TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Cidades & Geral

Projeto Recicla Verdinho rende retorno financeiro a feirantes de Tangará da Serra

Publicado em

A Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (ASFET), entidade mantenedora da Feira do Produtor do Centro, receberá do banco Sicredi o repasse de recursos financeiros resultantes do projeto Recicla Verdinho, que tem como objetivo promover a conscientização ambiental e incentivar a prática da reciclagem.

O valor do repasse ainda será confirmado pelo banco Sicredi. O numerário será destinado aos feirantes que participam do projeto, que tem a participação da Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através das secretarias de Educação e de Agricultura e do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM). SICREDI, COPERTAN, SEBRAE e Associação dos Feirantes de Tangará da Serra – ASFET apoiam a iniciativa.

Projeto foi lançado na Feira do produtor em 2022.

Segundo o presidente da ASFET e gestor da Feira do Produtor do Centro, Valdeci Ferraz Aquino, a dinâmica é bastante simples. “Os alunos da Escola Municipal Fausto Eugênio Masson, que é parceira no projeto, estão autorizados a trocar 10 embalagens de produtos recicláveis por um verdinho (equivale a R$1,00). Essa ‘moeda’ só poderá ser trocada na Feira do Produtor de Centro, nas bancas que participam das atividades”.

Leia mais:  Tangará da Serra recebe workshop sobre segurança de barragens, dia 17, na Unemat

Valdeci informa, ainda, que o material recolhido é destinado à Coopertan para reciclagem, reduzindo assim a quantidade de materiais que iriam para o aterro sanitário.

Numa segunda etapa, os “verdinhos” são trocados em dinheiro na instituição financeira parceira, no caso, o SICREDI. Os recursos auferidos serão destinados aos feirantes, conforme os cupons apresentados.

Entre os objetivos do projeto está a integração da sociedade tangaraense, a educação ambiental, o fomento da economia através da educação alimentar e financeira dos alunos participantes. O projeto visa também desenvolver a economia local em especial a agricultura familiar, ao mesmo tempo em que apoia a coleta seletiva de lixo.

O recicla verdinho é um projeto educacional, social e ambiental. Os alunos participantes recebem palestras sobre educação financeira, alimentação saudável, separação adequada do material reciclável, realizam também visitas no aterro sanitário, na cooperativa dos catadores, em propriedades rurais que possuem hortas, piscicultura e ordenha de bovinos leiteiros.

#projeto verdinho; #reciclagem; #educação ambiental

Comentários Facebook
Advertisement

Cidades & Geral

Laranja é opção de cítricos na Feira do Centro; saiba a origem e veja 25 receitas

Published

on

Domingo é dia de Feira do Produtor do Centro. Os feirantes estarão neste domingo para atender o público consumidor de Tangará da Serra e região a partir das 05 da madrugada, oferecendo o melhor da agricultura familiar.

Frutas, legumes e verduras, frango, peixes, carnes, embutidos, leite natural e derivados, massas, pães, doces, o bom café com as atrações da praça de alimentação compõem um cenário que se confunde com a história de Tangará da Serra.

Nessa época do ano, as frutas cítricas – principalmente a laranja e o limão – se destacam. Elas são típicas do inverno, período de maior importância da vitamina C para a saúde humana, pois ajudam, entre outros benefícios, a prevenir a gripe. “São da época, apresentam muita qualidade e estão mais baratas para o consumidor”, observa o presidente da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet) e administrador da Feira do Centro, Valdeci Ferraz Aquino.

Tradição em Tangará da Serra, Feira do Centro atende neste domingo a partir das 05h00.

Entre as frutas cítricas oferecidas na Feira do Centro, a laranja desponta pelo sabor e pela qualidade. Pode ser consumida in natura ou na forma de sucos. De quebra, é uma excelente base para variadas receitas, além de fazer bem à saúde.

Leia mais:  Laranja é opção de cítricos na Feira do Centro; saiba a origem e veja 25 receitas

A laranja é uma fruta rica em diversos nutrientes e compostos bioativos que oferecem uma série de benefícios para a saúde. Entre os principais, destacam-se o fortalecimento do sistema imunológico, a melhora da saúde cardiovascular, a proteção contra doenças crônicas e o auxílio na digestão.

Tem origem na Ásia, mais precisamente na região entre a Índia e o Sudeste Asiático, com indícios de cultivo começando há cerca de 7.000 anos. A curiosidade é que se trata de um fruto híbrido, resultado do cruzamento natural entre o pomelo (Citrus maxima) e a tangerina (Citrus reticulata). A laranja doce que consumimos hoje foi trazida para o Brasil pelos portugueses.

#feira do centro; #cítricos; #origem da laranja

Clique AQUI para ver 25 receitas à base de laranja.

 

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana