TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Tangará da Serra

Maio e abril de 2024 somam maior número de acidentes de trânsito nos últimos cinco anos

Publicado em

Os meses de maio e abril desse ano de 2024 registraram os maiores números de acidentes de trânsito em Tangará da Serra desde 2020, segundo dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Foram 252 ocorrências (127 em abril e 125 em maio), números jamais superados nestes últimos cinco anos.

Nos registros de maio, 47 foram classificados pelo SAMU como graves e outros 16 resultaram em mais de uma vítima.

Os números dos últimos dois meses consolidam a tendência de alta da periculosidade no trânsito em Tangará da Serra, mesmo com a implantação de semáforos e redutores de velocidade nas principais vias. As estatísticas representam uma média diária de quatro acidentes nas ruas e avenidas da cidade. (Veja, na sequência, quadro com números mensais de ocorrências desde 2020)

(Tabela EB)

Segundo o próprio SAMU, mais de 90% dos acidentes de trânsito atendidos pelo serviço envolvem motociclistas, que são, evidentemente, os mais suscetíveis a lesões graves e, também, mais sujeitos a óbitos.

Leia mais:  Primeiro escalão tem mudanças na Administração, Agricultura e Superintendência

Para o sistema público de saúde, o trânsito é o principal vetor do congestionamento nos leitos hospitalares, na medida em que cada atendimento do SAMU gera uma entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o que significa ocupação de leitos, seja em enfermaria, seja em UTI.

De acordo com a última edição (2023) do Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, as 10 principais causas de sinistros no trânsito no Brasil são: 1) Falta de atenção; 2) Desobediência à sinalização; 3) Velocidade incompatível; 4) Ingestão de álcool no volante; 5) Defeito mecânico no veículo; 6) Desobediência em relação à distância de segurança; 7) Dormir ao volante; 8) Animais na pista; 9) Ultrapassagem indevida; 10) Defeito na via.

Comentários Facebook
Advertisement

Tangará da Serra

Primeiro escalão tem mudanças na Administração, Agricultura e Superintendência

Published

on

O prefeito Vander Masson (União) anunciou nesta sexta-feira pela manhã a composição do primeiro escalão da sua segunda gestão à frente do município. A nomeação aconteceu no Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, na sede do Executivo.

Até ontem (quinta, 09), o que se sabia era que as mudanças ficariam restritas às pastas da Fazenda – a administradora Laura Pereira substituiu, ainda em dezembro, a contabilista Ângela Nascimento – e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), onde o empresário Alceu Grapeggia foi nomeado em lugar do produtor e também empresário Rogério Rio.

Porém, informação que chegou à redação na última quinta-feira indicou que outros dois cargos de primeiro escalão sofreriam mudanças. Na nomeação, foi anunciado Marcelo Ferro – que ocupava a Superintendência de Governo – na pasta de Administração, em lugar de Arielzo da Guia e Cruz. Já na Superintendência, o cargo passou a ser responsabilidade do ex-vereador Rogério Silva, correligionário de Vander no União Brasil.

Nas demais pastas permanecem Márcia Kiss (Assistência Social), Wellington Rondon (Cultura e Turismo), Vagner Constantino Guimarães (Educação), Luciano da Silva Góis (Esportes), Sílvio Sommavilla (Indústria, Comércio e Serviços), Magno César Ferreira (Infraestrutura), Vinícius Lançone (Meio Ambiente), Adão Leite (Planejamento), Wellington Bezerra (Saúde) e Marcos Scolari como diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE).

Leia mais:  Primeiro escalão tem mudanças na Administração, Agricultura e Superintendência

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana