TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Luto

Tangará da Serra perde José Amando, ex-deputado estadual que propôs a emancipação

Publicado em

Uma semana após comemorar 49 anos de emancipação, Tangará da Serra se vê em luto pela perda do ex-deputado e ex-prefeito de Barra do Bugres, José Amando Barbosa Mota. Ele faleceu nesta terça-feira (20), aos 93 anos, em Brasília, por complicações do seu quadro de saúde, bastante fragilizado já há algum tempo.

José Amando é uma figura política conhecida em todo o estado de Mato Grosso. Além de prefeito de Barra do Bugres, foi deputado estadual e federal por cerca de 30 anos, entre os anos de 1960 e 1990.

Ele faz parte da história de Tangará da Serra, tendo sido autor da proposta de emancipação política do município, com áreas desmembradas de Barra do Bugres e Diamantino.

José Amando e a esposa, Thaís Barbosa, primeira prefeita de Tangará da Serra.

Com a aprovação da proposta de José Amando, o município de Tangará da Serra foi criado em 13 de maio de 1976, com sanção do então governador Garcia Neto. A proposta de José Amando gerou um clima de contrariedade entre os barra-bugrenses, já que, quando prefeito de Barra do Bugres, tentou transferir sede do município para o distrito localizado além da Serra Tapirapuã. Depois, lograria êxito com a proposta de desmembramento, em 1976.

José Amando Barbosa era casado com Thaís Bergo Duarte Barbosa, primeira prefeita de Tangará da Serra. Deixa, além da esposa, três filhos e netos, além de um grande círculo de amizades na região.

Político histórico, José Amando foi autor da proposta de emancipação de Tangará da Serra.

Até a publicação dessa matéria, a redação não havia informações sobre velório e sepultamento de José Amando. Chegando informações a respeito, será divulgado nesse mesmo espaço.

Em respeito à memória do político histórico, o prefeito Vander Masson decretou luto oficial em Tangará da Serra. O Executivo Municipal, assim como a Câmara de Vereadores emitiram nota de pesar pela perda.

Leia a íntegra da nota do Executivo:

Nota de Pesar

Tangará da Serra amanheceu mais silenciosa.

Com profundo pesar, o prefeito Vander Masson e toda a Prefeitura de Tangará da Serra lamentam o falecimento de José Armando Barbosa Mota — nome que se confunde com a origem e a identidade de nosso município.

José Armando nos deixou, e levou consigo um pedaço vivo da própria história de Tangará da Serra.

Na década de 1970, ainda como prefeito de Barra do Bugres, ele teve a visão e a coragem de propor a mudança da sede do município para esta região, que então era apenas uma promissora comunidade rural.

Foi uma decisão ousada, polêmica e histórica — que marcou o nascimento de Tangará da Serra como cidade.

Se hoje somos um dos municípios mais fortes e prósperos de Mato Grosso, é porque homens como José Armando ousaram sonhar.

Ao seu lado, a inesquecível Thaís Bergo Duarte Barbosa, sua esposa, companheira e nossa primeira prefeita após a emancipação em 13 de maio de 1976. Uma mulher que fez da política uma missão de amor por Tangará, chegando a representar nosso povo também na Câmara dos Deputados.

Nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos os que hoje sentem essa perda irreparável.

Tangará da Serra agradece. E jamais esquecerá.

Leia a íntegra da nota do Legislativo:

O Poder Legislativo manifesta profundo pesar pelo falecimento do senhor 𝐉𝐨𝐬𝐞́ 𝐀𝐦𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐁𝐚𝐫𝐛𝐨𝐬𝐚 𝐌𝐨𝐭𝐚, aos 84 anos, ocorrido nesta terça-feira (20), em Brasília, após um longo período de enfermidade.

Figura marcante na história política de Mato Grosso, Amando Barbosa desempenhou importantes funções públicas ao longo da trajetória; esteve prefeito de Barra do Bugres, além de deputado estadual e federal pelo estado, com atuação destacada entre as décadas de 1960 e 1990, contribuindo para o desenvolvimento político e social de Mato Grosso. Casado com a senhora 𝐓𝐡𝐚𝐢́𝐬 𝐁𝐞𝐫𝐠𝐨 𝐃𝐮𝐚𝐫𝐭𝐞 𝐁𝐚𝐫𝐛𝐨𝐬𝐚, ex-prefeita de Tangará da Serra, que liderou a emancipação política do município. Dona Thaís também foi deputada estadual.

Neste momento de dor e tristeza expressamos as mais sinceras condolências, e rogamos a Deus, que dê o conforto necessário aos familiares e amigos, em tempo, manifestamos solidariedade por esta perda irreparável.

𝐃𝐞𝐬𝐜𝐚𝐧𝐬𝐞 𝐞𝐦 𝐩𝐚𝐳.

Comentários Facebook
Advertisement

Luto

Aos 54 anos, morre João Negão, comunicador e ex-vereador em Tangará da Serra

Published

on

Tangará da Serra sofre nesta segunda-feira (24) a perda de mais uma figura que faz parte da história da cidade. João Batista Neri de Almeida, popular João Negão, faleceu nessa madrugada. Ele estava internado há cerca de 40 dias na UTI de um hospital particular da cidade e não resistiu a uma complicação do seu quadro clínico.

João Negão completaria 55 anos em setembro próximo. Residia atualmente na cidade de Brasnorte, onde trabalhava como comunicador.

Em Tangará da Serra, João Negão foi um dos grandes nomes do rádio, com o programa “Black Samba Show”, na Rádio Tangará, nas manhãs de sábado, na década de 1990 e início dos anos 2000. Também atuou na TV e no jornal Diário da Serra.

Polêmico, sempre de astral elevado, e torcedor apaixonado do Flamengo, João Negão foi politicamente influente.

Foi, também, professor de Educação Física na Escola Estadual 29 de Novembro, servidor da Secretaria Municipal de Esportes.

Polêmico, sempre de astral elevado, e torcedor apaixonado do Flamengo, João Negão foi politicamente influente, um profundo conhecedor do ambiente político local e estadual. Foi eleito vereador para as legislaturas de 2005/2008 e 2009/2012, com dedicadas atuações, sempre atento às demandas da cidade e às políticas públicas. Nesse período, chegou a atuar interinamente como presidente da Câmara Municipal e, também, como prefeito em exercício por 14 dias, no segundo mandato de Júlio César Ladeia.

Em 2010, foi secretário de Turismo na gestão Ladeia, oportunidade em que implementou o Programa de Qualificação do Profissional do Setor de Turismo.

Ao falecer, João Negão deixa filhos, irmãos e um grande círculo de amizades em Tangará da Serra e na região circunvizinha. O velório terá início às 19h00 na capela mortuária do Cemitério Jardim da Paz, com o sepultamento ocorrendo na manhã seguinte.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana