TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Profissionais & Tecnologias

Setores de TI e internet dominam ranking sobre mercado de trabalho

Publicado em

As profissões ligadas ao setor de tecnologia da informação e internet devem predominar no mercado de trabalho em 2020. A estimativa é da rede social profissional Linkedin. O levantamento “Profissões Emergentes” aponta que o gestor de redes sociais ocupa a primeira posição do ranking, seguido pelo engenheiro de cibersegurança e o representante de vendas.

O ranking é realizado a partir de informações do LinkedIn e destaca as profissões que têm se destacado. O levantamento mostra 15 profissões que devem liderar o mercado de trabalho. Destas, 13 estão associadas ao setor de tecnologia da informação ou à internet.

Esta é a primeira vez que a lista é segmentada por país. Além do levantamento no Brasil, a pesquisa aponta as habilidades mais requisitadas e os setores que mais contratam cada uma delas. A lista completa e o detalhamento das profissões podem ser acessadas no Linkedin.

“O mercado de trabalho, assim como outras esferas da vida na era da digitalização, vive uma dinâmica acelerada de transformações, às quais, muitas vezes, parecemos não ter tempo disponível para nos adaptar. Escolher o melhor caminho para nos prepararmos às novas demandas da nossa profissão ou, mais ainda, de uma outra carreira para a qual queiramos migrar é cada dia mais desafiador”, afirmou o diretor-geral do LinkedIn para a América Latina, Milton Beck.

Profissões

Segundo o levantamento, o gestor de mídias sociais aparece como o profissional com demanda mais aquecida no mercado: a procura por ele cresceu anualmente no Brasil em média 122% entre 2015 e 2019. Os profissionais da área são responsáveis pela imagem, pelo relacionamento e engajamento e pela prospecção de uma empresa nos canais digitais.

O engenheiro de cibersegurança é o segundo profissionais mais buscado no mercado de trabalho e apresenta um crescimento anual de 115%. O aumento na demanda pela profissão é reflexo da conectividade atual, onde qualquer dispositivo ligado à internet é vulnerável a ataques cibernéticos e, dessa forma, a segurança de dados na rede se tornou central para as empresas.

A pesquisa também mostra o aumento no uso de aplicativos para transporte privado de passageiros e entregas em domicílio e de logística. Esse comportamento coloca a profissão de motorista entre as 15 em ascensão no próximo ano. A demanda anual por essa função aumentou uma média de 68% nos últimos cinco anos. Além de estar habilitado para dirigir, o profissional procurado precisa saber técnicas de negociação e atendimento ao cliente.

O mercado financeiro também é destaque no ranking. Seis das profissões em alta são fortemente procuradas por empresas do ramo financeiro, como mercado de capitais, investidoras, bancos e serviços afins. Entre os destaques está o consultor de investimento, que orienta os clientes na tomada de decisão de como aplicar os recursos deles, de acordo com as expectativas e necessidades de cada pessoa. Este profissional precisa dominar as carteiras para direcionar as melhores estratégias àquele perfil. A carreira tem crescimento anual de 61%.

Confira a lista das 15 profissões emergentes no Brasil em 2020, segundo LinkedIn:

  1. Gestor(a) de mídias sociais
  2. Engenheiro(a) de cibersegurança
  3. Representante de vendas
  4. Especialista em sucesso do cliente
  5. Cientista de dados
  6. Engenheiro(a) de dados
  7. Especialista em Inteligência Artificial
  8. Programador(a) de JavaScript
  9. Investidor(a) Day Trader
  10. Motorista
  11. Consultor(a) de investimentos
  12. Assistente de mídias sociais
  13. Desenvolvedor(a) de plataforma Salesforce
  14. Recrutador(a) especialista em Tecnologia da Informação
  15. Coach de metodologia Agile

(Fonte: Linkedin/EBC)

Comentários Facebook
Advertisement

Profissionais & Tecnologias

Pesquisador do IFMT de Cáceres cria cerveja de bocaiuva e registra patente da invenção

Published

on

Um pesquisador do IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, campus Cáceres, criou uma cerveja de bocaiuva, que é inédita no Brasil.

O professor Admilson Costa da Cunha desenvolveu o produto como resultado de sua pesquisa de doutorado em Ciência e Tecnologia dos Alimentos na Universidade Federal de Santa Maria.

De acordo com o pesquisador, a cerveja possui características sensoriais únicas e um forte apelo cultural e regional.

A ideia surgiu a partir de uma experiência vivenciada por Admilson em um projeto de extensão do IFMT com mulheres camponesas no curso de Formação de Preparadora Cervejeira Artesanal.

A ideia surgiu a partir de uma experiência vivenciada por Admilson em um projeto de extensão do IFMT com mulheres camponesas.

Durante o curso, as estudantes chegaram a um consenso e escolheram a bocaiuva como um possível ingrediente para a produção da cerveja.

O fruto é muito popular em Cáceres e em todo Mato Grosso, sendo frequentemente utilizado em diversas receitas tradicionais, mas seu uso na produção de cervejas é algo novo.

Para proteger a invenção e garantir os direitos autorais do produto, o IFMT e a Universidade de Santa Maria realizaram o depósito com pedido de patente no INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Até o momento, não existe nenhuma patente registrada de cerveja de bocaiuva no INPI.

Admilson ressaltou que a comercialização do produto será feita pelas próprias mulheres que inspiraram a criação da cerveja.

A bocaiuva pode ser encontrada em florestas tropicais do Brasil nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo amplamente espalhada pelas áreas de Cerrado.

O fruto tem uma forte ligação com a cultura das comunidades em que são colhidos através da atividade extrativista.

No Pantanal, a bocaiuva pode ser utilizada em receitas típicas de sorvetes, doces, bolos e licores.

Estudos apontam que a polpa da bocaiuva é rica em cobre, zinco e potássio.

(Sapicuá RN)

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana