TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Policial

Furto de módulo de caminhão e skank resultam em prisões pela PM em Tangará da Serra

Publicado em

A Polícia Militar prendeu três suspeitos na noite de terça-feira (06), em Tangará da Serra, após a apuração de um furto de módulo eletrônico de caminhão ocorrido durante a madrugada.

A equipe da Força Tática analisou imagens e identificou o veículo utilizado no crime no estacionamento de um hotel às margens da BR-358. No interior do carro foram visualizados objetos e vestimentas relacionados ao furto.

Com informações do proprietário do estabelecimento, três homens foram localizados no quarto 05. Durante a abordagem, um dos suspeitos danificou o próprio telefone celular.

Os três receberam voz de prisão. Durante a busca no quarto foram encontrados dois módulos eletrônicos de caminhão furtados. Os suspeitos, o veículo e o material apreendido (foto acima) foram encaminhados à Polícia Judiciária Civil.

Módulo eletrônico

O módulo eletrônico, também denominado ECU ou módulo de injeção, recebe dados de sensores como temperatura, pressão e rotação, processando as informações para o controle de sistemas como injeção de combustível, emissões, freios ABS, câmbio e itens de segurança.

Leia mais:  Tráfico de drogas resulta em 29 prisões em Tangará da Serra desde agosto

Os valores variam entre R$ 3 mil e R$ 11 mil, conforme o modelo do veículo. Em caminhões mais recentes, como Volvo FH 540 e Mercedes-Benz Actros, o custo pode ser superior.

O furto dessas peças abastece um mercado clandestino que envolve compra, revenda e uso em oficinas e desmanches irregulares. As peças são adquiridas por valores inferiores ao de mercado e instaladas sem documentação fiscal.

Operação Tolerância Zero prende suspeito por tráfico de skank

Ainda na terça-feira (06), em Tangará da Serra, a Polícia Militar prendeu um homem de 28 anos por tráfico de drogas no bairro Vila Horizonte, durante ações da Operação Tolerância Zero.

Por determinação do comando do 19º Batalhão, a PM realizava trabalho de saturação no bairro quando abordou o suspeito. Com ele foram apreendidos 23 papelotes de skank e uma balança de precisão (foto acima). O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Polícia Judiciária Civil.

O skank é uma droga derivada da maconha, cultivada com técnicas específicas para aumentar a concentração de THC, substância responsável pelos efeitos psicoativos.

Leia mais:  Tráfico de drogas resulta em 29 prisões em Tangará da Serra desde agosto

Comentários Facebook
Advertisement

Policial

Tráfico de drogas resulta em 29 prisões em Tangará da Serra desde agosto

Published

on

As 25 ocorrências registradas pela Polícia Militar no período resultaram em 29 prisões por tráfico na cidade; grandes apreensões realizadas na região ampliam dimensão da atividade criminosa

O tráfico de drogas produziu 25 ocorrências e 29 prisões em Tangará da Serra desde o início de agosto até a primeira quinzena de setembro, segundo dados levantados pelo Enfoque Business junto ao comando do 19º Batalhão da Polícia Militar.

Os números foram repassados à redação pelo comandante do 19º BPM, Tenente-Coronel PM Eduardo Henrique Lana, em atendimento à solicitação de estatísticas feita pela reportagem.

Os registros da Polícia Militar mostram a frequência com que as equipes se deparam com situações relacionadas ao comércio de entorpecentes no município. Os dados ganham dimensão quando observados juntamente com as grandes apreensões e operações realizadas no mesmo período em Tangará da Serra e municípios do entorno.

Em agosto, uma ação da Polícia Judiciária Civil resultou na apreensão de aproximadamente 150 quilos de entorpecentes na estrada entre Nova Olímpia e Tangará da Serra. A carga estava distribuída em 148 tabletes e incluía maconha, pasta à base de cocaína, cocaína e skank. O motorista foi preso após tentar fugir.

Na região do Chapadão dos Parecis, outra ação interceptou aproximadamente 130 quilos de maconha, em operação envolvendo forças de segurança. A carga havia entrado em Mato Grosso pela região de Juína e seguia para a região de Campo Novo do Parecis.

No dia 19 de agosto, a Polícia Civil avançou sobre outro nível da estrutura criminosa, cumprindo medidas em Tangará da Serra, Cuiabá e São José dos Quatro Marcos contra uma organização investigada por tráfico de drogas e organização criminosa. As investigações apontaram mecanismos de comunicação, comercialização, cobranças e movimentação financeira.

Leia mais:  Tráfico de drogas resulta em 29 prisões em Tangará da Serra desde agosto

Em Barra do Bugres, na mesma sequência de ações, a Força Tática da Polícia Militar prendeu três homens e apreendeu drogas, dinheiro, balanças e outros materiais relacionados ao comércio de entorpecentes.

Os casos mostram que a atividade não se resume às apreensões de grandes carregamentos. Enquanto as polícias Civil e Federal atuam em investigações de maior alcance e interceptação de cargas, a Polícia Militar mantém uma atuação cotidiana nas ruas, com abordagens, patrulhamento e atendimento às ocorrências que resultam em prisões.

Ação cotidiana da PM se soma às grandes operações

Os 29 presos por tráfico em pouco mais de um mês, registrados pelo 19º BPM, representam uma parcela da atuação policial contra o comércio de drogas em Tangará da Serra. A estatística também precisa ser observada em conjunto com as operações realizadas pelas demais forças de segurança, que alcançam municípios conectados à dinâmica regional do tráfico.

O histórico recente ajuda a dimensionar essa movimentação.

Em janeiro, dados levantados pelo Enfoque Business junto à Polícia Militar apontaram 16 prisões por tráfico em Tangará da Serra, enquanto uma operação da Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos e do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional resultou na apreensão de 144 quilos de drogas.

Em junho, operações policiais alcançaram estruturas relacionadas ao tráfico, facções e roubos em Tangará da Serra, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis e Sapezal. As ações envolveram diferentes unidades policiais e resultaram em prisões, apreensões de drogas, armas, veículos e outros materiais.

Em julho, a atuação contra organizações criminosas também incluiu a apreensão de armamentos em Barra do Bugres. A investigação apontou conexão do material com outros estados, enquanto operações realizadas na mesma semana alcançaram estruturas criminosas em Campos de Júlio e Brasnorte.

Leia mais:  Tráfico de drogas resulta em 29 prisões em Tangará da Serra desde agosto

A partir de agosto, entretanto, os registros ganharam novamente escala com grandes carregamentos interceptados na região. As apreensões de aproximadamente 150 quilos em Nova Olímpia e 130 quilos no Chapadão dos Parecis, somadas às ações contra estruturas de distribuição e aos registros cotidianos de tráfico em Tangará, compõem um cenário em que diferentes etapas da atividade criminosa aparecem simultaneamente.

De um lado estão as grandes cargas que utilizam a malha rodoviária regional para transportar entorpecentes. De outro, aparecem os pontos de armazenamento, distribuição e comercialização dentro dos municípios. Entre esses dois extremos está o trabalho de inteligência e investigação, que procura identificar os responsáveis pela organização e pela logística do tráfico.

É nesse contexto que os números fornecidos pelo 19º BPM ganham relevância. As 25 ocorrências e 29 prisões registradas desde agosto representam a dimensão visível da atuação ostensiva da Polícia Militar em Tangará da Serra, enquanto as grandes operações das demais forças de segurança revelam estruturas que ultrapassam os limites do município.

Os dados, naturalmente, não permitem medir todo o mercado ilegal de drogas existente na região. Estatísticas policiais registram as ocorrências identificadas e as ações realizadas pelas forças de segurança, não o universo total de crimes que eventualmente não chegam ao conhecimento das autoridades.

Mas a combinação entre prisões frequentes, apreensões de grandes volumes e operações de inteligência oferece um retrato objetivo da pressão exercida pelo tráfico sobre a segurança pública regional — e, simultaneamente, da dimensão da resposta das forças policiais.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana