conecte-se conosco


Cidades & Geral

Representantes de Tangará da Serra participam de assembleia e reafirmam adesão ao Consórcio do Rio Paraguai

Publicado

Uma comitiva de Tangará da Serra participou na última sexta-feira, 15, em Nortelândia, da assembleia do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai (CIDES ARP), reafirmando a adesão do município às políticas públicas regionais desenvolvidas pelo Consórcio.

Participaram da reunião o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Marcos Scolari, a primeira-dama, Silvana Lo Masson e o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Sílvio Sommavilla. Na ocasião, o prefeito de Nortelândia, Zema Fernandes, foi reeleito presidente do Consórcio por unanimidade.

Primeira-dama, Silvana Masson, o vice-prefeito Marcos Scolari e o secretário Silvio Sommavilla representaram Tangará no encontro.

O primeiro benefício que o Município terá nos próximos dias será a manutenção da MT-358, que corta a região do Chapadão do Rio Verde, através de um convênio entre o Consórcio e o Governo do Estado. “Tangará da Serra deixa de ser uma ilha e se junta aos municípios da região para traçar metas e objetivos em comum em várias áreas. O Consórcio existe desde 2005, mas é pouco utilizado pelo município”, garante Sílvio Sommavilla.

Leia mais:  Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

Ao defender a inovação como instrumento importante para o desenvolvimento regional, o secretário defende ainda o associativismo e o cooperativismo, promovendo sustentabilidade com o aproveitamento das tecnologias existentes e que, se utilizadas da forma correta, tornam as cidades referências.

“O Consórcio é a garantia de que conseguiremos desenvolver e melhorar a vida das pessoas com ações integradas”, defende o vice-prefeito Marcos Scolari, que representou o prefeito Vander Masson na assembleia do CIDES ARP.

Já a primeira-dama, que colabora com várias Secretarias e também participou da assembleia, Tangará precisa se integrar à região e desenvolver-se de uma forma planejada para que o Turismo também seja fortalecido com a coordenação da instância da governança regional.

Fazem parte do Consórcio, além de Tangará da Serra, os municípios de Alto Paraguai, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Diamantino, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso e São José do Rio Claro.

(Alexandre Rolim – Assessoria Prefeitura)

publicidade

Cidades & Geral

Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

Publicado

Entre tantos produtos de destaque da Feira do Produtor do Centro, o leite natural é um deles. Este produto de origem animal e seus derivados, integram um grupo de alimentos essenciais na alimentação. É rico em cálcio e proteínas e, também, é importante fonte de fósforo, potássio, sódio e vitaminas.

O leite faz parte da alimentação das pessoas já na infância, compondo a dieta humana há 6.000 anos, desde o período Neolítico (idade da pedra polida), quando o homem se sedentarizou.

Segundo especialistas em nutrição, o consumo de leite é importante em todas as idades, pois contém cálcio, com alta biodisponibilidade. Faz bem aos ossos e ao coração, previne a depressão e auxilia no crescimento, ajuda na formação da massa muscular e contribui para perda de peso nos casos em que a balança aponta excesso.

Valdeci, com a esposa Cleide: Tradição na produção e comercialização de leite natural e derivados.

Seu consumo adequado ao longo da vida permite manter a densidade óssea, protegendo contra doenças como a osteoporose. De quebra, contribui para a qualidade do sono, controla a diabetes, hidrata o organismo, melhora a pressão arterial e regula a flora intestinal.

Leia mais:  Estrada entre Arenápolis e Nortelândia será duplicada; Licitação já lançada pelo Governo

Não é verdade que o leite de vaca contém hormônios injetados no animal. O leite natural é, isso sim, um alimento completo, absolutamente saudável e muito bem aceito pelas crianças.

É ingrediente fundamental da gastronomia, compondo diversas receitas. Veja no link: https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/receitas-com-leite.

Onde

Na Feira do Centro, o leite natural e seus derivados são destaque Box-81, de Valdeci Ferraz Aquino e família. Com propriedade no Acampamento (Linha 12), Valdeci, preside a Associação dos Feirantes e é o gestor do mercado público. Em seu box, ele comercializa, além do leite natural, derivados como queijos, doce pastoso, doce em cubos, nata e a tradicional ‘cachorrada’, um delicioso doce semelhante à ambrosia, porém sem ovos.

O leite natural e os queijos também podem ser encontrados nos boxes 5-A (Pedro José de Freitas), 6-A (Neide Cristina), 9-A (Flávio e Sandra Freitas), 10-A (Sônia Freitas) e 51-A (Fábio Hipólito), todos com propriedades no Córrego das Pedras. Nos boxes 20-A e 51-A, Osvaldir Bandiera e Edson Cabral de Souza também oferecem leite e queijos vindos do Acampamento e da Gleba Bandeirantes.

Leia mais:  Feira do Centro oferece um riquíssimo alimento conhecido pelo homem há 6 mil anos

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana