conecte-se conosco


Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: O trabalho virtual, a bovinocultura de corte, a safra de milho e a crise são os destaques da semana

Publicado

Toda crise deixa transformações. No caso da pandemia, a necessidade de isolamento social tem criado uma nova realidade no âmbito profissional em praticamente todos os setores e em grande parte das atividades.

O Momento Agrícola deste final de semana traz uma análise interessante sobre as atividades virtuais, com o home office e o trabalho remoto (ao final do texto, link da íntegra). O produtor rural, engenheiro agrônomo e consultor Ricardo Arioli, que produz e apresenta o programa veiculado pela rede de rádios do Agro, discorre com muita propriedade sobre o tema.

Blockchain é uma das plataformas de negócios e serviços que mais crescem na atualidade.

Arioli destaca o conceito de produtividade ante a possibilidade real de mudança nas relações de trabalho em muitos setores, os serviços e negócios que podem ser realizados no ambiente WEB através de (por exemplo) uma blockchain. “Emprego garantido poderá ser um privilégio de poucos apadrinhados”, observou Arioli, no primeiro bloco do Momento Agrícola.

Convém salientar, porém, que a mudança nas modalidades e relações de trabalho poderá ser altamente benéfico em todas as áreas, ao contrário do que podem pensar/imaginar quem se assusta com esta nova fase que já se instala no âmbito das profissões e no mundo dos negócios. E isso tudo acontecendo (irônica e coincidente) com o vigoroso empurrão de uma pandemia.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Bovinocultura de corte

Alta no custo da pecuária de confinamento inviabiliza remuneração.

No segundo bloco do Momento Agrícola desta semana, Ricardo Arioli conversa com Michel Torteli, especialista ligado à Finpec, empresa que consiste numa plataforma de soluções financeiras para a pecuária. A empresa trabalha essencialmente com comercialização de gado, comprando o gado ainda magro, engordando em confinamento e vendendo aos frigoríficos.

No diálogo com Arioli, Torteli fala da atual situação da bovinocultura de corte, que apesar do horizonte positivo para fornecimento de proteínas aos mercados consumidores de todo o mundo, passa por um momento difícil em razão do aumento dos custos de produção.

Neste quadro atual os preços de mercado não remuneram o produtor/confinador, que sofre com a má precificação do setor. A entrevista com Torteli é esclarecedora, altamente informativa.

Outras

No terceiro e quarto blocos, o Momento Agrícola traz em pauta o relatório da safra de milho do IMEA, numa entrevista com o superintendente do órgão, Daniel Latorraca, e uma nova abordagem da crise, na qual se inclui o ambiente político brasileiro.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

(*) Ouça o programa na íntegra clicando abaixo:

publicidade

Agronegócio & Produção

Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Publicado

O uso do óleo de soja na fabricação de pneus, as inovações da Embrapa e outros assuntos de interesse do Agro compõem o conteúdo do Momento Agrícola deste sábado (14.05).

De autoria do produtor rural, agrônomo e consultor Ricardo Arioli, o programa é veiculado aos sábados pela rede de rádios do Agro e repercutido em forma de notícias e com o link do Soundcloud pelo Enfoque Business, também aos finais de semana.

Pneu de soja

O primeiro destaque do Momento Agrícola deste sábado, no bloco inicial do programa, é o lançamento no mercado brasileiro, pela Goodyear, do primeiro pneu que leva óleo de soja em sua composição. Trata-se do novo Wrangler Workhorse, fabricado em Americana (SP) e voltado para picapes e SUVs.

Segundo a Goodyear, o óleo de soja substitui os derivados de petróleo na produção do pneu que, além de ser mais sustentável também tem desempenho superior ao seu antecessor, o Wrangler Armortrac. A indústria afirma que o pneu com soja é mais durável, oferecendo melhor dirigibilidade em piso molhado e mais tração em todos os tipos de terreno. Outra vantagem, segundo a Goodyear, é que o óleo de soja assegura melhor desempenho em diferentes temperaturas, com maior aderência na pista.

Leia mais:  Momento Agrícola: Pneu de soja, corte de impostos e ‘Famato Embrapa Show’ são destaques

Outras

O Momento Agrícola também destaca as inovações da Embrapa, a organização do ‘Famato Embrapa Show’, as tecnologias desenvolvidas para o Agro, notícias sobre fertilizantes (potássio) que poderão vir da Jordânia, os cortes em impostos de produtos importados, entre outros assuntos.

Para concluir a edição deste sábado, o Momento Agrícola traz entrevistas com os temas “Até o Berro do Boi”, com Sérgio Pflanzer, da Unicamp, e “Defensores do Agro”, com o aluno Vittorio Vieira.

Para ouvir o Momento Agrícola na íntegra, clique abaixo:

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana