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Infraestrutura & Logística

Obras da MT-339 podem ser retomadas ainda em 2019

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Apesar da indicação pelo próprio governador do Estado, Mauro Mendes, de que as obras de pavimentação da MT-339 serão retomadas apenas em 2020, há possibilidade dos trabalhos terem início ainda este ano. Foi o que disse o secretário executivo da Associação dos Produtores Rurais da MT-480/ MT-339, Edilson Sampaio.

A declaração de Edilson consta em áudio veiculado na última terça-feira (27) no programa Primeira Hora, na rádio Serra FM, de Tangará da Serra. A possibilidade existe, segundo Sampaio, a partir da renovação do convênio entre a entidade e o governo do Estado para formalização de Parceria Público-Privada Social (PPPS), que será publicado nos próximos dias no Diário Oficial do Estado (DOE).

Edílson: Renovação de PPPS abre possibilidade de retomada das obras ainda este ano.

Atualmente, a MT-339 conta com apenas 2,5 quilômetros de pavimentação. As obras – iniciadas no governo de Pedro Taques (2015-2018) e paralisadas ano passado por falta de recursos – preveem a pavimentação de 122 quilômetros, ligando a MT-358, em Tangará da Serra, à localidade de Panorama, em Salto do Céu.

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No último dia 22, durante visita à Feira de Horticultura, em Tangará da Serra, O governador Mauro Mendes disse que há muitas dificuldades em relação a contratos com empreiteiras e questões burocráticas que atravancam o processo. Por outro lado, o governador afirmou que a MT-339 consta no cronograma de obras do governo do Estado e que os trabalhos deverão ser formalizados na modalidade de Parceria Público-Privada Social (PPPS). “Sabemos da importância desta rodovia para região de Tangará da Serra e ela está em nosso planejamento”, garantiu.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA-MT), as obras da MT-339 serão viabilizadas com recursos do Fundo Especial para Transportes e Habitação (FETHAB), que serão repassados à associação contratada na PPPS.

Importância

Uma vez pavimentada, a MT-339 ligará a região à MT-170, em Salto do Céu. Esta ligação aproximará a região de Tangará da Serra das futuras instalações do Porto de Cáceres, no rio Paraguai.

A via pavimentada criará um novo canal de escoamento da produção, compondo um sistema modal duplo (rodoviário-hidroviário) com a Hidrovia Paraguai-Paraná. Esta realidade futura representará um ‘boom’ econômico à região, com surgimento de inúmeros arranjos de negócios e oportunidades e, consequentemente, geração de emprego e renda. Este quadro ficará ainda mais intenso após a entrada em funcionamento, no longo prazo, da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Cáceres.

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Outro reflexo econômico será a fusão da bacia leiteira da região de Tangará da Serra e Arenápolis com a da região vizinha, considerada a maior do estado.

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Infraestrutura & Logística

Governo publica edital para licitar pavimentação da MT-426, na região da Calcário, em Tangará

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O governo do Estado publicou no início deste mês de julho o edital de abertura de certame licitatório para obras de pavimentação da MT-426, na região da Calcário Tangará/São Jorge e Fazenda Netolândia, em Tangará da Serra.

O edital (RDC 059/2022) foi publicado com data de 01 de julho e prevê, em regime diferenciado, contratação de empresa de engenharia para execução dos serviços de implantação e pavimentação de 21,36 quilômetros da MT-426, desde a entrada da empresa Calcário Tangará até o entroncamento com a MT-358, proximidades da Serra dos Parecis, e, também, 17,24 quilômetros na MT-170, a partir da bifurcação com a 426, em direção ao distrito de São Jorge. Neste trecho, o projeto inclui a substituição da ponte de madeira existente sobre o rio Formoso, naquele distrito, por uma ponte de concreto. Extensão total, portanto, é de 38,60 quilômetros, com o governo estadual executando com a conclusão prevista até final de 2024, sem necessidade de parceria com associação de produtores.  (Veja, na imagem abaixo, trajeto a ser pavimentado)

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O projeto, no entanto, foi custeado com recursos privados de R$ 381 mil, através da Associação dos Produtores da MT-426/170, com aprovação pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) em março deste ano.

Região produtora

Um dos articuladores das obras que serão licitadas é Edilson Sampaio, que coordena as obras de pavimentação da MT-339, como superintendente da Associação dos Produtores das Rodovias MT-480 e MT-339. Ele, que foi informado da licitação durante uma visita à Sinfra-MT na semana passada, destaca a importância da pavimentação daquela rodovia, que atende a uma região que responde por importantes atividades econômicas – como produção de calcário e pecuária. “É preciso enaltecer a proatividade do governo do Estado, que dará uma solução definitiva para um problema que se arrasta a décadas. A pavimentação vai impulsionar a economia daquela região, que sempre contribuiu em alta conta para o município e ao próprio estado”, disse.

Segundo estimativas da associação dos produtores da localidade, somente em calcário a região produziu em 2021 um total de 1,18 milhão de toneladas, o que representou cerca de 40 mil viagens de caminhões carregados, cada um, com uma média de com 30 toneladas de carga do insumo.

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Há, também, uma intensa movimentação de gado de corte na região, advinda de um grande confinamento. Segundo informações repassadas por produtores da região, a pecuária de corte movimentou, por sua vez, cerca de 15 mil cargas vivas em 2021.

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