TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Circuito Rural

Destaque da semana: Governo mantém isenção de LCAs e LCIs após reação do agro

Publicado em

O Circuito Rural desta sexta-feira (10) destaca a decisão do governo federal de recuar na proposta de taxar as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) e do setor Imobiliário (LCI). Ambas continuarão isentas de impostos, como já eram, após forte reação do setor produtivo, que apontou os impactos negativos da medida.

A proposta inicial previa a cobrança de 5% de alíquota sobre essas aplicações. No caso do agronegócio, especialistas alertaram que a medida comprometeria seriamente o financiamento da produção. Atualmente, cerca de 43% dos recursos do Plano Safra vêm das LCAs — quase metade do crédito que garante o funcionamento da agricultura no país.

Segundo analistas, qualquer taxação poderia desestimular investidores e restringir o acesso ao crédito em um cenário já marcado por juros elevados e margens de rentabilidade estreitas.

O Circuito Rural é assinado pelo jornalista especializado em agronegócio Olmir Cividini, de Tangará da Serra, e é publicado na imprensa local e estadual às sextas-feiras.

Ouça a íntegra do Circuito Rural no áudio a seguir:

Comentários Facebook
Advertisement

Circuito Rural

Receitas em baixa, custos em alta: “Ansiedade no campo é proporcional ao tamanho do problema”

Published

on

O Circuito Rural desta sexta-feira (24) aborda um momento decisivo para a atual safra de soja. O autor da coluna, o jornalista Olmir Cividini, destaca que o próximo dia 30 será o “dia D” do agro, quando produtores deverão fechar as contas da safra de verão e encarar o resultado financeiro. “Neste ano, a ansiedade no campo está longe de ser exagero… ela é proporcional ao tamanho do problema”, observa.

Segundo Cividini, o cenário atual é um dos mais desafiadores das últimas duas décadas. De um lado, os preços das commodities seguem pressionados; de outro, os custos de produção continuam em alta. Itens como diesel, fertilizantes e insumos em geral têm pesado na planilha do produtor, enquanto o frete mais caro amplia ainda mais essa pressão.

Além disso, o crédito se tornou mais caro e restrito, com aumento nas exigências e garantias. Dados da Serasa indicam inadimplência acima de 8%. “Se o produtor não consegue honrar seus compromissos, o efeito dominó é inevitável”, alerta o colunista, ao mencionar também o crescimento dos pedidos de recuperação judicial no setor.

O cenário é considerado delicado não apenas para o agro, mas para a economia nacional, já que o setor responde por cerca de 30% do Produto Interno Bruto.

Leia matéria relacionada no link abaixo:

Frota encolhe e frete de grãos sobe em MT; custos em alta afetam competividade do agro

Clique abaixo e ouça o Circuito Rural na íntegra:

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana