TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

MENSAGEM

IPAC avalia 2024 como ano de reflexão e projeta 2025 para nova consciência ambiental

Publicado em

Há vinte anos atrás, um grupo multidisciplinar de profissionais fundava o IPAC – Instituto Pantanal Amazônia de Conservação – com o propósito de desenvolver ações de defesa, recuperação e preservação ambiental e cultural.

Nesse contexto de criação do IPAC emerge a verdade de que a cada ano que passa o quadro ambiental global enfrenta novos desafios. E não é preciso voltar muito no tempo para se fazer comparações que confirmam essa realidade.

No Brasil, o que se viu ano passado? Escassez hídrica e temperaturas que chegaram a cinco graus acima da média em algumas regiões. E o que se viu nesse ano de 2024? Enchentes numa região e queimadas em outras (foto abaixo).

Crises hídricas, perda de biodiversidade, degradação de solos e tragédias climáticas se impõem, na atualidade, como os grandes desafios ambientais.

“Esse é um quadro pintado com cores bem nítidas, e basta a constatação de que corremos um grande risco, entre tantos outros, que é o aumento da insegurança alimentar”, alerta o engenheiro agrônomo, consultor ambiental e um dos fundadores e atual presidente do IPAC, Décio Eloi Siebert.

Trabalho

O IPAC tem trabalhado com base em estudos e projetos, honrando o princípio da sua fundação.

No site www.ipac.eco.br o Instituto mostra quem é e apresenta sua equipe e seus projetos.

Uma das ações do IPAC mais reconhecidas no âmbito do município de Tangará da Serra é o projeto de recuperação da bacia hidrográfica do rio Queima Pé (foto acima), o manancial que abastece a cidade.

Cada trabalho inclui o relacionamento com a sociedade e um direcionamento educativo, como as parcerias com escolas. “No processo de restauração das nascentes envolvemos toda a  comunidade, em especial as crianças, em um processo chamado EducaAção. Essas crianças plantam árvores, sonhos e um futuro melhor”, diz o biólogo Vitor Azarias Campos, coordenador técnico-científico do Instituto.

Mensagem

Esse ano de 2024, marcado por crises ambientais, reforçou a consciência de que há muito o que fazer.

Afinal, o meio ambiente é parte da gente, e a gente faz parte do meio ambiente. Não existe separação nessa coexistência.

E o ano de 2024 nos mostrou que só a preservação nos dará um futuro.

Pois, que 2024 sirva de parâmetro para uma profunda reflexão sobre quem somos, o que temos e o que fazemos.

E que 2025 nos indique o que podemos ser, o que queremos ter e o que temos de fazer.

Que esse Natal seja de fortalecimento espiritual. Que o Ano Novo seja de restauração e realização!

Nosso vídeo institucional:

Comentários Facebook
Advertisement

MENSAGEM

TratorTecMaq: Superação em 2024, conquistas e um futuro promissor para o novo ano

Published

on

O ano de 2024 foi de desafios, mas também de grandes aprendizados e vitórias. Desde o início, enfrentamos incertezas econômicas e as adversidades climáticas que marcaram especialmente o segundo semestre. Apesar disso, a TratorTecMaq mostrou que a força do Agro está na determinação de quem acredita, trabalha e não desiste.

Hoje, a TratorTecMaq celebra 2024 como um ano de superação e resultados alcançados com a confiança dos clientes, a dedicação incansável dos colaboradores e o apoio valioso de parceiros e fornecedores.

Estamos prontos para 2025! Que este novo ano traga oportunidades ainda maiores e nos permita continuar crescendo e fortalecendo o Agro.

A TratorTecMaq deseja a todos um Natal abençoado, repleto de união e paz, e um 2025 marcado por conquistas e prosperidade para todos que compartilham essa jornada!

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana