O município de Tangará da Serra recebeu nesta quinta-feira (04/09) projeto executivo para captação de água do rio Sepotuba. A entrega aconteceu durante solenidade, à tarde, no escritório de vendas da BRDU Urbanismo – empresa que elaborou o projeto -, junto ao portal de entrada do Parque do Bosque, região norte da cidade.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Fábio Martins Junqueira; o diretor da BRDU Urbanismo, João Victor Silva Araújo; o presidente da Câmara Municipal, vereador Ronaldo Quintão, e o diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Wesley Lopes Torres, além do vice-prefeito Renato Gouveia. Também participaram demais membros do Executivo, vereadores, servidores do município e profissionais da empresa.
A entrega aconteceu durante solenidade, à tarde, no escritório de vendas da BRDU Urbanismo, empresa que elaborou o projeto.
Com o projeto, o município poderá buscar recursos e licitar o novo sistema de captação, que envolverá uma adutora de 14,5 quilômetros percorrendo um trajeto com aclive de 125 metros do rio Sepotuba até a ETA Queima Pé, onde ocorrerá o tratamento da água. Os investimentos previstos se situam na ordem de R$ 20 milhões. O montante, porém, não inclui a parte elétrica do sistema, que terá projeto em separado, com energia solar.
Segundo o diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres, os recursos poderão ter origem em emenda parlamentar ou através de financiamento. “Vamos analisar todas as opções. O primeiro passo, que é ter em mãos o projeto executivo, já foi dado”, disse. Torres destaca a importância do projeto no contexto da segurança hídrica para a cidade. “Estamos alcançando um patamar diferenciado em termos de segurança hídrica. Tangará da Serra está em visível crescimento e precisamos nos antecipar ao aumento da demanda que estamos assistindo”, completou.
Wesley: “Tangará da Serra está em visível crescimento e precisamos nos antecipar a este aumento de demanda”.
Já o prefeito Fábio Martins Junqueira destacou a parceria da BRDU com o município, contribuindo com um projeto importante, dentro do conceito de obras de externalidade. “A cidade cresce e o município precisa atender a este crescimento. A contribuição do empreendedor é fundamental para este atendimento”, disse, reforçando as exigências do poder público local quanto à regularidade nos empreendimentos imobiliários, que devem atender a todos os critérios urbanísticos, de infraestrutura e mobilidade urbana.
Por sua vez, o diretor da BRDU, João Victor Silva Araújo, afirmou que o projeto de captação do rio Sepotuba é uma contrapartida pela aprovação do empreendimento Parque da Mata e da receptividade da cidade para com a empresa. “Tangará da Serra é uma cidade que tem crescido muito rapidamente e é por isso que estamos aqui. A BRDU agradece pela oportunidade de participar desta etapa do desenvolvimento da cidade”, colocou, enaltecendo a gestão do SAMAE como a de melhor gestão em relação às companhias de saneamento das outras três cidades – Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis – com investimentos da empresa. “Uma gestão eficiente favorece empreendimentos”, completou.
João Victor Silva Araújo: Gratidão e contrapartida pela receptividade.
Além do projeto entregue ao município, a BRDU também colaborou financeiramente em obras de externalidade, como o reservatório de três milhões de litros do Residencial Valência e a rede coletora de esgoto com estação elevatória do Parque do Bosque. A empresa tem sede em Goiânia-GO e projeta novos investimentos em Tangará da Serra e em outras cidades de Mato Grosso.
Junqueira: “Contribuição do empreendedor é fundamental”.