TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Tangará da Serra

Queima Pé: Revitalização da nascente mostra resultado e garante regularidade no abastecimento

Publicado em

Quatro anos após o início de um abrangente projeto de recuperação ambiental, a nascente do rio Queima Pé, em Tangará da Serra, se consolida em sua recuperação hídrica. A constatação vem da última medição da sua vazão realizada neste mês de julho pelo consultor ambiental Délio Eloi Siebert, diretor do Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC).

O Queima Pé, vale lembrar, é o principal manancial de abastecimento de água para consumo da população de Tangará da Serra. Na semana passada, Décio constatou que a produção de água é de 743.040 litros por dia na nascente, equivalente a 4,72% da necessidade diária de abastecimento da zona urbana do município.

Imagem da nascente do Queima Pé em 12 de julho de 2025 (sábado).

Os dados são animadores diante do histórico de declínio da vazão percebido em anos anteriores a 2022. Conforme testemunhado pela redação do EB, a recuperação da nascente é resultado direto das ações executadas em 2021 pelo IPAC, com recursos do Ministério Público Estadual e de empresas privadas, e apoio da Prefeitura Municipal, Samae, Sema-MT, CBH Sepotuba, Rotary Club, Sindicato Rural e outras entidades da sociedade civil organizada.

Diferença perceptível: Situação do Queima Pé em agosto de 2021.

“A nascente do Queima Pé foi devolvida ao município em condição de vitalidade. A água voltou a brotar com força, e isso é fruto de trabalho técnico, articulado e com responsabilidade ambiental que estamos apresentando em números”, destacou Délio Siebert, responsável pelas medições.

Resultado da revitalização

A vazão de 743,04 m³ ocorre neste mês de julho, considerando que a última chuva – de média aproximada de 40 milímetros – ocorreu em 23 de junho. Esta vazão tende a aumentar entre os meses de dezembro e março, chegando a triplicar no terceiro mês do ano. Ou seja, a vazão no mês de março supera a marca dos 2.000m³/dia.

Imagem da nascente do Queima Pé em 12 de julho.

Para compreender melhor o resultado dos trabalhos de revitalização, basta recordar o período de estiagem em 2024. No ano passado, as chuvas cessaram no em meados de abril e retornaram somente em outubro. Ou seja, foram mais de seis meses sem chuvas, com altas temperaturas registradas no último quadrimestre ano ano.

Leia mais:  SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

Por outro lado, a partir de outubro e até o mês de junho, as chuvas superaram em boa os 2.000 milímetros em volume. As fartas precipitações da temporada chuvosa passada, portanto, contribuíram muito para a atual vazão da nascente principal do Queima Pé.

Décio Siebert, do IPAC, conduziu os trabalhos de revitalização, em setembro de 2021.

Números e proporção

Com uma população urbana estimada em 102.267 pessoas (considerando os dados do Censo 2022 e uma população flutuante de 3 mil habitantes), a demanda diária de água no perímetro urbano de Tangará da Serra é de aproximadamente 15.749 m³/dia, considerando o consumo médio nacional de 154 litros por habitante (dados da ANA e do SNIS).

A atual vazão da nascente do Queima Pé – 743,04 m³/dia – representa pouco menos de 5% dessa necessidade, mas com um valor estratégico relevante. Trata-se do retorno à vida de um recurso natural historicamente pressionado pelo uso desordenado do solo, erosões e assoreamento.

Décio Siebert observa que o índice de 4,72% da demanda de consumo local é de apenas uma nascente, o que, segundo ele, é um dado expressivo e que deve ser festejado. “Se uma única nascente responde por quase 5% da demanda de uma cidade de mais de 100 mil habitantes, imagine se revitalizassemos as outras 13 nascentes mais importantes da bacia do Queima Pé, localizadas a montante da ETA (Estação de Captação, Tratamento e Distribuição de Água)!”, ressalta o consultor do IPAC.

Leia mais:  SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

Siebert releva a importância dos trabalhos de revitalização realizados em setembro e outubro de 2021 e que hoje seguem em outras nascentes, como a do Córrego Cristalino, nas proximidades do Anel Viário. “É um percentual ainda tímido frente à demanda total da cidade, mas muito expressivo do ponto de vista ambiental. Essa nascente já foi considerada tecnicamente morta. Hoje ela responde com regularidade”, reforçou.

Recuperação e parceria institucional

Trabalhos realizados em 2021 começaram a dar resultado já em 2022, com recuperação da vazão da nascente principal.

Os trabalhos realizados em 2021 incluíram:

– Construção de terraço no entorno da cabeceira para contenção das águas pluviais;

– Construção de bacias de contenção na margem das estradas do entorno da cabeceira;

– Instalação de intensificadores de recarga do lençol freático;

– Plantio de espécies nativas para recuperação da vegetação ciliar;

– Educação ambiental com produtores e comunidade do entorno;

– Monitoramento técnico da vazão e qualidade da água.

Recuperação da nascente é resultado direto das ações executadas em 2021 pelo IPAC, em parceria com o Ministério Público Estadual, Prefeitura de Tangará da Serra, Samae, Sema-MT, Rotary Club, Sindicato Rural e outras entidades da sociedade civil.

O projeto foi coordenado pelo Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC) em parceria com a Prefeitura de Tangará da Serra,  com recuros do Ministério Público Estadual e de empresas privadas  e apoio do Samae, SEMA-MT, CBH Sepotuba, Rotary Club, Sindicato Rural e outras entidades da sociedade civil organizada

“Este é um exemplo de como parcerias entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada podem gerar resultados concretos em defesa da sustentabilidade. Em tempos de incertezas climáticas e pressões urbanas crescentes, recuperar e proteger nascentes é, mais do que uma ação ambiental, é, sobretudo, uma medida de segurança hídrica e planejamento estratégico para o futuro”, concluiu Décio Siebert.

Comentários Facebook
Advertisement

Tangará da Serra

SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

Published

on

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) leva nesta semana o Prepara Varejo 2025 para Tangará da Serra. O objetivo é preparar empresários, gestores e trabalhadores do comércio varejista da região.

A programação é pensada nas datas comerciais do segundo semestre do ano, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, as quais movimentam o setor.

Com o apoio do Sindicato do Comércio Varejistas de Tangará da Serra (Sincovatan-MT), no dia 25 de setembro, o destaque será a palestra “Pare de Vender Assim”, conduzida por Fred Alecrim, consultor e palestrante reconhecido pela abordagem inovadora no relacionamento com clientes e no fortalecimento de negócios varejistas.

Sede da 10ª Subseção da OAB receberá evento Prepara Varejo, nesta quinta.

Além da palestra, os encontros contarão com o ‘Painel do Varejo’, momento em que os empresários e lideranças locais discutirão oportunidades, desafios e as novidades do setor no cenário atual.

O diretor Regional, Edson Dahmer, explica que o Senac-MT leva conhecimento prático criando oportunidades para empresários e profissionais do setor.  “Nossa missão é levar conhecimento prático e atualizado, que possa ser aplicado de imediato nas empresas e refletir em resultados concretos para o setor. Quando aproximamos especialistas, lideranças e profissionais em um mesmo espaço de aprendizado, criamos oportunidades de crescimento coletivo que impulsionam a economia das cidades e de todo o estado”, afirma o diretor.

Leia mais:  SENAC oferece Prepara Varejo 2025 visando datas comerciais do último trimestre

Prepara Varejo  

O Prepara Varejo 2025 integra a agenda de capacitações do Senac-MT para o setor de comércio de bens, serviços e turismo, alinhado às demandas do mercado e ao propósito da instituição de promover educação profissional de qualidade, conectada com a realidade de cada região.

O Senac intensificou sua agenda nesse período e está ofertando mais de 200 cursos, sendo mais de 25 mil vagas gratuitas e palestras em 12 municípios com o Prepara Varejo.

Programação e inscrições

Tangará da Serra – Data: 25/09
Palestra: Pare de Vender Assim
Palestrante: Fred Alecrim
Local: OAB Ordem dos Advogados do Brasil-Seção de Mato Grosso
Horário: 18h30
Inscrições AQUI

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana