Uma semana após comemorar 49 anos de emancipação, Tangará da Serra se vê em luto pela perda do ex-deputado e ex-prefeito de Barra do Bugres, José Amando Barbosa Mota. Ele faleceu nesta terça-feira (20), aos 93 anos, em Brasília, por complicações do seu quadro de saúde, bastante fragilizado já há algum tempo.
José Amando é uma figura política conhecida em todo o estado de Mato Grosso. Além de prefeito de Barra do Bugres, foi deputado estadual e federal por cerca de 30 anos, entre os anos de 1960 e 1990.
Ele faz parte da história de Tangará da Serra, tendo sido autor da proposta de emancipação política do município, com áreas desmembradas de Barra do Bugres e Diamantino.

José Amando e a esposa, Thaís Barbosa, primeira prefeita de Tangará da Serra.
Com a aprovação da proposta de José Amando, o município de Tangará da Serra foi criado em 13 de maio de 1976, com sanção do então governador Garcia Neto. A proposta de José Amando gerou um clima de contrariedade entre os barra-bugrenses, já que, quando prefeito de Barra do Bugres, tentou transferir sede do município para o distrito localizado além da Serra Tapirapuã. Depois, lograria êxito com a proposta de desmembramento, em 1976.
José Amando Barbosa era casado com Thaís Bergo Duarte Barbosa, primeira prefeita de Tangará da Serra. Deixa, além da esposa, três filhos e netos, além de um grande círculo de amizades na região.

Político histórico, José Amando foi autor da proposta de emancipação de Tangará da Serra.
Até a publicação dessa matéria, a redação não havia informações sobre velório e sepultamento de José Amando. Chegando informações a respeito, será divulgado nesse mesmo espaço.
Em respeito à memória do político histórico, o prefeito Vander Masson decretou luto oficial em Tangará da Serra. O Executivo Municipal, assim como a Câmara de Vereadores emitiram nota de pesar pela perda.
Leia a íntegra da nota do Executivo:
Nota de Pesar
Tangará da Serra amanheceu mais silenciosa.
Com profundo pesar, o prefeito Vander Masson e toda a Prefeitura de Tangará da Serra lamentam o falecimento de José Armando Barbosa Mota — nome que se confunde com a origem e a identidade de nosso município.
José Armando nos deixou, e levou consigo um pedaço vivo da própria história de Tangará da Serra.
Na década de 1970, ainda como prefeito de Barra do Bugres, ele teve a visão e a coragem de propor a mudança da sede do município para esta região, que então era apenas uma promissora comunidade rural.
Foi uma decisão ousada, polêmica e histórica — que marcou o nascimento de Tangará da Serra como cidade.
Se hoje somos um dos municípios mais fortes e prósperos de Mato Grosso, é porque homens como José Armando ousaram sonhar.
Ao seu lado, a inesquecível Thaís Bergo Duarte Barbosa, sua esposa, companheira e nossa primeira prefeita após a emancipação em 13 de maio de 1976. Uma mulher que fez da política uma missão de amor por Tangará, chegando a representar nosso povo também na Câmara dos Deputados.
Nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os que hoje sentem essa perda irreparável.
Tangará da Serra agradece. E jamais esquecerá.
Leia a íntegra da nota do Legislativo:
O Poder Legislativo manifesta profundo pesar pelo falecimento do senhor 𝐉𝐨𝐬𝐞́ 𝐀𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐁𝐚𝐫𝐛𝐨𝐬𝐚 𝐌𝐨𝐭𝐚, aos 84 anos, ocorrido nesta terça-feira (20), em Brasília, após um longo período de enfermidade.
Figura marcante na história política de Mato Grosso, Amando Barbosa desempenhou importantes funções públicas ao longo da trajetória; esteve prefeito de Barra do Bugres, além de deputado estadual e federal pelo estado, com atuação destacada entre as décadas de 1960 e 1990, contribuindo para o desenvolvimento político e social de Mato Grosso. Casado com a senhora 𝐓𝐡𝐚𝐢́𝐬 𝐁𝐞𝐫𝐠𝐨 𝐃𝐮𝐚𝐫𝐭𝐞 𝐁𝐚𝐫𝐛𝐨𝐬𝐚, ex-prefeita de Tangará da Serra, que liderou a emancipação política do município. Dona Thaís também foi deputada estadual.
Neste momento de dor e tristeza expressamos as mais sinceras condolências, e rogamos a Deus, que dê o conforto necessário aos familiares e amigos, em tempo, manifestamos solidariedade por esta perda irreparável.
𝐃𝐞𝐬𝐜𝐚𝐧𝐬𝐞 𝐞𝐦 𝐩𝐚𝐳.