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Pesquisa prevê Natal de R$ 475 milhões em MT; CDL projeta R$ 35 milhões em Tangará

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O Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT) divulgou a pesquisa “Intenção de Compra para o Natal de 2024”, que traz a expectativa de injetar R$ 474,7 milhões na economia do estado, considerando os diversos segmentos do comércio e serviços.

Para os que pretendem consumir durante o melhor período de compras no ano, que somaram 48,8% dos respondentes na pesquisa deste ano, a média de gasto será de exatos R$ 500,00. A pesquisa foi realizada com 514 pessoas em 32 municípios do estado, entre os dias 25 e 29 de novembro.

A margem de erro estimada da pesquisa divulgada pelo IPF-MT é de 4% para mais ou para menos. Dentre os itens mais citados pelos entrevistados na hora da compra, acessórios aparecem para 26,3% dos entrevistados. Brinquedos somam 9,6% dos respondentes, seguido de cosméticos com 9,2%. Eletrodomésticos e eletrônicos (celular, tablets e outros) obtiveram 6,4% e 5,4% cada.

Alimentação também foi lembrada pelos entrevistados, onde 15,9% disseram que vão adquirir produtos para a ceia de Natal. Comidas fora da residência também foram mencionados por 3,6% dos que vão comprar na data, além de bebidas, com 0,4%.

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Entre as formas de pagamento, a principal é o cartão de crédito com 60%, seguido pelo Pix, que somou 21,6%. Já dinheiro e cartão de débito representam 6,6% e 6%, respectivamente. A maioria (33,8%) dos que pretendem consumir afirmaram que gastarão menos, tanto é que se observou um recuo de 14,6% no gasto médio entre o Natal deste ano com o do ano passado.

Já para os que não consumirão na data, o que representou 45,9% na pesquisa, quase a metade (48,7%) dos respondentes costumam comemorar a data e outros 39% indicaram condições financeiras como empecilho para não consumir na data.

As lojas nos centros das cidades serão as mais buscadas pelos compradores, principalmente na véspera, com 57,8%. Outros 14,1% pretendem comprar via e-commerce, seguido das lojas em shoppings, com 13,5% dos que preferem estes estabelecimentos. A alta movimentação de pessoas nas lojas físicas do estado contribui para a melhoria da economia local, assim como no comércio e serviços, conforme explica o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior. “Lojas de centro das cidades, assim como shoppings costumam observar um crescimento considerável na circulação de pessoas, sugerindo uma forte preferência por compras presenciais. A data é a mais promissora para lojistas de todo o país, indicando um aquecimento em diversos segmentos do comércio e serviços neste período”, afirma o dirigente.

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Projeção em Tangará

Uma movimentação recorde no comércio local e um volume de negócios na ordem de R$ 35 milhões. Esta é a projeção da Câmara de Dirigentes Lojistas para o período de Natal, em Tangará da Serra.

A estimativa refere-se à campanha Natal Premiado CDL, lançada em outubro. Considerada a terceira maior campanha publicitária do estado, a Natal Premiado terá distribuição de 1,5 milhão de cupons para quem comprar nos estabelecimentos associados.

A promoção, que contará 92 dias de duração, estará em vigor até 18 de janeiro, quando serão realizados os sorteios.

Prêmio principal da Campanha Natal Premiado CDL é uma Chevrolet Montana nova.

A premiação principal da Natal Premiado CDL é um automóvel Chevrolet Montana. Esse prêmio dará ao vendedor ‘Mão Santa’ direito a um vale-compra no valor de R$ 1.000,00.

As demais premiações são: 01 vale-compra de R$ 5.000,00 (Mão Santa de R$ 500,00), 01 vale-compra de R$ 3.000,00 (Mão Santa de R$ 300,00) e 09 vales-compra de R$ 1.000,00 (Mão Santa de R$ 100,00, cada).

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ApexBrasil terá escritório em Cuiabá e aproxima Mato Grosso do mercado internacional

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ApexBrasil instalará um escritório regional em Cuiabá, no edifício da Famato, aproximando produtores mato-grossenses do mercado internacional. O termo de cooperação foi assinado nesta terça-feira (23) em Brasília pelo presidente da Famato, Vilmondes Tomain, ao lado do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Proposta pela Famato, a iniciativa garante aos produtores acesso direto a serviços de internacionalização, certificações e atração de investidores, antes centralizados em Brasília. Mato Grosso, maior produtor brasileiro de soja, milho, algodão e carne bovina, passa a contar com estrutura própria para ampliar sua competitividade global.

Para Tomain, a medida coloca o produtor rural no centro do processo. “Nosso compromisso é abrir mercados e levar o nome de Mato Grosso para o mundo. Esse escritório dará suporte técnico e acesso a certificações que consolidam nossa posição como referência global em alimentos”, disse.

Termo de cooperação foi assinado na última terça-feira (23) em Brasília.

Fávaro destacou que a nova unidade fortalece o agro mato-grossense: “Ter a ApexBrasil em Cuiabá significa aproximar ainda mais o estado das oportunidades globais. É um passo que projeta o Brasil no cenário mundial”, afirmou.

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Já Viana ressaltou o caráter estratégico da iniciativa: “A missão da ApexBrasil é abrir portas e apoiar quem busca mercados internacionais. Estar em Cuiabá, coração do agronegócio, permitirá ampliar o alcance da produção mato-grossense no mundo”, disse.

Também participaram do ato dirigentes da Famato, representantes da ApexBrasil e do Ministério da Agricultura.

Segundo Tomain, a instalação do escritório simboliza um avanço decisivo: transformar o potencial produtivo em resultados concretos, consolidando Mato Grosso como motor do desenvolvimento nacional e fornecedor estratégico de alimentos ao planeta.

(Redação EB, com Assessoria Famato)

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