Para a Secretária de Saúde, Angela Belizário, e a RT da Atenção Básica, Luzia Silva Alves, a inovação amplia a capacidade resolutiva do município. O prefeito Vander Masson reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado: “É um investimento que traz dignidade e agilidade para o SUS em nossa cidade, garantindo diagnóstico de qualidade perto de casa”.

(Com informações de Assessoria de Imprensa e Comunicação)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana