Uma fábrica de argamassa deverá se instalar em Tangará da Serra nos próximos meses. Os empresários interessados já mantiveram contatos com o Executivo Municipal, intermediados pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e pleiteiam incentivos fiscais para instalação da unidade.
Thiago Souto: “Em Mato Grosso há apenas duas indústrias de argamassas e vamos preencher uma lacuna que o mercado oferece”.
O Enfoque Business conversou na manhã desta quinta-feira (10) com o empresário Thiago Medeiros Souto, que representa o grupo investidor. Ele confirma o interesse e informa que a fábrica deverá gerar até 100 empregos diretos quando estiver instalada, o que representará outros 250 empregos indiretos na cidade.
A intenção do empreendimento é participar do mercado de Mato Grosso, atendendo também os estados de Mato Grosso do Sul e Rondônia. “Em Mato Grosso há apenas duas indústrias de argamassas e vamos preencher uma lacuna que o mercado oferece”, disse.
Cimentex
Thiago Medeiros Souto também atua no mercado de cimento, através da empresa Cimentex, que se instalou recentemente na cidade. A empresa é distribuidora do Cimento Cauê, produzido pela InterCement, do grupo Camargo Correa. A InterCement é uma das líderes no mercado nacional, com participações importantes em países como Portugal, Argentina, Paraguai, África do Sul, Cabo Verde, Egito e Moçambique.
O cimento Cauê se destaca pela alta qualidade, com vantagens técnicas no tempo de cura e resistência final. É ideal para produção de pré-moldados e obras estruturais. Com a instalação da Cimentex, o mercado de Tangará da Serra já conta com oferta do Cauê em saco, incrementando a oferta que antes era em ‘big bag’ e também a granel.
O cimento Cauê se destaca pela alta qualidade, com vantagens técnicas no tempo de cura e resistência final.
De acordo com Thiago Souto, o cimento Cauê já desperta interesse no mercado regional, com vários negócios já realizados e clientes prospectados. Ele destaca que o produto ampliará a oferta de cimento na cidade, muitas vezes prejudicada em razão da logística limitada. “Há períodos em que o cimento fica escasso e, com isso, o preço sobe. Viemos para contribuir na mudança deste quadro, melhorar a oferta e competir forte no mercado”, observou.
Escolha
Sobre a presença da Cimentex na cidade, Thiago Souto destaca que alguns fatores contribuíram para a escolha por Tangará da Serra. Um dos aspectos, segundo o empresário, é geográfico, já que a cidade tem localização privilegiada para distribuição aos municípios vizinhos e também outras regiões, como o eixo Nova Mutum/Lucas/Sorriso/Sinop, no norte e médio-norte.
Thiago também destaca a matéria prima da região, que conta com areia de excelente qualidade, além da pujança de Tangará da Serra. “Percebemos que esta região tem muito a crescer e está se desenvolvendo rapidamente. A cidade tem boa estrutura e irá atrair muitos investimentos privados”, disse.
Ao lado da esposa Kamila e do colega de empresa Jonail, o empresário também enalteceu a receptividade que obteve em Tangará da Serra. “Fui muito bem recebido e muito bem atendido pelos administradores e vejo que a comunidade é muito receptiva. O ambiente é muito favorável, pelo acolhimento e, claro, pelo aspecto econômico”, finalizou.
Reunião com poder público: Empresário destacou boa receptividade em Tangará da Serra.