Reunidos em assembleia geral ordinária realizada no último dia 27 (quinta-feira), os feirantes aprovaram, por unanimidade, as contas do exercício financeiro de 2023 da Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet).
A assembleia teve como local o auditório do Centro Cultural e reuniu a diretoria e parte dos feirantes que atuam no mercado público central. As contas foram apresentadas pelo presidente da Asfet, Valdeci Ferraz Aquino, pelo vice-presidente Cássio Munhoz; pela diretora financeira Isabel Cestari e, também, pelo diretor de patrimônio José Geremias da Silva, com apoio dos profissionais da área contábil e pelo Conselho Fiscal da entidade.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rogério Rio, que também é feirante, também acompanhou a Assembleia.
Além das contas e de assuntos administrativos, a diretoria fez um relato do andamento do Projeto “Recicla Verdinho”, executado através de parceria entre a Associação dos Feirantes de Tangará da Serra (Asfet) e a prefeitura, através das secretarias de Educação e de Agricultura e do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), COPERTAN e SEBRAE.
Lançado em 2022, o projeto envolve alunos da Escola Municipal Fausto Eugênio Masson, que estão autorizados a trocar 10 embalagens de produtos recicláveis por cupons denominados “verdinho”, equivalente a R$ 1,00 cada). Essa “moeda” só pode ser trocada na Feira do Produtor, onde existem bancas parceiras do projeto. Numa segunda etapa, os “verdinhos” serão trocados em dinheiro na instituição financeira parceira, no caso, o SICREDI.
Feira noturna

Comando da Polícia Militar prestigiou a assembleia da Asfet e garantiu apoio na área de segurança.
Na mesma oportunidade, os feirantes aprovaram a abertura da Feira do Produtor do Centro também às quartas-feiras à noite, com início ao final da tarde (horário ainda a ser definido) até às 22h00. A abertura da Feira às quartas pela manhã segue normalmente.
O novo horário ainda não tem data para começar a ser praticado, já que a Asfet ainda tratará de questões de segurança interna, logística e iluminação. É possível, porém, que comece a vigorar ainda esse ano.
Quanto à segurança externa, a Polícia Militar participou das discussões através do Tenente Coronel PM Osmário Cícero de Oliveira Júnior (representando o comandante do CR VII, Tenente Coronel PM Murilo Franco de Miranda), do Tenente Coronel PM Eduardo Henrique Lana (comandante do 19º Batalhão PM), e do Major PM Márcio Pereira (comandante adjunto do 19º BPM).
Os representantes da Polícia Militar asseguraram um trabalho permanente de apoio na realização da feira em horário noturno e repassaram orientações e recomendações com base em números e estatísticas relacionados à região da Feira do Centro.
A principal justificativa para o novo horário é a necessidade de mais opções de atendimento ao público consumidor. Segundo os feirantes, muitos consumidores tem dificuldades em ir à feira às quartas pela manhã em razão das suas rotinas profissionais. Com a abertura à noite, esses consumidores poderão sair do trabalho e se dirigir à Feira para comprar os produtos desejados. A praça de alimentação também será opção para o consumidor no horário noturno.
(Assessoria)