TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Economia & Mercado

Fecomércio: Pesquisa revela que empresários do comércio iniciaram 2020 mais confiantes

Publicado em

A Fecomércio-MT divulgou no último dia 24 (sexta-feira) pesquisa que monitora o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), em Cuiabá, e revelou um aumento de 0,6% na comparação com o mês anterior, atingindo, assim, 131 pontos. No entanto, o índice atual é 0,5% menor se comparado com janeiro de 2019.

A pesquisa é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e tem variação de zero a 200 pontos. O índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo.

Para a Fecomércio-MT, com as mudanças na forma de recolhimento do ICMS no estado por meio da Lei Complementar nº 631/2019, diversos produtos do comércio sofreram elevação dos preços, o que acaba por diminuir o poder de compra das famílias. Tal medida deve impactar no otimismo do empresário mato-grossense no decorrer do ano.

Expectativa em queda

O subíndice que avalia a expectativa do empresário do comércio (IEEC) apresentou retração em janeiro de -2,3% na comparação com o mês anterior e de -4,5% sobre janeiro de 2019. Das 181 empresas participantes da pesquisa na capital mato-grossense, 92,2% acreditam na melhora do setor. Em janeiro do ano passado, esse indicador era maior e atingia 95,3% dos empresários entrevistados.

Investimento

Sobre o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), observou-se melhora na variação mensal e anual da pesquisa, de 0,9% e 4,6%, respectivamente. Apesar da melhora no índice, o componente que mede a Expectativa de Contratação de Funcionários apresentou retração de -4,2% sobre anterior e de -4,6% na comparação com janeiro passado. 76% dos entrevistados estão dispostos a contratar funcionários. A porcentagem era maior no mesmo período do ano passado, quando 83% estavam dispostos a contratar funcionários.

Comentários Facebook
Advertisement

Economia & Mercado

Mato Grosso recebeu mais de 27 mil novas indústrias em 2024, aponta Jucemat

Published

on

Políticas públicas e ações estratégicas de atração de investimentos resultaram na abertura de 27.594 novas indústrias no Estado em 2024. Dados da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) apontam que o segmento com mais indústrias abertas foi o de transformação, com 13.776 unidades, seguidos do setor de construção, com 12.906.

Os programas de incentivos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) têm sido o principal chamariz para novas indústrias, conforme explica o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Um exemplo é a indústria de refino de óleo vegetal de algodão, Icofort. A empresa é a primeira do estado com essa atividade e foi inaugurada no mês de setembro, em Nova Mutum. A Icofort inaugurou como beneficiária do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic), a partir do início do seu funcionamento. Ao todo, a empresa gerou 156 empregos diretos e 600 indiretos.

Segundo a SEDEC-MT, incentivos fiscais têm sido o principal chamariz para novas indústrias.

César Miranda ressalta que essa crescente é fruto de um trabalho que vem sendo realizado há alguns anos.  “Mato Grosso é o Brasil que dá certo e a gestão do governador Mauro Mendes tem trabalhado para atrair investimentos que mudam a vida dos mato-grossenses. A Icofort exemplifica esse trabalho. Começamos as tratativas em 2021, até que a indústria se instalasse e começasse a operar este ano, gerando empregos e renda. Nós temos a segunda menor taxa de desemprego do país, sendo um reflexo de tantas oportunidades que apresentamos e construímos no Estado”, afirma o secretário.

O secretário ainda destaca que Mato Grosso detém o maior rebanho bovino e o maior produtor de grãos. “Desta forma, a Sedec tem atuado para estimular a industrialização no Estado, para que as commodities tenham seus produtos transformados no Estado”, diz.

O último dado divulgado pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou Mato Grosso entre os cinco estados do país com maior avanço na produção industrial, com 0,8% de crescimento.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana