TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Tangará da Serra: CHM terá 17 leitos de UTI para pacientes com COVID-19; Município requisita Clínica da Criança

Publicado em

O Complexo Hospitalar Municipal (CHM) de Tangará da Serra receberá nos próximos dias 17 leitos de UTI para internação de pacientes acometidos pelo COVID-19 (coronavírus). A informação foi confirmada pelo prefeito Fábio Martins Junqueira ao Enfoque Business na tarde desta quinta-feira (26).

Com a decisão do Executivo Municipal, as internações de pacientes com outras enfermidades (sem coronavírus) acontecerão no hospital Clínica da Criança, já requisitado pelo município. O Executivo já determinou o início do processo para instalação da estrutura do município na Clínica da Criança, assim como as UTI’s no CHM.

Internações de pacientes com outras enfermidades (sem coronavírus) acontecerão no hospital Clínica da Criança, já requisitado pelo município.

Segundo Junqueira, serão 13 unidades de tratamento intensivo instaladas na ala própria para este fim, no CHM, e outros quatro leitos exclusivos para crianças acometidas pelo coronavírus na ala correspondente ao centro cirúrgico. As UTI’s foram viabilizadas através de parceria com Unimed (03) e Unemat (03), além de outras 07 requisitadas da Clínica da Criança. As quatro unidades para crianças foram viabilizadas pelo próprio município.

Segundo Junqueira, serão 13 unidades de tratamento intensivo instaladas na ala própria para este fim, no CHM, e outros quatro leitos exclusivos para crianças acometidas pelo coronavírus na ala correspondente ao centro cirúrgico.

O CHM ainda contará com 80 leitos para pacientes com coronavírus em situação moderada. Estes leitos poderão chegar a 102, conforme a necessidade. As atividades no CHM serão realizadas com profissionais médicos intensivistas, profissionais de enfermagem e técnicos que se revezarão ao longo de 180 plantões/mês.

Leia mais:  Chikungunya: Número de óbitos em Mato Grosso dobra neste mês de fevereiro

Segundo apurado pelo Enfoque Business, o custeio da estrutura no CHM conta com recursos próprios do município, além de cerca de R$ 1 milhão viabilizados ainda em 2017 por emenda parlamentar de autoria do então deputado federal Rogério Silva (atual vereador pelo MDB), que atuou no Congresso Nacional naquele ano por quatro meses.

Segundo o prefeito Fábio Junqueira, a estratégia de requisitar a Clínica da Criança para atendimentos e internações normais e de prover o CHM da estrutura necessária par atendimentos de pacientes que contraíram o COVID-19 foi uma decisão conjunta do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus.

Ainda segundo o gestor, a destinação exclusiva do CHM para coronavírus obedece ao protocolo de não ‘misturar’ acometidos pelo COVID-19 com pacientes com outras enfermidades. O CHM terá acesso exclusivo, isolado da UPA, que seguirá normalmente com atendimento de urgência/emergência.

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Chikungunya: Número de óbitos em Mato Grosso dobra neste mês de fevereiro

Published

on

O número de mortes por chikungunya em Mato Grosso dobrou em menos de um mês, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses, atualizado pelo Ministério da Saúde.

Até este domingo, o estado contabilizou seis mortes em decorrência da doença, enquanto até o final de janeiro eram três óbitos.

Ao todo, o Brasil registra sete mortes por chikungunya e Mato Grosso é o estado com maior número de mortes.

O 7º óbito foi registrado em Minas Gerais. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, outra morte no estado está sob investigação e há outros oito mil 104 casos prováveis.

Os municípios de Mato Grosso que registram as mortes são: Cuiabá, com quatro mortes confirmadas e uma em investigação Jaciara e Dom Aquino com uma morte cada município.

Em Cuiabá, a Prefeitura decretou estado de emergência na área da Saúde Pública da capital devido ao risco de epidemia de chikungunya e dengue.

O decreto, válido por 60 dias, prevê a criação de um Comitê de Operações Emergenciais para monitorar a situação e tomar decisões estratégicas.

Leia mais:  Chikungunya: Número de óbitos em Mato Grosso dobra neste mês de fevereiro

Em Mato Grosso, o sinal de alerta está ligado para outras duas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: a dengue e a zika.

Segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, nove mil 948 casos prováveis de dengue foram registrados em todo o estado, com três mortes em investigação. Não há casos prováveis de zika.

Por outro lado, o Governo de Mato Grosso lamentou a morte de Padre Rinaldi, fundador e coordenador do Oratório Salesiano Filhos de Dom Bosco, em Rondonópolis.

Com 82 anos, o padre Danilo Rinaldi estava internado em um hospital em Campo Grande por complicações causadas pela chikungunya e teve uma parada respiratória.

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, lamentaram a morte do sacerdote, que completaria 65 anos de vida religiosa neste ano.

Tangará da Serra

Já em Tangará da Serra, ocorre o contrário em comparação com o estado de Mato Grosso. O município registra nas primeiras cinco semanas epidemiológicas do ano apenas 55 casos confirmados de chikungunya, contra 878 no mesmo período do ano passado. Nesse ano, ainda não há nenhum óbito por qualquer uma das arboviroses – chikungunya, dengue e zika – registrado no município.

Leia mais:  Chikungunya: Número de óbitos em Mato Grosso dobra neste mês de fevereiro

Considerando esses números, a redução em Tangará da Serra é superior a 90% nesse ano. A prefeitura do município realiza campanha de conscientização na mídia e redes sociais denominada “Tangará contra a Dengue” e, também, o “Minuto Contra o Mosquito”.

A campanha apregoa que em Tangará da Serra, “a luta contra o mosquito Aedes aegipty é um dever de todos”, com ações informativas para evitar os focos de proliferação do vetor da doença, uso de repelentes e denúncias de criadouros do mosquito.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana