conecte-se conosco

Saúde Pública

COVID-19: Investigação de redes de contato reflete no número de casos; Tangará da Serra soma 77 infectados

Publicado

Subiu para 77 o número de casos confirmados de Covid-19 em Tangará da Serra. A informação é do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus, em boletim epidemiológico divulgado no início da tarde desta segunda-feira (19).

O diagnóstico de um número maior de casos – 18 para 77 nos últimos 11 dias – é o resultado de investigações paralelas de cada caso detectado. Ou seja, para cada caso confirmado há investigação dos contatos do paciente. Assim, a partir da coleta das amostras dos contatos, pode-se chegar a novos diagnósticos, o que repercute nas notificações e, em seguida, nos resultados.

“Isso não é negativo. Temos que interpretar como positivo pois mostra a eficiência da vigilância epidemiológica do município”, explica o prefeito Fábio Martins Junqueira, que está à frente do Comitê Interinstitucional. Ele sublinha que quanto mais eficiente for a busca feita pela vigilância epidemiológica sobre os contatos de contaminados, mais notificações são geradas e, com sequentemente, mais casos constatados.

“Receber casos positivos e não investigar a rede de contatos é ineficiente”, disse o gestor ao Enfoque Business. Os números podem assustar, mas representam com fidelidade a real situação da pandemia no município.

Leia mais:  Covid-19: Com casos 412 casos confirmados, Tangará da Serra registra 6 óbitos; Recuperados correspondem a 80%

Números

Os 77 casos confirmados de Covid-19 em Tangará da Serra provêm de 444 notificações. Destas 311 estão descartadas como contágio pelo novo coronavírus, enquanto outras 56 seguem em investigação. Não há paciente internado, nem registro de óbito no município.

Entre os 77 infectados, 39 pacientes evoluíram para cura clínica, enquanto 38 estão em isolamento domiciliar. Os tipos de transmissão figuram como local (51), comunitária (14) e importada (12).

publicidade

Saúde Pública

Covid-19: Óbitos triplicam em Tangará da Serra em julho; Casos ativos somam 188, com 85% das UTIs ocupadas

Publicado

Boletim epidemiológico divulgado ontem (sexta, 31) pelo Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus indicou um total de 25 óbitos decorrentes da Covid-19 em Tangará da Serra. O número representa o triplo (212,5%) sobre o total de mortes ocasionadas pela doença mês passado (total de 08) no município.

(Veja gráfico demonstrativo acima e quadro com todos os números ao final da matéria)

A variação de óbitos em Tangará da Serra é levemente superior à variação no estado, que das 629 mortes registradas em 30 de junho saltou para 1.842 em 31 de julho. A variação no estado, portanto, foi de 192,8%, também praticamente o triplo dos registros de fatalidades do mês anterior.

Já no país, os óbitos registrados desde o início da pandemia somaram ontem um total de 92.568, ante as 60.713 mortes registradas pela Covid-19 em 30 de junho. A variação no país, portanto, foi de 52,4%.

Os percentuais de mortes em Mato Grosso e Tangará da Serra, que se apresentam muito acima da média nacional, se deve ao processo de interiorização da pandemia, intensificado no país a partir do mês passado.

Leia mais:  Assintomáticos transmitem o novo coronavírus, afirma OMS; Identificação ocorrerá por ‘rastreamento’

Boletim

Ainda segundo o boletim de ontem do Comitê Interinstitucional de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus, Tangará da Serra fechou o mês de julho com 2.162 casos de infecção pelo novo coronavírus desde o dia 01 de abril, quando foi registrado o primeiro caso da doença no município.

Deste total de casos, os pacientes que evoluíram para a cura somam 1.949, perfazendo um bom índice – 90% – de recuperação.

Os casos ativos somam 188 pacientes. Destes, 169 recuperam-se em isolamento domiciliar, enquanto 19 estão internados, sendo seis em enfermaria (05 públicas e 01 particular) e 13 em UTI (11 em leitos públicos e 02 em leitos privados).

Assim, o índice de ocupação de UTIs públicas no município é de 84,6%.  Os óbitos somam 25.

Há, ainda, quatro pacientes sob suspeita de Covid-19 internados em enfermaria (03 públicas e 01 privada) e seis pacientes de outros municípios internados em hospital particular, sendo cinco em UTI e um em enfermaria.

Continue lendo

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana