TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Covid-19: Com 6.985 casos confirmados, Tangará da Serra soma 175 casos ativos e 91 óbitos

Publicado em

Tangará da Serra registrou até o final da tarde deste domingo (20) um total acumulado de 6.985 casos de infecção pelo novo coronavírus desde o seu primeiro registro da doença, em 01 de abril deste ano.

Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), através do painel epidemiológico nº 288, divulgado na tarde deste domingo.

Os casos ativos da doença oscilaram de 40 em 30 novembro para 175 neste domingo, perfazendo um recrudescimento de 337,5%, percentual que representa mais de quatro vezes o número do fechamento do mês anterior. (Abaixo, gráfico com evolução dos casos ativos)

Entre os casos ativos, 155 estão em isolamento domiciliar e 20 estão internados em UTI’s e enfermarias. Os óbitos somam 91, cinco a mais que o número final (86) de novembro.

Dado positivo é que do total de infectados no município, 6.718 pacientes conseguiram se recuperar da Covid-19, o que representa um ótimo índice de 96,1% de cura.

Ranking

Com estes números, Tangará da Serra se situa como o sétimo do estado em número de casos. Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (38.693), Rondonópolis (12.721), Várzea Grande (12.037), Sinop (9.367), Sorriso (7.603), Lucas do Rio Verde (7.172), Tangará da Serra (6.985), Primavera do Leste (5.551), Cáceres (3.752) e Nova Mutum (3.604).

Estado

A SES-MT notificou, até a tarde deste domingo, 172.251 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.331 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 292 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 172.251 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 4.285 estão em isolamento domiciliar e 162.976 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 168 internações em UTIs públicas e 149 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 41,69% para UTIs adulto e em 17% para enfermarias adulto.

O documento ainda aponta que um total de 134.988 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 524 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No último sábado (19.12), o Governo Federal confirmou o total de 7.213.155 casos da Covid-19 no Brasil e 186.356 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 7.162.978 casos da Covid-19 no Brasil e 185.650 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de domingo (20.12).

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Mato Grosso já tem quatro casos confirmados de intoxicação por metanol, com um óbito

Published

on

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) confirmou mais três casos de intoxicação por metanol em Mato Grosso, um em Várzea Grande e dois em Itanhangá. Com as novas confirmações, o Estado soma quatro casos registrados de intoxicação pela substância.

Os pacientes de Itanhangá são um rapaz de 26 anos e sua sogra, de 42 anos, que consumiram whisky. Ele teve sintomas como vômito, náuseas, dor torácica, tontura e dificuldade para respirar, mas já recebeu alta. Já a outra paciente apresentou vômito, náuseas, fadiga, perda progressiva da visão e dificuldade de caminhar; ela continua internada em estado grave. O caso registrado em Várzea Grande evoluiu para óbito.

A vítima é uma mulher de 30 anos que, no início desse mês, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. Ela teria consumido cerveja e whisky antes de passar mal, com náuseas e vômitos.

Medidas

Bebidas destiladas estão entre as de maior risco ao consumidor. Garantia de procedência é fundamental para segurança.

A SES-MT recomenda que as pessoas não consumam bebidas alcoólicas dos lotes listados em comunicação de risco ou de procedência duvidosa; verifiquem rótulo, lote e data de fabricação; e denunciem locais que comercializem produtos suspeitos pelos canais oficiais, como o Fale Cidadão – Ouvidoria do Estado de Mato Grosso.

Já o governo federal informa que intensificou o combate à falsificação de bebidas após casos de intoxicação por metanol. As ações incluem: aumento das penas — agora de 6 a 12 anos, chegando a 15 em caso de morte e podendo ser crime hediondo; operações conjuntas de fiscalização entre polícias, Procon e vigilâncias; criação de comitês e parcerias com estados e setor privado; suspensão do cadastro de estabelecimentos que vendem produtos adulterados; canais de denúncia para consumidores; e discussão sobre a retomada de um sistema nacional de rastreabilidade. As medidas buscam prevenir fraudes e proteger a saúde pública.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana