TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Saúde Pública

Covid-19: Com 6.985 casos confirmados, Tangará da Serra soma 175 casos ativos e 91 óbitos

Publicado em

Tangará da Serra registrou até o final da tarde deste domingo (20) um total acumulado de 6.985 casos de infecção pelo novo coronavírus desde o seu primeiro registro da doença, em 01 de abril deste ano.

Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), através do painel epidemiológico nº 288, divulgado na tarde deste domingo.

Os casos ativos da doença oscilaram de 40 em 30 novembro para 175 neste domingo, perfazendo um recrudescimento de 337,5%, percentual que representa mais de quatro vezes o número do fechamento do mês anterior. (Abaixo, gráfico com evolução dos casos ativos)

Entre os casos ativos, 155 estão em isolamento domiciliar e 20 estão internados em UTI’s e enfermarias. Os óbitos somam 91, cinco a mais que o número final (86) de novembro.

Dado positivo é que do total de infectados no município, 6.718 pacientes conseguiram se recuperar da Covid-19, o que representa um ótimo índice de 96,1% de cura.

Leia mais:  Tangará da Serra investiga caso suspeito de sarampo e alerta sobre importância da vacina

Ranking

Com estes números, Tangará da Serra se situa como o sétimo do estado em número de casos. Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (38.693), Rondonópolis (12.721), Várzea Grande (12.037), Sinop (9.367), Sorriso (7.603), Lucas do Rio Verde (7.172), Tangará da Serra (6.985), Primavera do Leste (5.551), Cáceres (3.752) e Nova Mutum (3.604).

Estado

A SES-MT notificou, até a tarde deste domingo, 172.251 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.331 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 292 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 172.251 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 4.285 estão em isolamento domiciliar e 162.976 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 168 internações em UTIs públicas e 149 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 41,69% para UTIs adulto e em 17% para enfermarias adulto.

O documento ainda aponta que um total de 134.988 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 524 amostras em análise laboratorial.

Leia mais:  Baixa cobertura motiva nova vacinação para crianças e adolescentes; volta de doenças preocupa

Cenário nacional

No último sábado (19.12), o Governo Federal confirmou o total de 7.213.155 casos da Covid-19 no Brasil e 186.356 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 7.162.978 casos da Covid-19 no Brasil e 185.650 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados de domingo (20.12).

Comentários Facebook
Advertisement

Saúde Pública

Tangará da Serra investiga caso suspeito de sarampo e alerta sobre importância da vacina

Published

on

A Secretaria de Saúde de Tangará da Serra abriu investigação sobre uma possível ocorrência de sarampo na cidade, após um bebê de quatro meses apresentar sintomas característicos da doença.

A informação foi confirmada em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (03), na sala de reuniões do gabinete do Executivo municipal.

Segundo Juliana Herrero (na foto, à esquerda), coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, os sintomas apresentados pela criança incluem manchas avermelhadas pelo corpo, febre, tosse e irritabilidade.  “Foram feitas as coletas das amostras e encaminhamos para os exames, em Cuiabá… aguardamos o resultado para a semana que vem”, explicou Juliana.

A coordenadora destacou que o bebê, pela idade, ainda não havia recebido a vacina contra o sarampo. Como medida de bloqueio, os pais da criança também foram vacinados, pois não possuíam comprovação vacinal.

Casos em MT

O caso suspeito gera apreensão, especialmente porque Mato Grosso já registrou três casos confirmados de sarampo em Primavera do Leste, um deles em um adulto de 27 anos.

Leia mais:  Tangará da Serra investiga caso suspeito de sarampo e alerta sobre importância da vacina

“Isso traz preocupação porque hoje é muito fácil ir e vir, as pessoas se deslocam muito. Então, podemos ter a introdução dessa doença em Tangará da Serra,” pontuou Juliana Herrero.

A coordenadora disse, ainda, que a doença é totalmente prevenível pela vacinação e lamentou a baixa cobertura vacinal no município. Segundo ela, cerca de 10% do público-alvo infantil — aproximadamente 160 crianças — ainda não tomaram a vacina tríplice viral.

“É preciso vacinar e lembrar que o sarampo não é exclusividade de crianças,” alertou, citando o caso adulto confirmado em Primavera do Leste.

Chamamento à vacina

A secretária de Saúde do município, Angela Belizário, reforçou que Tangará da Serra não registra casos da moléstia desde 2005. No entanto, ela fez um forte apelo à população.

“Quero fazer um chamado aos pais, que se atentem, se conscientizem da vacinação dos seus filhos. A vacina já comprovou sua eficácia e temos as doses disponíveis nas unidades de saúde,” disse a titular da pasta, ressaltando a importância da imunização para conter o avanço da doença.

Leia mais:  Baixa cobertura motiva nova vacinação para crianças e adolescentes; volta de doenças preocupa

#CampanhaVacinação

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana