TANGARÁ DA SERRA
Pesquisar
Close this search box.

Tangará da Serra

Comissão conclui estudos de viabilidade para porto seco; Município providencia área

Publicado em

A Superintendência da Receita Federal do Brasil concluiu Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) para instalação de um porto seco em Tangará da Serra. O relatório final, elaborado por comissão nomeada pelo órgão, é pela admissibilidade da instalação e segue para análise da diretoria da Superintendência da 1ª Região Fiscal da Receita Federal, que abrange os estados da região Centro Oeste.

A partir de agora, a Superintendência tem 10 dias para manifestação sobre sua concordância ou não com o relatório da comissão. Em caso de sinal verde, haverá o encaminhamento à Procuradoria Geral da República para criação oficial da unidade e, na sequência, abertura de processo licitatório para a construção da estrutura.

Área do município

O estudo de viabilidade incluiu questionários junto a empresas que realizam negócios de importação e exportação em Tangará da Serra e municípios da região circunvizinha. Os levantamentos consistiram numa prospecção para os próximos 25 anos, considerando índices socioeconômicos, condições logísticas, entre outros aspectos relevantes.

Segundo o titular da pasta de Indústria Comércio e Serviços, Silvio José Sommavilla, o município já verifica opções de áreas de até quatro hectares para o porto seco. “Teremos um salto na economia de Tangará da Serra e região com esse porto seco”, prevê o secretário, que destaca o apoio do governo do estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), para a viabilização do complexo. “Tivemos todo o apoio do governo do Estado para que esse estudo fosse realizado e estamos próximos de confirmar o porto seco em Tangará da Serra”, afirmou.

Estrutura alfandegária

Também conhecidos como Estação Aduaneira do Interior (EADI), os portos secos são zonas secundárias que estão sob jurisdição alfandegária da Receita Federal e funcionam como pontos intermediários de exportações e importações de cargas que vão para portos maiores, facilitando o trajeto internacional dos produtos.

O porto seco permite o desembaraço aduaneiro, além de outros serviços que reduzem filas nos portos marítimos, agilizando os embarques e favorecendo os fluxos de importação e exportação.

(*) na foto abaixo, o prefeito Vander Masson e o secretário Sílvio Sommavilla, durante reunião na Superintendência da RF, em Brasília, para tratar sobre o porto seco.

 

Comentários Facebook
Advertisement

Tangará da Serra

Natal Iluminado terá dois ônibus com Papai e Mamãe Noel e praça com padre Fábio de Melo

Published

on

Se agradou ano passado, deverá agradar ainda mais nesse ano. Tangará da Serra viverá o clima natalino com as tradições do Natal Iluminado a partir de 26 de novembro, até dia 06 de janeiro.

Além das decorações iluminadas e da chegada do Papai Noel, dia 23 de novembro, haverá atrações extras.

Segundo o Executivo, Natal Iluminado deste ano deverá superar o sucesso auferido ano passado.

As informações foram repassadas à Imprensa na tarde de ontem, no Gabinete do Executivo, pelo prefeito Vander Masson e pelo secretário de Cultura e Turismo do município, Wellington Rondon. A primeira dama, Silvana Ló Masson, acompanhou o anúncio.

As luzes do Natal Iluminado cobrirão o trecho da Avenida Brasil entre a Rua 18 (José Alves de Souza) até rotatória da confluência com avenida Lions Internacional. Também haverá iluminação especial na Rua 26 (Celso Rosa de Lima), desde o cruzamento com Avenida Brasil até a Rua 07-A.

Atrações extras

Quanto às novidades para este ano, a primeira atração será a decoração iluminada especial na rotatória das avenidas Brasil e Tancredo Neves. O local será incrementado em parceria com a Câmara Municipal, através de emenda parlamentar (vereador Davi Oliveira). Será um atrativo especial, que poderá ser frequentado pela população com o fechamento do trecho da Avenida Brasil entre a praça da antiga prefeitura (Praça Antônio Alves Duarte) e o primeiro semáforo (proximidades do Posto Premuim, cruzamento com rua 14 – João do Prado Arantes).

Presença do padre Fábio de Melo na programação do Natal Iluminado tem o apoio do Governo do Estado.

O fechamento do trecho na Avenida Brasil para o tráfego de veículos acontecerá aos finais de semana, podendo ocorrer já a partir da tarde-noite das sextas-feiras, no período em vigor do Natal Iluminado.

As novidades seguem, como o ônibus da Mamãe Noel, que acompanhará o do Papai Noel a partir de 10/12, e a presença do Padre Fábio de Melo, em ato religioso na praça dos Pioneiros, dia 15 de dezembro, numa parceria com o Governo do Estado. Nesta mesma oportunidade, haverá a entrega das premiações da promoção Nota Premiada, da Secretaria Municipal de Fazenda.

Luz de Natal

Além das decorações iluminadas e da chegada do Papai Noel, dia 23 de novembro, haverá atrações extras.

Para o prefeito Vander Masson, o Natal Iluminado eleva o clima natalino, tanto para a população quanto para o comércio local. “Vamos fazer de Tangará da Serra uma grande luz de Natal, inspirando a nossa população, atraindo turistas e fomentando o comércio”, disse o gestor.

Considerando as atrações extras programadas para esse ano, o secretário Wellington Rondon, por sua vez, aposta no incremento do sucesso verificado no Natal Iluminado do ano passado. “Tivemos o melhor natal do Estado em 2023 e esse ano não será diferente. Como foi ano passado, nesse ano atrairá um grande público e será positivo para os comerciantes”, previu.

Quanto à segurança, toda a programação contará com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e demais órgãos de segurança pública.

Comentários Facebook
Continue Reading

Envie sua sugestão

Clique no botão abaixo e envie sua sugestão para nossa equipe de redação
SUGESTÃO

Empresas & Produtos

Economia & Mercado

Contábil & Tributário

Governo & Legislação

Profissionais & Tecnologias

Mais Lidas da Semana